sexta-feira, 29 de maio de 2015

ENCONTRO COM A MORTE





O Espaço do Leitor apresenta um conto de Edmilson Corrêa. Esse texto faz parte de uma coletânea chamada Gente de Talento 2005 – As melhores histórias da gente da Caixa em prosa, verso e imagem. A partir de um concurso de contos, poesias e fotografias, aberto aos milhares de funcionários da Caixa Econômica Federal, jurados especialistas escolheram as melhores obras, aquelas que retratassem as singularidades da rotina de trabalho de um banco que está presente em todo o país. 

Gente de Talento, publicado em 2005


Os jurados que selecionaram os trabalhos em prosa foram Ivan Ângelo e Dad Squarisi. Já as poesias foram escolhidas por Jorge Miguel. Rui Faquini ficou com a tarefa de escolher as melhores fotos. O conto de Edmilson Corrêa narra um encontro muito peculiar. Vamos à ele:

Como funcionário da Caixa há mais de quinze anos, cinco deles em agência, tive várias experiências marcantes, mas, sem dúvida, a que mais me tocou foi o encontro que tive com a morte. Cara a cara. Olho no olho.
A morte me chegou numa quinta-feira à tarde, quase no horário de fechamento da agência, na figura de seu Antônio, cliente fiel e antigo. Ex-militar, aposentado, cabelos grisalhos, conservava uma alegria rara numa pessoa de setenta e cinco anos. Pelo menos duas vezes por semana ele passava  na agência para acompanhar suas aplicações e fazer retiradas. Como de hábito, parou na minha mesa (eu era o responsável pelas aplicações) e comentou que precisava de dinheiro para viajar. 

Carta de Tarô: A Morte

Pediu dez mil reais para uma longa viagem programada. Preenchi o documento e dei baixa na aplicação. Ofereci-lhe um envelope para guardar o dinheiro, já que não podia levar tal quantia nas mãos. Desejei-lhe uma boa viagem e me despedi. Mal sabia eu que ele faria mesmo uma longa viagem, a definitiva, a que está marcada para cada um de nós.




Com o olhar acompanhei seu passo lento até o caixa. Vi quando ele recebeu o dinheiro e guardou no envelope. Sorrindo, se despediu. Observei que ele não se dirigiu à porta de saída. Ao invés disso, sentou-se num sofá, perto de minha mesa. Ato contínuo, deitou-se. Corri até ele e outros funcionários chegaram para socorrê-lo. Chamei-o pelo nome e o desespero tomou conta de todos. Ele estava pálido, os olhos esbugalhados, o rosto perpassado pela dor, as mãos crispadas, ainda segurando o envelope com o dinheiro. Alguém foi chamar uma ambulância e nós ficamos ali, impotentes, apenas olhando. Um funcionário, que também era enfermeiro, começou uma massagem vigorosa no peito de seu Antônio. O gerente fechou a agência e ficamos esperando o socorro.



Ele não reagiu em nenhum momento, apesar dos nossos esforços. De repente, estávamos todos tentando fazer com que ele vivesse. Era só o que queríamos: a vida que havia nele há poucos minutos. Queríamos o seu sorriso e a sua conversa franca e alegre. Queríamos a sua figura digna, com seus cabelos brancos e sua altivez de ex-militar. Queríamos, todos nós, o seu Antônio. Mas a  morte também o queria. A ambulância chegou e eles foram ágeis no atendimento. Em questão de minutos, porém, pararam e anunciaram a morte por enfarte fulminante. Ficamos todos em estado de choque.

Da vida nada se leva...

O pacote de dinheiro, agora caído no chão, ao lado do sofá, me remeteu àquela máxima de que da vida nada se leva. Por questão de segurança, peguei o pacote e passei às mãos do gerente, que posteriormente o repassou aos familiares.
Tínhamos de avisar a família.  Localizamos o endereço no cadastro e fui com a supervisora até a residência, mas não havia ninguém. O porteiro comunicou que a filha trabalhava numa repartição pública e nos deu o endereço e o seu nome. Fomos até ela. Combinamos que a supervisora daria a notícia. Chegamos no local, nos anunciamos e a moça veio em nossa direção, sorrindo. Alegre e simpática como o pai, pensei. A supervisora, tomada de súbita emoção, sussurrou que não poderia dar a notícia, delegando a mim a tarefa triste e amarga, da qual não me abstive.

http://fabriciomauricio.com.br/portfolio_page/77-lagrimas/

O que dizer a um filho nessa hora? Não sei o que falei, não lembro das palavras exatas, tentei ser o mais cauteloso possível e contei o ocorrido. A moça chorou e se desesperou. Depois de algum tempo, nos acompanhou até a agência e tomou todas as medidas necessárias. Esta história aconteceu realmente e afetou a cada um de nós, funcionários, de maneiras diferentes, íntimas e pessoais, mostrando que a morte é poderosa, ela manda, determina e age.



Referências:
Caixa Econômica Federal. Gente de talento 2005: As melhores histórias da gente da CAIXA em prosa, verso e imagens / Caixa Econômica Federal – Brasília: Caixa 2005.

Imagens retiradas da Internet, sem finalidades comerciais:








http://blog.cancaonova.com/diarioespiritual/tag/abandono/

http://www.conexaojornalismo.com.br/todas-as-noticias/as-caras-da-morte-0-19342

http://tarot-ellyllon.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html

http://www.cacodarosa.com/noticia/4904/homem-encontra-envelope-com-rs-50-mil-e-devolve-ao-proprietario








Edmilson Corrêa é administrador, 
pós-graduado em 
Gestão de Crédito 
Imobiliário e funcionário da Caixa Econômica Federal há 25 anos. 
Essa é uma das muitas histórias que ele tem 
para contar...

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.