quarta-feira, 27 de maio de 2015

Em Berlim o carnaval é em maio





      Neste último domingo, o primeiro de sol quente, aconteceu em Berlim o desfile do Carnaval das Culturas (Karneval der Kulturen). Uma exuberância de cores, ritmos, línguas, estéticas e criatividade. Festa de rua criada em 1996 como resposta ao racismo e nacionalismo (é, aqui "nacionalista" é palavrão!) crescentes na Alemanha da década de noventa, com o intuito de mostrar a diversidade cultural da cidade e também como uma proposta alternativa. Destes 19 anos para cá acabou se tornando um dos grandes acontecimentos de Berlim, atraindo muitos turistas. Por volta de 1.3 milhão de pessoas visitam o Carnaval anualmente.

Karneval der Kulturen, Berlim, 2015. Foto de Suely Torres

      Este ano, de sexta a segunda (22 -25.05) foi possível saborear comidas de diferentes países, ouvir shows de várias bandas e dançar ao som de mais alguns muitos DJs.  Não só os artistas locais fizeram a festa, alguns vieram de longe, de outros países como a Austrália.

     Com uma estrutura digna de grandes festivais, ela acontece no bairro de Kreuzberg, as barracas e os palcos são montados na Blüchner Platz. O seu ponto alto é o desfile que, como falei, aconteceu no domingo passando pelas (ruas) Urbanstr., Geneisenaustr. e Yorkstr.. Este ano desfilaram 40 grupos de várias partes do mundo: europeus, africanos, asiáticos e americanos. Alguns com nomes inusitados como Piñatas Curiosas e Das Künstlerchaos (O caos artístico). Nomes assim também levam alguns grupos brasileiros, veja aí embaixo.

     A presença brasileira é forte e marcante, parte da história da própria festa. Até 2011 o desfile foi sempre aberto pelo Afoxé Loni, grupo que foi criado em 1996 para participar do evento e infelizmente teve de encerrar sua participação. Hoje quem abre o desfile é o Sapucai no Samba, o maior grupo do carnaval. O Maracatu Treffen, também está entre os mais antigos assim como o Boi da Caipora Doida e a Furiosa.


Alfaias especialmente decoradas para o desfile do Grupo Maracatu Treffen.
Foto de Alessandra Moreno.

   
      Planejando visitar Berlim, além de ser maio um mês fantástico pela explosão da primavera, você ainda poderá ver o Karneval der Kulturen. Salvo nos anos que o feriado de Pentecostes cair em junho, porque é sempre nesse feriado que ele acontece. Na boa tradição do carnaval cristão, não poderia ser diferente. Vale a pena ver esta festa aberta, alternativa, que tem como proposta dar espaço a todo tipo de expressão. No site abaixo é possível se ter uma idéia do seu colorido e da sua diversidade. Minha câmara de turista amadora nunca conseguiria uma boa foto...

http://www.maz-online.de/Lokales/Bildergalerien-Region/2015/5/Karneval-der-Kulturen-in-Berlin#p35

An Valéria Celestino é historiadora e mora em Berlim. Terminou dois “estudos de História” uma vez no Brasil outra na Alemanha. Hoje trabalha como tradutora.



0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.