sexta-feira, 12 de junho de 2015

Comédia romântica para o dia dos namorados: O exótico Hotel Marigold 2



Pensando que tudo que é bom pode ser prolongado, o cineasta John Maden, conhecido por  dirigir  “Shakespeare Apaixonado”, estreia com “O Exótico Hotel Marigold 2” e continua a saga dos ingleses aposentados que resolvem ir para a Índia em busca de novas experiências.

Elenco muito bom 
 A diferença mais visível entre o primeiro e o segundo filme está na história. As questões pessoais de cada personagem são mais enfatizadas e o enredo está mais focado na superlotação do hotel e nos investimentos necessários para sua ampliação.  Evidentemente que o hotel continua como elemento condutor fílmico que permeia toda a trama amarrando as cenas e dando um sentido mais exato ao roteiro. 

Envelhecemos e continuamos a nos apaixonar 
É um filme suntuoso e simples que aposta no mesmo elenco do primeiro - Judi Dench, Bill Nighy, Penelope Wilton, Dev Patel e Maggie Smith. O que muda -  Tom Wilkinson sai, Patel passa a ser protagonista e o charmoso Richard Gere entra para acender os corações dos hóspedes e mandar a trama de vez para uma comédia romântica leve e bem resolvida.

Na vida a dois cabem coisas que só as duas pessoas sabem
No filme, algumas questões da velhice são tratadas com o olhar costumeiro e poético da contemporaneidade; enquanto houver paixões, amores, dores, crises e quanto mais tivermos dispostos e abertos para encararmos isso, mais teremos condições de uma vida plena. A novidade fica para quem ainda não acredita que possa ser assim.
Apesar da fantasia fílmica, é possível ao expectador ter uma leve catarse, pensar em seus atos e sair do cinema, depois de rir e chorar um pouco,  mais alegre e confiante do que quando entrou. 

Uma vida diferente pode ser viver em lugares diferentes 
O que ficou pra mim: não é fácil envelhecer e perder pessoas, saúde, disposição, dinheiro e outras tantas coisas. Mas também é possível, a partir do que se tem, continuar com dias cheios e alegres. Para que isso aconteça, talvez o mais importante seja estar disposto a compartilhar momentos com amigos e amores até que o elevador supremo chegue e te leve para o andar de cima ou quem sabe, o tinhoso, para te levar aos andares de baixo, ao Inferno de Dante.  Enquanto isso ... como já dizia o poeta Cazuza “  e se você achar que estou derrotado, saiba que ainda estão rolando os dados, porque o tempo, o tempo não para”.  


Bom filme e Feliz día dos Amores com humor britânico  !!!! 
Ah, fiquem atentos as cenas da cultura  indiana com comidas, tecidos, vestimentas e danças. Super !!! Espetáculo incluido !!!


Kátia Peixoto é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italiano principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona no Curso Superior de de Música da FAC-FITO e na UNIP nos Cursos de Comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.