quarta-feira, 24 de junho de 2015

Ele não foi embora, só está em outro lugar...


    
      O Verão é esperado como nunca nesta cidade, aqui existe uma profusão de lagos dentro e fora do perímetro urbano. Lagos "domesticados", com praias, salva-vidas, banheiros, lugar pra comprar comida e bebida etc, e lagos "selvagens", por conseqüência sem nada disso, mas com um público mais seleto.
      Os berlinense vivem intensamente este tempo de sol e dias longos, o por do sol acontece por volta das 21h30. O tempo é seco, nos poupando de ficarmos melados de suor, maravilhoso! O tempo também é curto, são poucos os dias realmente quentes que chegam aos 28°, por exemplo.
      Nós, berlinenses brasileiros, somos estão forçados a redefinir o conceito de verão em nossas expectativas. Mas olha só o que vi ontem, imaginem a minha felicidade ao ver Berlim dentro do potencial máximo de catástrofe ambiental alemã, 40°! 


Onda de calor, esperada na Alemanha. Previsão para a semana de 03.07.15
    "O verão não foi embora. Ele só está em outro lugar, em Portugal e Espanha". 

     Diz o rapaz do tempo, e assegura que ele volta com tudo... vamos ver. Enquanto isso, contentemo-nos com um "clima saudável", entre 12 - 15 graus! Uma amiga amansou seu desalento ao decretar o outono, eu adotei a tática.

    Bom, o tema mais presente nas conversas por esses dias é se o verão vira ou não vira este ano. Muitos já reclamam de maio e estão pessimistas, outros, ainda esperançosos, dizem que temos até final de agosto para tal. De qualquer forma, a impotência e a frustração já se manifestam nas rede sociais...

primavera  babaca outono inverno (tradução livre)

     Apesar de muitos não esperarem pelo calor tropical prometido aí acima, com certeza todos esperam por dias ensolarados e quentes, propícios ao churrasco de bife e linguiça nos quintais das casas, nos parques, nos lagos, nas casinhas de final de semana, nas sacadas dos prédios, em praças públicas e se deixar até em cemitério! Basta não ser proibido. O povo de Berlim é viciado em churrasco com cerveja na temperatura ambiente, adoram uma farofa que faria qualquer brasileiro se envergonhar. Coisas de gente civilizada...

      Aqui o verão é curto mesmo, tanto que se você não aproveitar a oportunidade do dia de hoje, nada garantirá o dia de amanhã. Quando cheguei aqui, me espantei com essa urgência de ir às ruas, de passear, de aproveitar a natureza exuberante que a região de Berlim nos oferece. Hoje entendo perfeitamente... Além disso em todos os finais de semana acontece n'algum lugar da cidade uma festa de rua. E tais festas são sempre bem frequentadas.


Nós amamos o verão na Alemanha! É a semana mais bonita do ano.

    Vamos ver se na próxima semana, com prometido, teremos um gostinho de verão tropical em Berlim. Para o desespero de uns e felicidade de outros...



An Valéria é historiadora e mora em Berlim. Terminou dois “estudos de História” uma vez no Brasil outra na Alemanha. Hoje trabalha como tradutora.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.