quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Outras luzes do outono





      Há alguns anos alguém teve a maravilhosa ideia de iluminar alguns cantos importantes da cidade. A ideia, que se chama Festival of Light, foi tão boa que está completando este ano a sua décima primeira edição. Sempre em outubro, Berlim embeleza seu prédios históricos, praças, ruas e monumentos com a arte das luzes, instalações que abrem uma outra perspectiva para o olhar, mudam a nossa percepção de locais tão comuns e tão conhecidos.

O Portão de Brandenburgo

      Um festival de cores e texturas, sim de texturas, porque as luzes trazem um outra experiência de ver e sentir a cidade. Uma festa bem vinda, e não é a toa ela acontecer neste momento do ano.

A Catedral de Berlim
      Outubro/Novembro são meses que anunciam a dureza do inverno. Rapidamente as manhãs demoram a clarear e o dias acabam mais cedo. O frio vai se apresentando e o chão se cobre do tapete dourado das folhas das árvores. O outono é uma estação, de alguma forma, triste. Ele anuncia as incertezas do inverno. Claro, hoje em dia estamos bem protegidos, com casas quentes e muita comida no supermercado, mas sente-se no ar este sentimento antigo de apreensão.

Psicodelia na Potsdamer Platz

     As cidade iluminada ajuda a gostarmos de outubro assim também como ajuda a chamar os turistas receosos do frio. Agora, mais um motivo para visitar a cidade! O Festival cresceu e ganhou fama intencional e assim ganhamos todos "os daqui" e os "de fora".


Tá parecendo muito o Brasil... Bebelplatz, na frente da Universidade Humboldt

      Se você quer experimentar e viver a explosão das cores do outono, Berlim é a cidade ideal. Muito arborizada, cheia de parques e alamedas ela oferece um espetáculo inesquecível. O frio, ideal para saber como é e já tá bom, é "garantia da casa".

Aqui a página oficial do Festival of Lights, de onde vem as fotos acima:
http://festival-of-lights.de


Ana Valéria mora em Berlim há muitos invernos. Observa a cidade como historiadora, mas trabalha mesmo é com tradução.
   

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.