terça-feira, 20 de outubro de 2015

Reorganização Escolar no Estado de SP




A Reorganização Escolar no Estado de SP está prevista para iniciar a partir do ano de 2016, segundo site da Secretaria da Educação esta proposta pretende ampliar o número de escolas com um único ciclo. Os ciclos são: Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, cada escola então terá um destes segmentos. Justifica-se que esta medida contribuirá pedagogicamente por ter o foco na idade e fase de aprendizado e, também, aborda-se a queda da taxa de natalidade e a redução da população em idade escolar.

Escolas serão separadas por ciclos fundamental I, fundamental II e médio (Foto: TV Globo/Reprodução)
Contudo, assim como bem colocado por Malcom X, devemos ser muito cuidadosas ao ler os noticiários:





Então, sugiro não acreditar em tudo que ouvem ou lêem, tentem diversificar a busca por mais de uma fonte.

Eu, como professora efetiva do Estado, posso dizer que o clima geral dentro das escolas é de tensão, ansiedade e desmotivação, pois somente a partir de novembro de 2015 saberemos o que cada escola será. Sendo assim, ninguém sabe dizer certe a escola, qual o ciclo e em qual horário cada docente irá atuar.

O secretário, comenta em entrevista que quem definiu o que será ou não foram as Diretorias de Ensino, porém a diretora da escola que atuo e de outras que busquei me informar não sabem nos dar informação alguma sobre o que cada escola será. Segundo, G1 até dia 23/10 as diretorias terão que encaminhar novas definições, estas que não tiveram consulta pública.

De acordo com levantamentos, soube que haverá um sistema GPS que calculará o raio de 1,5 km de distância da casa de discentes até a escola:

Segundo secretaria, alunos vão estudar a no máximo 1,5 km de onde estão (Foto: Reprodução TV Globo)

Este cálculo para transferência será feito através de um processo de recadastramento de dicentes da rede estadual de ensino que pode ser feito pelo site: www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br.

Em meio ao descontetamento de pais, discentes e docentes, o sindicato APEOESP anuncia que foram registradas no mínimo 43 manifestações desde a primeira divulgação desta reestruturação escolar.


Fonte: http://periferiaemmovimento.com.br/naofecheminhaescola-segundo-ato-contra-desorganizacao-escolar-de-alckmin/
Estudante protesta contra o fechamento de escolas da rede estadual. Crédito: Yghor Boy
Porém, as manifestações pacíficas foram deslegitimadas com a truculência policial. Cito o exemplo, do dia 9/10 em que estudantes e pessoas descontentes com reorganização foram recebidas na Av. Paulista pela Tropa de Choque. Segundo Revista Fórum, tinham cinco mil pessoas e a polícia hostilizou a imprensa quebrando seus equipamentos, agrediu fisicamente manifestantes, utilizou spray de pimenta, além de prender duas pessoas.

O próximo ato unificado contra o fechamento e a reorganização está programado para acontecer hoje dia 20/10, as 15h na Praça da República em São Paulo, na Secretaria da Educação em SP:



Para quem vai de Mauá, a Subsede da APEOESP oferecerá transporte em frente a Praça XXII de Novembro:




Atentas as novidades e cansadas de incertezas, vamos "caminhando e cantando seguindo a canção (...) quem sabe faz a hora não espera acontecer"

Até a próxima!

 Foto: Letícia G. Camillo.

Soraia Oliveira Costa, mestre em História da Ciência pela UFABC e graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Professora de Sociologia na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos no Estado de São Paulo. Trabalha com audiovisual e oralidades desde meados de 2007. Produtora do documentário "Transformação sensível, neblina sobre trilhos", que trata da história vila de Paranapiacaba, feito com incentivo do MEC/SESu, UFABC e FSA. 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.