sábado, 17 de outubro de 2015

Obras italianas são expostas na Pinacoteca de São Caetano



Desde o início do século 13, a comuna de Fabriano, na Itália, produz artesanalmente os melhores papéis artísticos do mundo. Obras de arte que têm esses papéis como suporte poderão ser visitadas pelo público brasileiro na exposição Io Itália, self-portrait, promovida pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, com o apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e da ABA (Associação Brasileira de Aquarela e da Arte sobre Papel). A abertura ocorrerá no dia 8 de outubro, às 19h, na Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, n° 255, Bairro Santa Paula).

Ao todo, serão apresentadas aquarelas produzidas por 48 artistas que utilizaram como suporte os papéis fabricados na cidade de Fabriano, especialmente para climas tropicais. Há artistas não só da Itália, como também do Brasil, Grécia, Espanha, Reino Unido, entre outros países.

         Carolina Campanozzi (Reprodução)


 Fotini Hamidieli (Reprodução)


Bruno Cristallini (Reprodução)


Caterina Prato (Reprodução)


Paralelamente a esta mostra, a Fundação Pró-Memória e o Sesc São Caetano promoverão a abertura da exposição Eu vi uma história – Arte e Narrativa no Acervo do Sesc de Arte Brasileira, também com abertura no dia 8/10, às 19h.

A terceira edição da mostra chega à cidade cm obras de Mestre Molina, J. Borges e outros importantes artistas populares brasileiros. A curadoria de Marcela Tiboni e Valquíria Prates propõe ações de mediação em estações de criação nos espaços que integram a exposição.

Os agendamentos de grupos escolares poderão ser feitos pelos telefones 4223-4780 ou 4223-8800, ou ainda pelo email agendamentoeiviumahistoria@gmail.com.

Ambas as mostras ficarão em cartaz até 30 de janeiro de 2016. A visitação é livre e gratuita, e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4223-4780.







Daniele Benicio é estagiária no Laboratório Memória dos Paladares e estudante de graduação do Bacharelado de Ciência e Tecnologia/ UFABC

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.