sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A VISITA DA FAMILIA IMPERIAL JAPONESA A CURITIBA OU UMA CRÔNICA SOBRE A DELICADEZA...


Para comemorar os 120 anos da amizade Brasil-Japão, a Família Imperial Japonesa esteve em Curitiba no dia 30 de outubro. Esse foi mais um evento para celebrar a data.



Nossa revista foi convidada pelo Consulado Geral do Japão para cobrir o evento. Honradas com o convite fomos, eu e Izabel Liviski até a Associação Nikkei de Curitiba. Liviski, com sua Nikkon de prontidão e eu, com meu indefectível caderninho de notas. Já sabíamos de antemão que não poderíamos nos dirigir aos príncipes, nem andar na frente dos mesmos e que deveríamos ficar apenas nos lugares reservados para o pessoal da imprensa. Recebemos dois crachás de identificação com a figura do tsuru, cheio de bons augúrios. Essa imagem foi escolhida por meio de um concurso para eleger a logomarca oficial dos 120 anos de amizade Brasil Japão. O criador da logo é o Sr. Bruno Hitoshi Teruia.


“O tsuru (grou) é possivelmente o pássaro mais velho da Terra, conta uma lenda japonesa que ele pode viver até 1000 anos. Considerado o pássaro companheiro dos eremitas que meditavam nas montanhas, estes pessoas que acreditavam terem poderes sobrenaturais para não envelhecer. O tsuru passou a ser considerado um pássaro possuidor de vida longa. Hoje é um símbolo de longevidade, felicidade e paz. Hoje costuma-se presentear pessoas queridas com essa dobradura, sendo essa a dobradura mais conhecida em todo mundo”.
(Texto extraído de:
http://terapiadopapel.blogspot.com.br/p/significado-tsuru.html)



A segurança da área onde se situa a Associação Nikkei e também todo o perímetro em que os príncipes estiveram estavam reforçados por agentes da Polícia Federal e também pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE. O BOPE é um grupo de policiais de elite composto por subunidades. Uma dessas subunidades é a Companhia de Operações com Cães (Canil). Essa ação conjunta visava garantir que a visita da Família Imperial Japonesa ocorresse de forma tranquila. Antes da comitiva chegar tivemos a oportunidade de conversar com os policiais do BOPE, que nos atenderam prontamente. Junto com os policiais estava Buster, um dos cães treinados para localizar bombas. Por trás do armamento pesado, da farda e da postura alerta e preparada, estão os seres humanos, gentis, educados e dedicados à segurança dos cidadãos. Mais do que isso, percebia-se a bondade e a generosidade para com o animal, que atua junto com os policiais. Ao olhar para Buster, percebe-se de longe que é um cão amado e feliz.



Havia muita gente na Associação Nikkei esperando o Príncipe e a Princesa. O protocolo previa, entre outras coisas, o descerramento da placa comemorativa da visita e o cumprimento aos príncipes. O salão principal estava organizado de forma simples e elegante. As pessoas sorriam, esperando o grande encontro.



Nosso imaginário vive cheio de referências a príncipes e a princesas e a curiosidade era grande.  As 15h em ponto, adentraram na associação Nikkei a comitiva. O príncipe e a princesa desceram do carro e a primeira coisa que chamou a atenção em suas honradas figuras foi o sorriso aberto e o olhar tranquilo. Penso que não deve ser fácil estar nesse papel. Suas figuras são públicas e representam o país. Carregam sobre os ombros a tradição milenar de um nação exemplar.


Eles cumprimentam as pessoas, acenam, sorriem, descerram a placa e se encaminham para o salão. Vamos atrás e para nós está reservado o espaço do palco. Enquanto o príncipe e a princesa cumprimentam a todos os presentes, um por um, sempre sorrindo, sempre inclinando a cabeça, nós, os meros mortais, observamos, encantados com aquelas figuras tão poderosas e ao mesmo tempo, tão gentis, tão amáveis, tão simples. Guardamos suas imagens em nossos corações. E fotogramos, claro, para eternizar esse momento.


O príncipe Akishino é sorridente, jovial e bonito. A princesa Kiko é linda e moderna, mas de uma modernidade atemporal, que brinca com o clássico. Com seus cabelos curtos e sua mini bag, mostra que é antenada com a moda. Ao mesmo tempo, veste um tailleur clássico e para completar, usa pérolas.



Nosso tempo é curto e somos avisados de que devemos sair para que outras equipes possam cobrir o evento. Nos despedimos e saímos. Ao sair, passamos muito perto dos príncipes e observamos, comovidos, o casal. Olhamos em volta, energia boa fluindo e as pessoas sorriem, felizes. Simplicidade, organização, preparo, respeito e delicadeza. Para celebrar uma linda amizade entre  dois grandes países. Brasil e Japão. Que venham mais 120 anos, e muitos, muitos mais, ainda...

Fotos: Izabel Liviski






Vanisse Simone é doutoranda em Educação pela UFPR e colunista da Planetário. Ela tem grande admiração e respeito pelo povo japonês.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.