A arte contemporânea e sua interface com o design
Os objetos
expostos na galeria Friedman Benda, em Nova York, além de impressionar pela sua
originalidade também instigam a formulação de indagações na tentativa de
classificá-los: são obras de Arte ou peças de Design? De modo especial, os
itens expostos na galeria são produções de designers e artistas contemporâneos
que demonstram certa singularidade em suas criações. Dentre as peças expostas
na galeria estão objetos construídos a partir da utilização de variados tipos
de materiais, elaborados por meio de técnicas incomuns e produzidos a partir da
aplicação de tecnologias inovadoras.
Figura 1- Maker Chair (Polygon) e Maker Chair
(Diagonal Wood), 2014
Fonte:
http://www.friedmanbenda.com/artists/joris-laarman
O
designer holandês Joris Laarman está entre os diversos artistas que expõe suas
obras na galeria Friedman Benda. Através das produções realizadas em seu
laboratório sediado em Amsterdam, o jovem Joris Laarman de 35 anos, colabora
com artistas, cientistas e engenheiros utilizando das múltiplas possibilidades oferecidas
pelas tecnologias emergentes, tais como: sistemas de cálculo numérico
computadorizado (CNC), processos e recursos de impressão de materiais em três
dimensões (3D) e através de esquemas e técnicas ligadas à robótica. Em suas
produções encontram-se cadeiras, estantes e mesas que utilizam materiais como
plástico, madeira, aço e alumínio. Os projetos de Joris Laarman estão também expostos
de maneira permanente em instituições como: o MoMA em Nova York; o V & A em
Londres e o Centre Pompidou em Paris.
Figura
2- “Bone Chair” (Cadeira Osso) produzida pelo Designer Joris Laarman, 2014
Fonte:
http://www.friedmanbenda.com/artists/joris-laarman
É
possível considerar que a apresentação dessas peças em museus fomentam algumas reflexões
na tentativa de compreender as possíveis relações entre Arte e Design. Tais
objetos são obras de Arte ou peças de Design? Poderia esses itens em suas
formas esculturais ser categorizados como peças de Arte e de Design simultaneamente?
Além disso, de modo geral, há relevância na distinção entre a Arte e o Design
na contemporaneidade?
A
partir das similaridades a relação entre a Arte e o Design vem sendo
estabelecidas modo profícuo ao longo da história. O Design desde o seu
surgimento no início do século XIX, recebeu influências significativas
originadas no âmbito Arte. Podem-se citar como exemplos dessas influências os
movimentos Art Nouveau, o Construtivismo Russo, o movimento De Stijl e o
movimento artístico da Escola Bauhaus, dentre outras manifestações que
contribuíram para a consolidação da atividade de Design. De modo especial, é
possível considerar a produção do designer Gerrit Rietveld que influenciado
pelo movimento “De Stijl”, desenhou a cadeira azul e vermelha. Tal cadeira se
assemelha a pintura a óleo sobre tela, intitulada Composição em Azul, Amarelo e
Vermelho, produzida em 1921 pelo artista Piet Mondrian. Para Mondrian (1946, p.
35-36) “[...] todas expressões de vida
supõem uma aparência diferente, uma aparência determinantemente mais abstrata
[...] A tarefa mais importante de toda arte, então, é destruir o equilíbrio
estático estabelecendo um equilíbrio dinâmico”.
Figura
3- Cadeira “Azul e Vermelha” e Pintura a óleo “Composição em Azul, Amarelo e
Vermelho”
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeira_Vermelha_e_Azul
No
âmbito da relação entre Arte e Design encontram-se diferentes argumentos
afirmando que o Design é um tipo de Arte e neste caso é inviável distinguir a Arte
do Design. No entanto, também são observados argumentos que consideram o Design
como uma atividade fundamentalmente distinta da Arte. Perante as reflexões
acerca da relação entre Arte e Design, nota-se a complexidade em distinguir
onde termina um e começa o outro.
REFERÊNCIAS
MONDRIAN, Piet. Eleven
europeans in America. Bulletin of the Museum of Modern Art, New York:
Museum of Modern Art (MoMA), v. XII, n. 4, 5, p. 35-36, 1946.
LAARMAN, Joris. Exposição Lab: Bits and Crafts.
Disponível em: <http://www.friedmanbenda.com/artists/joris-laarman>. Acesso em: 10
jul. 2015.
Alecir Carvalho é doutorando em Design - Linha
de Pesquisa: Comunicação Cultura e Artes pela Pontifícia Universidade Católica
do Rio de Janeiro - PUC-RIO (2014), Mestre em Design - Linha de Pesquisa:
Design, Cultura e Sociedade - ED.UEMG (2012), Bacharel em Design pela Escola de
Design - ED.UEMG (2000). Participa de projetos no Laboratório de Pesquisa e
Produção de Mídias Educativas Espaço Poiesis.
E-mail para contato:
0 comentários:
Postar um comentário
Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.