sábado, 7 de novembro de 2015

A arte contemporânea e sua interface com o design



Os objetos expostos na galeria Friedman Benda, em Nova York, além de impressionar pela sua originalidade também instigam a formulação de indagações na tentativa de classificá-los: são obras de Arte ou peças de Design? De modo especial, os itens expostos na galeria são produções de designers e artistas contemporâneos que demonstram certa singularidade em suas criações. Dentre as peças expostas na galeria estão objetos construídos a partir da utilização de variados tipos de materiais, elaborados por meio de técnicas incomuns e produzidos a partir da aplicação de tecnologias inovadoras. 

Figura 1- Maker Chair (Polygon) e Maker Chair (Diagonal Wood), 2014
Fonte: http://www.friedmanbenda.com/artists/joris-laarman

O designer holandês Joris Laarman está entre os diversos artistas que expõe suas obras na galeria Friedman Benda. Através das produções realizadas em seu laboratório sediado em Amsterdam, o jovem Joris Laarman de 35 anos, colabora com artistas, cientistas e engenheiros utilizando das múltiplas possibilidades oferecidas pelas tecnologias emergentes, tais como: sistemas de cálculo numérico computadorizado (CNC), processos e recursos de impressão de materiais em três dimensões (3D) e através de esquemas e técnicas ligadas à robótica. Em suas produções encontram-se cadeiras, estantes e mesas que utilizam materiais como plástico, madeira, aço e alumínio. Os projetos de Joris Laarman estão também expostos de maneira permanente em instituições como: o MoMA em Nova York; o V & A em Londres e o Centre Pompidou em Paris.

Figura 2- “Bone Chair” (Cadeira Osso) produzida pelo Designer Joris Laarman, 2014
Fonte: http://www.friedmanbenda.com/artists/joris-laarman

É possível considerar que a apresentação dessas peças em museus fomentam algumas reflexões na tentativa de compreender as possíveis relações entre Arte e Design. Tais objetos são obras de Arte ou peças de Design? Poderia esses itens em suas formas esculturais ser categorizados como peças de Arte e de Design simultaneamente? Além disso, de modo geral, há relevância na distinção entre a Arte e o Design na contemporaneidade?

A partir das similaridades a relação entre a Arte e o Design vem sendo estabelecidas modo profícuo ao longo da história. O Design desde o seu surgimento no início do século XIX, recebeu influências significativas originadas no âmbito Arte. Podem-se citar como exemplos dessas influências os movimentos Art Nouveau, o Construtivismo Russo, o movimento De Stijl e o movimento artístico da Escola Bauhaus, dentre outras manifestações que contribuíram para a consolidação da atividade de Design. De modo especial, é possível considerar a produção do designer Gerrit Rietveld que influenciado pelo movimento “De Stijl”, desenhou a cadeira azul e vermelha. Tal cadeira se assemelha a pintura a óleo sobre tela, intitulada Composição em Azul, Amarelo e Vermelho, produzida em 1921 pelo artista Piet Mondrian. Para Mondrian (1946, p. 35-36) “[...] todas expressões de vida supõem uma aparência diferente, uma aparência determinantemente mais abstrata [...] A tarefa mais importante de toda arte, então, é destruir o equilíbrio estático estabelecendo um equilíbrio dinâmico”.

Figura 3- Cadeira “Azul e Vermelha” e Pintura a óleo “Composição em Azul, Amarelo e Vermelho”
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeira_Vermelha_e_Azul

No âmbito da relação entre Arte e Design encontram-se diferentes argumentos afirmando que o Design é um tipo de Arte e neste caso é inviável distinguir a Arte do Design. No entanto, também são observados argumentos que consideram o Design como uma atividade fundamentalmente distinta da Arte. Perante as reflexões acerca da relação entre Arte e Design, nota-se a complexidade em distinguir onde termina um e começa o outro.

REFERÊNCIAS
MONDRIAN, Piet. Eleven europeans in America. Bulletin of the Museum of Modern Art, New York: Museum of Modern Art (MoMA), v. XII, n. 4, 5, p. 35-36, 1946.

LAARMAN, Joris. Exposição Lab: Bits and Crafts. Disponível em: <http://www.friedmanbenda.com/artists/joris-laarman>. Acesso em: 10 jul. 2015.



Alecir Carvalho é doutorando em Design - Linha de Pesquisa: Comunicação Cultura e Artes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO (2014), Mestre em Design - Linha de Pesquisa: Design, Cultura e Sociedade - ED.UEMG (2012), Bacharel em Design pela Escola de Design - ED.UEMG (2000). Participa de projetos no Laboratório de Pesquisa e Produção de Mídias Educativas Espaço Poiesis. 

E-mail para contato:




0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.