quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Berlim unisex


      Colônia e Berlim são as cidades alemãs conhecidas por suas grandes comunidades gay. Berlim, agora, é a mais atrativa. O último prefeito da cidade, Klaus Wowereit,  assumiu a sua homossexualidade antes de concorrer às eleições e proferiu uma frase que o marcou também internacionalmente: "Eu sou gay e isso também é bom!" Ele foi eleito para dois mandatos pelos berlinenses. No Bairro Schöneberg, há mais de 20 existe uma grande festa de rua, que coincide com a parada Christoph Street Day. (Ah! E foi lá que o David Bowie e o Iggy Pop moraram, na década de 70).

Magnus Hirschfeld e dois crossdressers no Instituto, Berlim

      Nas três primeira décadas do século 20, a cidade era a Meca para crossdressers, trans e afins. Aqui foi feita a primeira cirurgia de mudança de sexo. Cientistas consideravam o amor pelo mesmo sexo como algo inerente à natureza humana. O sexólogo Magnus Hirschfeld foi um dos pioneiros na defesa dos direitos dos homossexuais, foi o criador do Instituto para os Estudos da Sexualidade (Institut für Sexualwissenscahft). 
     Em 1933, com a tomada do poder pelos Nazistas, um do seus primeiros atos de repressão foi o fechamento do Instituto e a queima de sua biblioteca. Na ditadura do Partido Nacional Socialista os homossexuais foram perseguidos e enviados aos campos de concentração, lá torturados e mortos. 


WC para todos os gêneros, troca da placa do banheiro da Secretaria, Berlim.

      Hoje fiquei muito contente ao ler num artigo de jornal que foi "constituído" oficialmente o primeiro banheiro para "todos os gêneros" num departamento da prefeitura da cidade. Na "Secretaria do Trabalho, da Integração e da Mulher" (Senatsverwaltung für Arbeit, Integration und Frauen)  Um passo contra a discriminação.

      O resgate deste passado liberal e humano aqui em Berlin é duplamente, triplamente  importante já que tem um significado histórico sensacional. 
      Agora, como se explica a natureza humana? Existem, oficialmente organizados, gays nazistas! o Símbolo: a águia nazista com asas de arco-íris...


Para saber mais sobre o Instituto e sobre Berlin da época:
http://www.newyorker.com/magazine/2015/01/26/berlin-story
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2847643/Berlin-liberal-hotbed-homosexuality-mecca-cross-dressers-transsexuals-male-female-surgery-performed-Nazis-came-power-new-book-reveals.html

Em Português, um artigo sobre a festa de rua em Schöneberg:
http://www.stadtfest.berlin/pt/index.html

Foto do "WC":
http://www.berliner-zeitung.de/berlin/unisex-toilette-ein-klo-fuer-alle,10809148,32630616.html

Ana Valéria é historiadora. Estudou em São Paulo e em Berlim, onde mora há quase duas décadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.