sexta-feira, 20 de novembro de 2015

PARANAGUÁ É LINDA!


Por motivos profissionais tenho ido muito a Paranaguá, cidade do litoral do Paraná. Praticamente estou morando em Paranaguá. Por isso comecei a conhecer, amar e respeitar esta cidade. No começo me senti um pouco forasteira, tudo era estranho e impessoal. Aos poucos, porém, fui me familiarizando com as pessoas e os lugares.

Centro Histórico

É discurso recorrente (inclusive de alguns moradores) que Paranaguá é uma cidade feia. Discordo completamente. Paranaguá é linda! É a cidade mais antiga do Paraná. Sua fundação data de 29 de julho de 1648. Andar por Paranaguá é como andar pela história. A cada esquina é possível encontrar elementos importantes que ajudam a contar a história brasileira e paranaense.

 
Centro Histórico

A coisa mais bonita de Paranaguá, porém, é o povo. Uma mistura rica de índios, negros e europeus. Desse caldeirão de cultura e tradição surgiu o caiçara. Outras raças foram chegando, ficando e hoje convivem em Paranaguá harmoniosamente.


Há muitos descendentes de arábes, fortemente presentes no comércio em geral e no ramo da hotelaria. Sorridentes, trabalhadores e dedicados, não medem esforços para ver o cliente satisfeito. Seu trabalho foi e é fundamental para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade.

Centro Histórico

Também tem os descendentes japoneses. Discretos por natureza, sua força está na sutileza e na organização. Povo valoroso, que ajudou e ajuda a construir a história de Paranaguá.

Praça dos Leões

E há ainda outras tantas raças que compõem o mosaico cultural da cidade. Essa rica mistura faz da gente de Paranaguá um povo hospitaleiro, conversador, atencioso e gentil. Em Paranaguá, os carros param pra você atravessar a rua. E se você pedir uma informação, prepare-se para ser bem informado. Não raro, a pessoa que está lhe dando informação vai parar o que estiver fazendo, mudar de rota e leva-lo até o local, só para garantir que você não se perca.
Ponte para a Ilha de Valadares

Ah, e come-se bem em Paranaguá. A comida típica é o barreado, mas tudo é gostoso. Os frutos do mar, o pastel, a comida árabe, o espetinho que é servido na feirinha de 3.ª feira na Praça dos Leões.

 
Barreado

Umas das coisas mais curiosas que observei refere-se à percepção do tempo. Em Paranaguá parece que o tempo corre mais devagar. Você faz um monte de coisas, corre pra lá, corre pra cá e aí palpita que já deve ser umas cinco da tarde. Olha o relógio e surpresa: Ainda são duas e pouco.

Porto de Paranaguá

Por tudo isso Paranaguá é linda e merece sim uma (várias) visita(s). Há alguns problemas estruturais, claro, como em qualquer cidade. Mas nada que impeça uma visita agradável e enriquecedora. Há muitos pontos turísticos importantes e instigantes na cidade, mas isso é conversa pra outro dia.


Imagens retiradas da Internet sem fins comerciais.




Vanisse Simone é doutoranda em Educação pela UFPR, professora pela UNESPAR, co-editora da Revista Contemporartes e colunista da Planetário. 
É curitibana de nascimento e parnanguara de coração.

5 comentários:

THELMO OLISAR disse...

Parabéns, Vanisse. Uma bela descrição da histórica cidade de Paranaguá, com suas curiosidades e atrações. Também amo Paranaguá...

20 de novembro de 2015 às 09:22
Francisco Cezar de Luca Pucci disse...

Vanisse, sua história e as fotos me deram uma enorme vontade de morar ali. Parabéns.

21 de novembro de 2015 às 11:15
Vanisse Simone disse...

Obrigada Thelmo querido, a cidade faz a gente sentir amor por ela mesmo.
Francisco, venha morar em Paranaguá. A cidade vai lhe receber de braços abertos, obrigada pelo comentário.

22 de novembro de 2015 às 10:29
Marilia Kubota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu moro em paranagua emuto linda a cidade🤩😍

11 de fevereiro de 2023 às 18:23

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.