sábado, 7 de maio de 2016

Exposição online de mães com suas numerosas famílias - Fundação Pró-Memória


Para celebrar o Dia das Mães (8 de maio), a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promove a exposição virtual Grandes mães, grandes famílias, que apresenta, por meio de fotos do acervo do Centro de Documentação Histórica, mulheres que, além de desempenharem a função de esposas e donas de casa, desdobraram-se no cuidado de sua numerosa prole. Foi em São Caetano que elas cresceram e viram seus filhos se desenvolverem.

No decorrer da história, por vários anos e em muitas e diversas culturas, a maternidade foi considerada o principal papel feminino. Ser esposa, mãe e dona de casa fazia parte da natureza da mulher, que precisava gerar filhos. E não eram poucos. As crianças representavam importante componente econômico para o futuro e eram, também, garantia existencial, de continuidade e manutenção da família. Uma imagem de 1916 mostra, por exemplo, sete dos oito filhos de Santa Leoni Lorenzini. A família Buso, em outro retrato, aparece com sua prole de seis filhos.

Família de Santa Leoni Lorenzini e José Pedro Lorenzini e. Na foto, de 1916, estão sete de seus oito filhos, a partir da esquerda: Zulmira (Argemira), Henrique Mário, Jacob Elyseu, André Arthemio, Palmira, Ida e Eduardo (Acervo/Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul)

Outra família numerosa de São Caetano era a Buso. Da década de 1920, a imagem mostra o casal Helena e Silvio Caneca Buso, com os filhos: Elvira, João, Olívia, Antonio, Virgínia e Luiz (Acervo/Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul)
Para conferir a exposição completa, acesse: http://www.fpm.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.