quarta-feira, 22 de junho de 2016

Fete de la Musique like Berlin




         
           Dia 21 de junho, a "virada" do sol marca aí no sul o início do inverno, aqui no norte, do verão.  Há 34 anos o ministro da cultura francês organizou a Fete de la Musique, a ideia era que se fizesse espontaneamente música de graça nas ruas de Paris. Hoje a festa conquistou mais de 540 cidades em todo o mundo, sendo destas, 300 na Europa. E, no meio destas 300, está Berlim. 

Público no Mauer Park, e o sol também apareceu pra festa.

         Aqui a primeira festa aconteceu em 1995 e tem até hoje sua maior concentração nos bairros centrais e mais alternativos de Kreuzberg, Prenzlauer Berg e Friedrichshain.  É claro, a festa está se espalhando pela cidade, e acontecem eventos em outros bairros também. Eu só me dei conta da existência dela em 2003, quando fui para Paris. Por azar e falta de informação, marcamos a nossa viagem de volta para o dia 21. Foi chato ir embora vendo os preparativos daquilo que eu ia perder. Ficou a lembrança de ver numa daquelas praças minúsculas da cidade um rapaz montando uma bateria e a sensação de ter dado uma marcada fenomenal... Mas, fazer o que? 

E para onde será que estes músicos estavam indo? 


sim, festa do jeito alemão.
     A ideia  da festa é que pessoas toquem nas ruas, que  a cidade se encha de música das mais variadas, e tudo de um jeito espontâneo e improvisado. Pois é, duas coisas com as quais  o alemão tem dificuldade: "espontaneidade" e "improvisação". Se me permitem abusar da generalização... 

     Resultado, aqui se pode fazer música em locais antes previstos. Em Paris há palcos para evento maiores, mas pode rolar música a qualquer momento em qualquer lugar. Em Berlim quase tudo fica limitado aos palcos ou a locais já inscritos anteriormente e com a devida permissão. Aqui a festa começa às 16h  e termina pontualmente às 22h. O pouquinho que vi de Paris tocava-se o dia todo... Tenho um amigo querido que discursava divertidamente sobre a diferença entre o "savoir faire" e o "know how".  Estas diferenças da festa de lá e da festa de cá caberiam bem ali. E é claro o controle nunca é total...

     E por falar em amigo, rola até encontros deles aqui do outro lado do oceano. A banda brasileira Them Old Crap, além de tocar num dos clubs da cidades, improvisou  com uma convidada uma canja nas ruas de Berlim. O amigo, Tatu, passeando em Berlim, documentou o momento.

 Them Old Crap nas ruas de Berlim, foto de Tatu Albertini

        O dia amanheceu chuvoso mas antes de começar o sol apareceu, fui dar um passeio no Mauer Park para participar um pouco da festa, mas eu acho que o melhor rolou mesmo em Kreuzberg. Se alguém planeja viajar para cá por estas épocas, não esqueça do dia 21 de junho. Berlim estará linda, florida, verde, quente e ainda por cima em dia de festa musical. 




Ana Valéria mora em Berlim e observa a cidade há quase duas décadas, estudou história e trabalha como tradutora. 










0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.