sexta-feira, 12 de agosto de 2016

GRUPO SUTARI E FESTIVAL DE CINEMA POLONÊS - ZAPRASZAMY!


No âmbito do programa de apresentação da cultura polonesa no Brasil, realizado por Culture.pl, o Sutari– um grupo de música folclórica e jazz – iniciou uma colaboração artística com músicos brasileiros selecionados, e durante sua estada no Brasil o grupo realizará oficinas e sessões conjuntas com artistas brasileiros. Dentro da programação será realizada uma série de concertos em várias cidades do país, entre elas em Curitiba, PR.

                                                  Foto: Piotr Spigiel
Na capital paranaense a apresentação do grupo polonês acontecerá no dia 19 de agosto às 19h30 naCasa da Cultura Polônia Brasil, concerto organizado pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e Casa da Cultura Polônia Brasil, com apoio da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz KosciuszkoSociedade Polono-Brasileira Josef PilsudskiBraspol e financiado pelo Ministério da Cultura e Herança Nacional da República da Polônia.

Sobre o grupo:
Sutari é baseado na força de três vozes, talentos e temperamentos femininos. Zofia Barańska, Katarzyna Kapela e Barbara Songin são cantoras, instrumentistas, atrizes e performers que há anos atuam ativamente em vários campos da arte: da música e teatro até a dança e o filme. Kasia, durante os últimos três anos, tem cooperado com o Teatr Pieśń Kozła (Teatro Canto do Bode) de Wrocław, Basia lida com o teatro físico, coreografia e realização de espetáculos autorais no coletivo artístico FURU, e Zosia coopera com o Instituto Adam Mickiewicz nos projetos musicais. Há alguns anos atrás elas se encontraram na Akademia Praktyk Teatralnych Gardzienice (Academia de Práticas Teatrais Gardzienice) e foi assim que começaram a tocar em conjunto, continuando até hoje: no violino, no batuque, nas taças, garrafas, facas, raladores e utilizando até a água.


                        Foto: Aleksandra Gronowska / Arte: Axel Giller

Serviço:
Concerto grupo Sutari”
Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil
Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba – PR.
Quando: 19 de agosto de 2016 às 19h30
Entrada gratuita, aberto a todos os públicos.
Informações: contato@poloniabrasil.org.br – Fone: (41)3088 0708







Festival de Cinema Polonês exibe ao público brasileiro, desde 2009, as melhores produções cinematográficas da Polônia, em sua maioria inéditas no país. A 6ª edição conta com a exibição de 6 longas de ficção e 6 curtas documentários que irão circular pelos principais centros culturais do Brasil. Em  Curitiba, acontece no Cinemateca, do dia 17 a 20 de agosto.

Nesta edição, o objetivo é destacar novos talentos e apresentar obras contemporâneas produzidas entre 2012 e 2015, em sua maioria inéditas no Brasil. O cinema polonês é considerado um dos mais autorais do mundo, graças a realizadores como Andrzej Wajda, Krzysztof Kieslowski, Jerzy Skolimowski ou Roman Polanski.

Os cineastas contemporâneos poloneses estão desenvolvendo trabalhos de ressonância, como ficou evidenciado na premiação do Oscar de 2015, quando, Ida de Pawel Pawlikowski, ganhou como Melhor Filme Estrangeiro. O reconhecimento internacional dos diretores é um exemplo de que o cinema autoral na Polônia trouxe novos ares. Ele se caracteriza pela variedade e individualidade de perspectivas e estratégias poéticas dos realizadores. A despeito de sua força, o cinema polonês atual ainda é desconhecido por grande parte do público brasileiro.

Queremos ampliar essa lista de diretores e apresentar outros nomes interessantes da nova geração que, começa a ganhar projeção no cenário mundial, conquistando prêmios e reconhecimento”, explica Ewa Zukrowska, co-curadora e produtora do Festival no Brasil.


Entre os longas que serão exibidos está o premiado Prédios Flutuantes de Tomasz Wasilewski  que conta sobre o desejo proibido e a busca de identidade; a história dos irmãos Jacek e Tomak e da Moça do Armário de Bodo Kox  considerada a melhor estreia dos últimos anos. A nova geração que se comunica pelo Skype e Facebook aparece no longa A Promessa de Anna Kazejak. O começo da carreira de um famoso cardiologista que, apesar da dura realidade comunista, revolucionou a medicina polonesa é contado no filme Deuses de ukasz Palkowski. Uma investigação sobre a morte de uma jovem mulher em Jeziorak de Micha Otowski. E por fim, uma história universal da juventude e amor, tendo como plano de fundo uma guerra,  em Varsóvia 44 de Jan Komasa.



O destaque fica por conta de curtas documentários com curadoria da Fundação de Cinema em Cracóvia um dos organizadores mais antigo dos Festivais de cinema na Europa, dedicado a curtas e animação. O programa consiste em obras realizadas pelas melhores escolas de cinema na Polônia. Entre os títulos, estão: Nossa Maldição, indicado ao Oscar de melhor documentário em curta-metragem e O Objeto vencedor da menção especial no Festival de Sundance em 2015.

O Festival é uma realização conjunta da Cinemateca de CuritibaInstituto Polonês de Cinema,Embaixada da Polônia em BrasíliaAgência Mañana e a Fundação de Cinema de Cracóvia que juntos promovem produções cinematográficas polonesas no Brasil e conta com apoio da Casa da Cultura Polônia BrasilSociedade Polono-Brasileira Tadeusz KosciuszkoBraspol e Sociedade Polono-Brasileira Josef Pilsudski.

SERVIÇO: CINEMATECA DE CURITIBA

Datas:17 a 20 de agosto
Locais: CINEMATECA DE CURITIBA
Entrada gratuita.
Informações: Ewa Zukrowska - Coordenação Geral do Festival


                                                                      ***

                                                            

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.