quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Vamos passear no parque?




        Em Berlim existem vários parques, além de praças e ruas bastante arborizadas. No verão a cidade é verde, no outono dourada. Entre os parques, o mais famoso é o Großer Tiergarten, localizado entre o Portão de Brandenburg e o zoológico. O parque se estende por uma área de 3 km de "comprimento" por 1 km de "largura". O coração verde de Berlim, com muitos gramados e curiosidades, oferece uma grande possibilidade de descanso e lazer. 

       Quase no final dele esta o Obelisco da Vitória com o anjo dourado (a "Elsa Dourada", como chamam os berlinense) que fica no centro da rotatória onde se cruzamento duas grandes avenidas que apontam para os quatro cantos da cidade. A principal delas, que corta o parque em seu comprimento, é a 17 de Junho. Esta avenida é palco de muitas festas de rua e é ali também que se instala o telão para o público acompanhar os jogos de futebol da seleção alemã. 

Tiergarten 1833, Berlim.
         No século 16 era ali a floresta de caça do imperador. No final do século 17 foi transformado numa área de lazer para a população. Com o passar dos anos recebeu várias intervenções, sendo a principal delas na década de 30 do século 19, quando foi transformado num parque no estilo inglês.
     Durante a Segunda Guerra além da enorme destruição pelas bombas, todas as árvores foram cortadas para aquecerem as casas dos berlinenses. No pós Guerra foi usado por um tempo como área de cultivo de batata e outros legumes e, com o plantio da primeira árvore iniciou-se, em 1949,  a reconstrução do parque. 

Foto de Otto Donath, de 1. de julho de 1946. Ai fundo o Reichstag.
        Uma pequena coleção de luminárias de rua antigas de cidades alemãs, o monumento aos soldados russo mortos na Segunda Guerra, um lago onde se pode alugar um barco e remar um pouco, alguns jardins, cantinhos perfeitos para uma pausa, como a Luiseinsel, ou o Jardim das Rosas ou o Jardim Inglês, e estátuas como a Venusbassin são algumas das "muitas coisas" a se visitar no parque. 

A Venusbassin na frente do "Lagoa Dourada", reconstruída em 2009
   Uma outra boa ideia é simplesmente se deixar "perder" por ele, descobrir seus muitos detalhes, explorar a paisagem romântica oferecida pelas águas que cortam todo o parque e o charme de suas pequenas pontes. E no fim, quem sabe fazer um pic-nic nos seus vários gramados embaixo de uma de suas árvores frondosas.

Löwenbrücke, construída em 1838.


fotos
https://de.wikipedia.org/wiki/Großer_Tiergarten


Ana Valéria mora em Berlim e observa a cidade há quase duas décadas. Estudou história no Brasil e na Alemanha, mas cabou mesmo trabalhando como tradutora.




0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.