sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

DENISE ROMAN E RONES DUMKE NO SOLAR DO ROSÁRIO


A arte paranaense ganhou dupla celebração no último dia 27/11, com a abertura de exposições simultâneas de Denise Roman e Rones Dumke, na Galeria do Solar do Rosário. As mostras trazem trabalhos recentes dos dois artistas, em pintura, gravura e colagem. Rones Dumke apresenta colagens, feitas a partir de intervenções manuais e também digitais, estas últimas, notadamente na fase mais recente de seu trabalho. 


Um universo permeado pelo surrealismo e figuras do classicismo fazem parte de sua obra, criando um clima fantástico que está entre suas principais características.  Curitibano, ele foi iniciado na arte aos sete anos, pelo avô e pelo pai, Lourival Dumke, que por sua vez foi aluno de Guido Viaro. 


Aos 19 anos, Dumke se transferiu para Cabo Frio (Rio de Janeiro), onde teve aulas com Carlos Scliar. Logo despontou como um dos grandes artistas de sua geração, tendo destaque em salões no Paraná. A partir daí, ganhou o mundo. Suas obras se encontram em coleções particulares no Brasil, França, Estados Unidos, Grã-Bretanha e em acervos de museus.


Também natural de Curitiba, Denise Roman formou-se pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 1984 e realiza cursos de especialização em técnicas de gravuras com vários artistas desde 1979. Atualmente é orientadora de Litografia e Gravura em Metal no Museu da Gravura Cidade de Curitiba. 

As obras de Denise se caracterizam pela delicadeza de seus traços e pelo requinte de detalhes. Seus trabalhos foram vistos em exposições nacionais e internacionais, coletivas, mostras oficiais e individuais no Brasil e em países como Suíça, Japão, Estados Unidos, Espanha e França.



Serviço:
Exposições de Denise Roman e Rones Dumke
Abertura: 27 de novembro de 2016, às 11h
Permanecem em cartaz até 28 de fevereiro de 2017
Galeria Solar do Rosário (R. Duque de Caxias, 4 - São Francisco)



Vanisse Simone e Izabel Liviski são colunistas da Revista ContemporArtes e grandes admiradoras do trabalho dos artistas paranaenses.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.