I Sarau Literário e das Artes na E. E. Prof. Nelson Pizzotti Mendes
Assim como o escritor e jornalista Zuenir Ventura, algumas pessoas dizem que 2016 é o ano que nunca termina. Porém diferente dele, prefiro me posicionar. Sou contra a PEC dos tetos dos gastos que vai para o segundo turno no Senado - com a maioria da bancada favorável a ela...entre outras medidas do governo que afetam, sobretudo, a vida de quem mais precisa de apoio.
Embora tamanho retrocesso, a gente segue na vida, em luta para nutrir a esperança de que ainda hão de vir dias melhores... apesar dos pesares, resistimos.
Ao menos o ano letivo terminou para estudantes Ensino Médio na Escola Professor Nelson Pizzotti Mendes. No quarto bimestre, o núcleo de gênero, sexualidade e prevenção de Santo André compareceu na escola e fez um cine-bate-papo com cerca de 70 estudantes do 1º Ano do Ensino Médio.
A maioria deles me deram um retorno muito positivo deste encontro, pois como trabalho bimestral pedi para que fosse anotado todos seus aprendizados e, no geral, foi apontado além de questões relacionada ao respeito ao próximo, independente da orientações sexual, tamanho e cor, também foi apontado o aprendizado de doenças sexualmente transmissíveis.
Organizamos um Sarau junto com a turma dos 2ºs e 3ºs Anos do Ensino Médio, o tema era Imigração, Refugiados e Humanização.
A grande maioria contribuiu na elaboração de cartazes para exposição, e algumas pessoas subiram no palco, venceram a timidez e recitaram poesia, projetaram vídeos e depois debateram o assunto, cantaram músicas e ainda conseguimos arrecadar uma verba da equipe de funcionários para fazer um caldo verde.
E, por fim, os seminários/exposição da turma do 2º ano com o tema: Coisificação e temas do 3º ano: ditadura, não cidadania e ativistas: Martin Luther King, Gandhi, Nelson Mandela e Malcolm X.
A professora coordenadora Mariana Vieira preparou um singelo vídeo com o material documentado deste bimestre:
Se acabar este ano, no próximo tem mais novidades de projetos desenvolvidos em escolas...
Soraia Oliveira Costa, mestra em História da Ciência pela UFABC e graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Professora de Sociologia e Filosofia na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos no Estado de São Paulo. Tutora e documentarista no Projeto Educação de Direitos Humanos, UFABC/MEC/UAB. Trabalha também com audiovisual desde meados de 2007. Produtora do documentário "Transformação sensível, neblina sobre trilhos", que trata da história vila de Paranapiacaba, feito com incentivo do MEC/SESu, UFABC e FSA. Faz parte do coletivo de futebol Rosanegra. Nas horas vagas estuda música, toca acordeon.
2 comentários:
Mais uma vez, receba os meus parabéns pelo brilhante trabalho desenvolvido neste ano letivo de 2016!
12 de dezembro de 2016 às 14:33Aguardemos ansiosamente as novidades para o ano vindouro.
Valeu, Mariana!
20 de dezembro de 2016 às 23:34Sem o apoio da gestão muita coisa ficaria na gaveta....
Postar um comentário
Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.