sábado, 17 de dezembro de 2016

NOVA YORK POR UMA BRASILEIRA....


Nesta semana publicamos a colaboração da leitora Josemary Szl Capri, que narra um pouco da história, do funcionamento e mostra em belas fotos a Grand Central Station em NYC.


A GRAND CENTRAL TERMINAL, localizada na 42nd st é um lugar incrivel, considerada a maior estação ferroviária do mundo, construída em 1871 sendo chamada de grand central station. Em 1900, após quase 30 anos , iniciou-se a nova fase de construção passando a ser chamada grand central terminal inaugurada em 1913 e período de construção entre 1900-1924 por setor privado, pelos arquitetos e engenheiros warren & wetmore, reed & stem com objetivo de transporte comercial, negócios e assuntos ferroviários.


Designado como obra histórica nacional, em 1975 foi reconhecida pela grandiosidade de seu prédio tanto como projeto arquitetônico, como um trunfo da engenharia civil, com uma galeria subterrânea de dois andares que funciona como estaleiro em área restrita. É reconhecido como um dos principais espaços públicos de NYC.


Chamam a atenção a arte, engenharia, arquitetura e decoração pelo seu projeto ímpar e de sua historia com sua imponente construção de 38mil m2 reformado e autorizada a funcionamento em outubro 1998 conservando seu próprio estilo. Todos os detalhes como a arte com sua pintura no teto, vitrais, mármores, decoração, esquadrias de ferro contrastando com parede em mármore e hall chamado de vanderbt com sua área de 1.100m2 onde passam 220mil pessoas por dia no meio da estaçãao com balcão de informações em mármore torneado e com maior relógio da Tifanny com área de 4m de diâmetro dando um charme e elegância aquele luga. Suas luzes no interior da estação com seus lustres de cristais dependurados dão um ar de aconchego e você fica alí, estático, fazendo uma viagem no tempo.



A Logística funciona muito bem, onde as pessoas podem andar com malas e pertences sem dificuldade de locomoção para a ferroviária, o mercado, restaurantes, lojas ou simplesmente parar, observar, ou tirar fotos. Estação de fácil acesso onde existem 44 terminais. Entra e sai de gente de todo lugar, lotado de pessoas diferentes, barulho, malas, atrasos, trens, avisos nos painéis eletrônicos, correria, uns choram outros riem, e no meio de tudo isto um ensaio fotográfico de uma menina de vestido preto parecendo uma boneca andando lentamente fazendo um movimento oposto de tudo que ali. Aliás, muitas cenas de filmes e seriados são gravados nesta estação.   


Em seu interior, há um mercado chamado grand central market frequentado por moradores e turistas, com diversidades de produtos como frutas e flores dando um colorido em suas gôndolas e alegrando todo ambiente tornando-o muito mais atrativo, uma grande variedade de temperos e especiarias com um aroma específico.


Grãos de café provenientes de muitos lugares do mundo para apreciadores e entendedores desfruratrem deste local, variedade de peixes frescos e frutos do mar, pães, queijos, salames, presuntos, doces e confeitaria, tudo muito limpo e organizado, alem de que a peixaria fornece um app gratuito para facilitar o servico ao público com preços de peixes do dia, aperitivos, porções, defumados, caviar.


Na grande maioria das bancas existem seções com comidas prontas de seu estabelecimento facilitando o delivery, pois visitar o mercado público em qualquer lugar do mundo é uma atração turística para conhecer a diversidade de alimentos e conhecer os hábitos e costumes do povo que ali vive.


No andar de baixo encontra se uma osteoria que serve como restaurante ou pub, com grande variedade de molhos e maneiras de servir, cruas ou assadas, No outono acontece um festival com competições, e o vencedor deste ano ganhou o valor de U$ 3.000,00 por comer ostras com vários molhos e de maneiras diferentes. Existem torcidas, o local fica lotado e muito animado, mas há também que ter sorte!


No interior da estação também encontram-se aproximadamente 80 lojas, serviços de vários produtos como presentes, perfumes, acessórios, relógios e até uma loja somente de relogios cukos, muito interessante.  


Na parte superior do hall, pessoas no sobe e desce das escadas para ver e conhecer o mundo Apple. Parte do andar foi todo cedido para a loja, com seus inúmeros equipamentos, lançamento iphone 7, apple watch, mac, produtos, assistências enfim, tudo de melhor em tecnologia com vídeos e filmes para incentivar e acelerar as vendas com seus excelentes profissionais sempre prontos para prestar o melhor atendimento. As pessoas ficam lá por horas usando e testando equipamentos, wifi free para clientes apple.


E tudo isso é somente uma parte da estação ferroviária, considerada a maior do mundo com grande diversidades de lojas, mercados, produtos, restaurantes, espaços gourmet, logística, pessoas, representando muito bem o que é Nova York. Ah, uma boa dica quando for visitar a estação, de preferência faça o passeio pela manhã. Confira mais algumas fotos abaixo:







Horário de funcionamento da estação: 05:30am – 2 am – open daily and shop and restaurant hours vary. Localização: 89e.42nd street, NY.





Josemary Szl Capri 

É graduada em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Negócios na Universidade Tuiuti do Paraná. Reside atualmente em NY e cursa inglês ALCC em Manhattan.






0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.