terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Tomar partido? Calar-se é consentir.





Para Antonio Gramsci "viver significa tomar partido" e ser partidário não se resume ao fato de se associar à algum partido. Ser partidário é ter um posicionamento sobre o que é a vida, a sociedade, a existência humana, fazer escolhas e etc. Gramsci expõe seu ódio aos que não se posicionam e através de suas explicações pode-se entender que todas pessoas ao estarem vivas participam, de forma direta ou não(!), da consolidação da cidade e ao participarem de alguma maneira tornam-se partidárias. Portanto, sugere que as pessoas em vida devem se definir ideologicamente e politicamente.

Algumas pessoas podem até "achar" que são neutras, porém se assim se colocarem estarão aceitando (mesmo que inconscientemente) a forma que está a sociedade. Pois ao calar-se, seja por covardia, prudência ou o que seja, estaremos consentindo. Consentir é aceitar e ao aceitar o status quo será conservadoLogo, não existe a neutralidade. 





Não sei se ouviram ou leram algo relacionado à escola sem partido, a ideia seria para retirar o posicionamento crítico de dentro das escolas. Porém, as pessoas (Miguel Nagib, Magno Malta PR-ES e etc.) que desenvolveram essa estratégia obviamente possuem uma ideologia para sua elaboração, pois não existe neutralidade. Contraditório não? Cuidado.





Para quem queira conhecer melhor este projeto de lei (PLS 193/2016), existe a consulta pública no portal do Senado: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=125666

Projeto semelhante foi aprovado em Alagoas, porém é questionado por ações no STF e no TJ. No Estado de São Paulo, existe uma bancada enfraquecida para levar em frente o projeto... mas, é preciso estar atento e forte.




Assistam também ao vídeo recém lançadoque aborda o tema:


Para finalizar deixo uma música que recomenda temos atenção e força:



"Atenção ao dobrar uma esquina
Uma alegria, atenção menina
Você vem, quantos anos você tem?
Atenção, precisa ter olhos firmes
Pra este sol, para esta escuridão

Atenção
Tudo é perigoso
Tudo é divino maravilhoso
Atenção para o refrão
É preciso estar atento e forte
Não temos tempo de temer a morte

Atenção para a estrofe e pro refrão
Pro palavrão, para a palavra de ordem
Atenção para o samba exaltação (...)

Atenção para as janelas no alto
Atenção ao pisar o asfalto, o mangue
Atenção para o sangue sobre o chão

Atenção
Tudo é perigoso
Tudo é divino maravilhoso
Atenção para o refrão
É preciso estar atento e forte
Não temos tempo de temer a morte"


Outro passo dado pelo Governo Federal foi a Medida Provisória que altera o funcionamento do Ensino Médio. Em uma próxima matéria, com mais fôlego pós férias, pretendo reunir algumas informações para divulgar para vocês aqui na revista.


Agradeço as pessoas que acompanham a revista e a coluna!!!








0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.