quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Do que é feito o seu Natal?


Nesta segunda, como é sabido, o fantasma do terrorismo chegou em Berlim. Apesar da seriedade do momento, a única coisa que me veio, foi imaginar como os estrangeiros estariam falando "Breitscheid Platz" e "Gedächtnisskirche"... Senti pena dos locutores deste mundão todo.

Em Berlim o clima está tenso, mas fora as notícias e os programas de entrevistas com especialistas, que parecem repetir tudo o que foi dito depois de Paris, aqui no meu cantinho nada mudou. Não posso dizer o quão inseguro e amedrontado está aquele que pega o trem ou o metrô todos os dias pro trabalho. No fim, mesmo no meio de uma guerra, a vida continua.

Enquanto isso, as autoridades estão desesperadas para entregar um culpado, já existe um suspeito. Os partidos conservadores - principalmente do sul - já começam a falar mal da chegada dos refugiados, antes mesmo da certeza de que o terrorista seria um deles. Os partidos de direita então, estão se servindo como num banquete, e a vida toma seu rumo.


O mais longe que o sol pode chegar, agora só resta a volta.
E a vida continua, e o planeta e o universo continuam, apesar da Humanidade! Hoje, 21 de dezembro, exatamente às 11h44 (horário de Berlim) aconteceu o Solstício. O Menor dia do ano, início do inverno e da volta bem lenta do sol, bem lenta mesmo!

Este momento foi e é importante para muitas culturas, e dele nasceu a ideia do Natal. Segundo o que li, no século 3 depois de Cristo foi criada pelos Romanos a Festa do "Sol Vencedor" - Sol Invictus. Os cristãos, pra contra-balancear, inventaram o nascimento de Cristo, "o sol" que (re)nasce todos os anos. Os de lá vinham com o "verdadeiro sol", os de cá com a "verdadeira luz do mundo". Juntaram o fenômeno astronômico com uma ou outra frase do Novo Testamento para justificar e, mais de 200 anos depois, no Primeiro Concílio de Constantinopla, a festa foi oficializada para todos os Cristãos.

São Nicolaus e os Krampus e as pobres crianças... Feliz Natal!
Chegando aqui mais pro norte da Europa o Natal já recebeu uma outra mistura, precisava mais uma vez abargar outras culturas no seu projeto de catequização. Desta vez foi o São Nicolau, o santo mais popular do lado oriental, que chegou na Europa no século XI , e lá pelo século século XVII foi colocado ao lado de figuras demoníacas da cultura pagã. Essa figuras atendem pelos nomes de Knecht Ruprecht (Alemanha), Schmutzki (Suiça) Krampus (Alemanha Áustria e Italia), Housecker (Luxemburgo) e Zwarte Piet (Holanda). Pelo pouco que sobrou de informação, estas "entidades" tinham como função manter uma certa ordem social. Eles castigavam pessoas da comunidade que teriam agido de maneira excessiva.  Hoje em dia só sobrou mesmo pras crianças, "Se não foi educado, não ganha presente".

E depois veio a "Coca-Cola" e mexeu no Natal e mais num montão de coisas...

foto de 2013: "Quem planta armas, colhe refugiados"


Nikolaus e Krampus em serviço:
https://www.youtube.com/watch?v=6bdHr8Kdocc

Foto:
http://www.nachrichten.at/nachrichten/chronik/OEsterreicher-setzen-weiter-auf-Krampus-und-Nikolo;art58,2049496

Ana Valéria Celestino, mora em Berlim há quase duas décadas, tempo que vem observando as mudanças da cidade. Estudou História em São Paulo e em Berlim, hoje trabalha como tradutora.


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.