sábado, 7 de janeiro de 2017

JORNADA DE CIDADANIA E EMPREGABILIDADE NO PRESÍDIO DE ITAÍ, SP.


Representantes dos consulados da Argentina, Angola e Holanda estiveram presentes na solenidade da Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária “CB. PM. Marcelo Pires da Silva” de Itaí. O evento ocorreu em 15 de dezembro e reuniu membros da Prefeitura Municipal de Itaí, Fundação “Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Policias Militar e Civil, e servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O cônsul da Argentina, Marcelo Di Pace, o vice-cônsul da Angola, Isau Sulano e o representante do consulado holandês no Brasil, Antonius Eltink compuseram a mesa de honra junto às demais autoridades. Os consulados oferecem assistência jurídica para os reclusos estrangeiros, dando suporte para retornarem aos seus países de origem ao final da pena.

Em seu pronunciamento, o diretor da Penitenciária de Itaí, Fernando Renesto, salientou a importância dos consulados e de outros parceiros na ressocialização dos sentenciados estrangeiros. “Os reclusos aqui na penitenciária recebem suporte dos consulados e trabalhamos em conjunto para um único objetivo: preparar os presos estrangeiros para o retorno ao seio de suas famílias”, disse Renesto. Os cônsules presentes na cerimônia parabenizaram o trabalho da SAP e agradeceram o tratamento que o Estado oferece aos reeducandos.

Jornada de Cidadania e Empregabilidade
A Jornada de Cidadania e Empregabilidade é um projeto da SAP que tem como objetivo realizar um mutirão de serviços para presos do sistema prisional paulista. Só em 2016 foram realizados 76 mil atendimentos em 40 unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN). São serviços como regularização de documentos, atendimentos com advogados, testes rápidos de saúde e palestras que preparam o sentenciado para o retorno ao mercado de trabalho. 

A proposta da Jornada é reunir, em uma semana, profissionais para colaborar na caravana de ações, promovendo parcerias com instituições externas.

Capacitação profissional na penitenciária
Vários cursos profissionalizantes e de línguas são oferecidos aos presos da Penitenciária de Itaí. É o caso do Programa de Educação para o Trabalho (PET) da Funap, que visa qualificar competências e habilidades dos reeducandos preparando-os para o mercado de trabalho.

Para o angolano D.M.B., preso há quatro anos e cinco meses na unidade de Itaí, o curso PET ajudou a enxergar nova perspectiva para o futuro. “Fui aluno monitor da Funap e aprendi a trabalhar em equipe, isso me ajudou muito. Também participei de cursos aqui dentro para aperfeiçoar meu inglês, aprender espanhol e um pouco de francês. A Penitenciária de Itaí é diferenciada pela organização e estrutura." 

"O presídio oferece boas condições para sermos inseridos novamente à sociedade”, concluiu o reeducando. A biblioteca da unidade possui um acervo com 21 mil livros de 38 diferentes idiomas.

1ª Feira das Nações na Penitenciária de Itaí
A 1ª Feira das Nações aconteceu no início de dezembro na Penitenciária de Itaí e foi organizado pelo Centro de Trabalho e Educação (CTE) da unidade em parceria com professores da escola vinculadora “Sandra Aparecida de Araújo” de Itaí. Trata-se de um projeto pedagógico desenvolvido com alunos do ensino fundamental e alunos do curso PET da Funap. Os reeducandos de 27 nacionalidades apresentaram músicas, poesias, exposição de artesanatos, painéis e vestuários típicos de seus países.

O intercâmbio cultural contou com a presença dos cônsules do Peru, Luis Felipe Isasi e Fernando Alvarez, que prestigiaram as apresentações dos alunos peruanos e de outras nacionalidades.

Dados da Penitenciária “CB. PM. Marcelo Pires da Silva” de Itaí:
·População prisional – Regime Fechado: 889 reeducandos
·População prisional - Ala de Progressão Penitenciária (Regime semiaberto): 315 reeducandos
·Presos trabalhando: 430
·Presos estudando (ensino fundamental, médio e cursos profissionalizantes): 87


Abaixo, fotos dos dois eventos ocorridos em Dezembro, no presídio de Itaí:

1ª Feiras da Nações reuniu 27 culturas diferentes

Autoridades participam da cerimônia da Jornada de Cidadania

Cônsul da Argentina, Marcelo Di Pace, faz pronunciamento

Diretor da Penitenciária de Itaí faz pronunciamento

Exames médicos aconteceram durante a Jornada de Cidadania

Exposição contou história de países por meio de pintura e artesanato

Exposição dos trabalhos na Feira das Nações

Feira apresentou trabalho dos reeducandos

  Funcionários da SAP e professores organizaram a 1ª Feira das Nações da Penitenciaria de Itaí


Mesa de autoridades na solenidade

Palestra sobre mercado de trabalho com orientador da Funap

Professores e funcionários da SAP participaram do evento

Reeducandos estrangeiros junto aos professores da escola vinculadora

Reeducandos franceses apresentaram peças típicas da França

 Reeducandos holandeses junto ao representante do consulado Holandês

Representantes do consulado peruano e servidor da SAP

Representantes do consulado angolano junto ao diretor da Penitenciária



Mais informações para imprensa:
ramal 2035.



 "Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão".(Isaías 40)

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.