sexta-feira, 17 de março de 2017

A função terapêutica da Mandala




A palavra Mandala significa círculo em sânscrito. Para aprofundar a leitura, sugiro ler Mandalas I em http://www.revistacontemporartes.com.br/2016/11/mandalas-i.html



A mandala, embora tenha grande potencial artístico,  pode ser usada para diversas funções, entre elas a de meditação, relaxamento e também como terapia.


Há no mercado, inúmeras opções de livros de colorir com mandalas, mas é possível fazer a mandala com qualquer material, por exemplo, grãos, pedras, fios, etc.


Durante o processo de feitura da Mandala podem ser desenvolvidas várias características como perseverança, persistência e força de vontade.



A mandala pode ser feita durante um período pré-determinado, como por exemplo, uma semana, um mês e com algum propósito, por exemplo, a cura de uma doença.


Durante a feitura da mandala é possível recitar frases ou mantras. No caso de mandala para ajudar a recuperação da saúde, pode-se afirmar: “Estou totalmente curado(a)”.



Não se trata de misticismo ou superstição e sim de meditação com palavras afirmativas, o que melhora vários aspectos da psique humana e desperta sensações agradáveis. 


*Imagens retiradas da Internet, sem fins comerciais.




Vanisse Simone é Doutora em Educação pela UFPR, 
professora adjunta da UNESPAR e estudante de Artes Visuais. 


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.