Impressões: a mulher na História.

 Por Yone Ramos Marques de Oliveira
No meu último texto, decidi abordar muito suscintamente o tema das mudanças na forma de se relacionar na sociedade atual, priorizando a relação conjugal. Na verdade, minha intenção inicial era apenas fazer um texto a respeito, mas quando vi que o tema é muito extenso e exige certo cuidado, resolvi prosseguir na mesma linha de pensamento e continuar aprofundando o assunto. No meu período de graduação, fiz alguns trabalhos tentando entender o papel da mulher na história e esse tipo de relação social, porém a falta de material historiográfico de fácil acesso limitaram minha pesquisa à superfície de seu significado para cada sociedade.

Hoje, na academia, existem diversos estudiosos interessados por esse tema, o que poderá servir de fonte genuína num futuro bem próximo, mas por enquanto a pesquisa para universitários ainda tem suas limitações devido ao difícil acesso aos documentos e aos próprios estudos atuais.

Estudei o papel da mulher em 5 sociedades na Antiguidade, e desejo compartilhar o que aprendi com vocês. As citadas culturas são as sociedades: egípcia, mesopotâmica, grega, romana e hebraica. E além dessas, apesar da diferença do período historiográfico, estudei o papel da mulher no Brasil colonial com a ajuda da pesquisa de Mary Del Priore. Então, vou expor uma por vez a cada quinzena, até concluí-los com mais um texto sobre as relações hodiernas. Hoje começarei pela região mesopotâmica, e eu realmente espero que gostem!

Ao contrário do que muitos ainda pensam, a Mesopotâmia não era um estado organizado, mas sim a denominação da região entre o rio Eufrates e Tigre. O próprio nome mesopotâmia é uma palavra grega da Antigüidade que significa entre os rios. Na verdade, a Mesopotâmia não é uma civilização, mas sim uma justaposição de civilizações - A parte meridional era a Suméria, a região contínua era Acadia, e no alto do vale do Tigre localizava-se Subartu (Assíria). Cita-se aqui justaposição devido aos Impérios que se estabeleceram na região durante a História Antiga - das quais conhecemos a Suméria, a Babilônia e a Assíria.

É difícil falar das peculiaridades dessa civilização devido ao longo período de duração e diversidade de povos que atuaram nessa região. Os Sumérios teriam instalado-se na região aproximadamente em 5.000 a.C. Essa civilização durou cerca de 1500 anos apesar de se saber muito pouco sobre a cultura desenvolvida por eles, já que sua população desapareceu como povo organizado e sua cultura foi assimilada pela cultura babilônica durante o reinado de Hamurabi.

Da dinastia de Sumu-abum, Hamurabi reinou na Babilônia entre 1792 e 1750 a.C., conseguindo anexar os reinos mesopotâmicos a seus domínios. Alguns historiadores preferem denominar o reinado de Hamurabi de “império” devido esse domínio sobre os povos circunvizinhos. Criou uma organização política centralizada, além de ter criado um só código de leis que vigoravam em todo domínio de seu reino. O Código de Hamurabi é muito severo e fala de leis acerca de roubo, adultério, homossexualismo e tinha como função regulamentar as mais diversas práticas sociais e respectivas penas, sendo que as punições para os delitos eram demasiadamente duras, mas sua intensidade e valor variavam entre as classes sociais, e entre indivíduos, dependendo de sua influência e posição.

Na sociedade mesopotâmica, a estrutura era condicionada à divisão de castas e, em se tratando de estrutura de casta, segundo Olavo Leonel Ferreira, “não seria difícil descobrir as diferenças sociais que existiam nas movimentadas ruas e praças das cidades mesopotâmicas”. Para as mulheres, isso significava a mais inferior posição social: as mulheres andavam com os rostos cobertos e nesta sociedade não tinham mais valor do que uma mercadoria. A sua opção de vida era o casamento ou o concubinato; podiam tornar-se também sacerdotisas e dedicar sua existência à religião. Na religião mesopotâmica era comum o serviço de sacerdotizas, e uma das peculiaridades dessa religião era a prostituição sagrada praticada por essas mulheres.

Existe um texto que se refere ao código das mulheres, no qual a punição para as mais diversas penas eram os mais diversos tipos de mutilação, além de muitos outros castigos . Cabia ao marido julgar ou perdoar a mulher do "crime" cometido e se o marido o fizesse, o rei também perdoava os cúmplices do delito. Caso contrário, a mulher e os cúmplices teriam que cumprir as penas determinadas. Esse é o caso aplicado para crimes como aborto voluntário e o adultério.

Apesar da condição precária da mulher nessa estrutura social, é importante ressaltar que não diverge muito de outras estruturas do mesmo período (como pretendo ilustrar posteriormente, mas que não é muito segredo para a maioria das pessoas), porém como todas as sociedades, possui suas peculiaridades. Os mesopotâmicos eram muito cruéis e rigorosos em suas punições não só para mulheres como para escravos de guerra e outros povos subjugados, mas uma curiosidade é que, apesar da condição subjugada da mulher, os mesopotâmicos tinham deusas na religião: é o caso da deusa da água, Ea e a deusa do amor e da guerra, Ishrtar.
Nos registros da História, a mulher como ser social teve papel secundário em muitas culturas e religiões, e embora hoje, nossa conquista nos possibillite uma participação ativa no mundo e na sociedade, ainda temos muitas conquistas a fazer. Por isso, eu mulher na sociedade contemporânea, todos os dias quando acordo sinto o privilégio de ser mulher HOJE!

 




Yone Ramos Marques de Oliveira, teóloga e historiadora, escreve aos sábados, quinzenalmente no ContemporARTES.



Ler Mais

Aqueles quatro de “Aqueles dois”


Talvez eu precise dedicar uma coluna só para falar sobre o Palco Giratório – Rede SESC de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, mas aqui, hoje, me dedicarei a falar de Aqueles dois, versão da Companhia de Teatro Luna Lunera (BH) para o conto de Caio Fernando Abreu trazida a Salvador nos últimos dias 09 e 10.
Aqueles dois é uma peça contemporânea, é uma recusa positiva da congelada abstração da idéia da obra-em-si em favor da idéia da obra-como-processo, como atestaram os atores num bate-papo final. Esse tipo de cena, que esvazia todas as considerações do teatro tal como convencionalmente entendemos em termos de enredo e de personagens, de linguagem e movimento, exige do público formas alternativas de recepção. Os atores ali não criam papéis, são apenas condutores das idéias deles mesmos, que também são os diretores e de Caio, claro.

Aliás, Caio parece estar presente em casa detalhe, no horóscopo, nas músicas, no conhaque, nas cartas, no clima melancólico e decadente, na crítica ácida, na poética problemática da solidão aliada à carência afetiva nas grandes cidades, na denúncia à intolerância humana. E esse, talvez seja o maior mérito dos luneras, conseguiram ser fiéis ao conto de Caio Fernando Abreu, mas, também, expandiram-no. O que poderia ser apenas uma peça sobre homossexualismo e preconceito vai além, muito mais, acabamos vendo uma história sobre a própria condição humana, o medo, a solidão, o vazio, a insegurança, a vida numa cidade grande, os crimes e os criminosos, o individualismo moderno, como lembra Bauman.

O que chama a atenção em Aqueles dois, tanto no conto como na peça, é a estratégia em sugerir mais do que dizer, é o julgamento moral e a intolerância da sociedade, como indica o próprio subtítulo do conto, “História de aparente mediocridade e repressão”, o que também é confirmado no final quando o narrador declara que os dois homens foram demitidos por manter uma “relação anormal e ostensiva”, um “comportamento doentio”, uma “desavergonhada aberração” e uma “psicologia deformada”. O tom crítico dos luneras vai além da explicitação desse julgamento: ao questionar os valores e a conduta da sociedade, acabam condenando a postura desses outros que reprimem como propõem as últimas palavras do narrador: “Pelas tardes poeirentas daquele resto de janeiro, quando o sol parecia gema de um enorme ovo frito no azul do céu, ninguém conseguiu trabalhar em paz na repartição. Quase todos ali tinham a nítida sensação de que seriam infelizes para sempre. E foram.”

Aqueles dois fala do amor que é espanto e dor, lucidez e loucura; tem a ver com a morte. Isso tudo está entre eles que, embora mofados trazem pelo que tem de rebeldia e inconformismo, uma nota de esperança e liberdade.

Djalma Thürler é Cientista da Arte (UFF-2000), Professor do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e Professor Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA. Carioca, ator, Bacharel em Direção Teatral e Pesquisador Pleno do CULT (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura). Atualmente desenvolve estágio de Pós-Doutorado intitulado “Cartografias do desejo e novas sexualidades: a dramaturgia brasileira contemporânea dos anos 90 e depois”.
Ler Mais

O CÉU NOSSO DE CADA DIA...


O céu nosso de cada dia é o efêmero
mais tênue que o olhar comum (e atento) vê.
Dissolve-se na contemplação.
Sugere-nos que, com pincel celeste,
algum anjo derrama tintas e arrependido
pelo desperdício da beleza, recolhe bem ligeiro
as cores perdulárias de sua Arte.
Mostro alguns desses gestos desvairados.
- Ou seria uma epifania?

(O céu nosso de cada dia/ Lair Bernardoni)


Gostaria de apresentar aos leitores da coluna Incontros, a grande artista e fotógrafa catarinense, Lair Leoni Bernardoni. Apresentar é uma maneira de dizer, porque a Lair é conhecidíssima no Brasil e pelo mundo afora através de seu trabalho fotográfico muito peculiar, e seu estilo inconfundível.

Entre suas façanhas, está a de ter sido contratada pelo The Image Bank durante uma década (1980 a 1990), sediado em Nova York. Essas imagens foram publicadas e distribuídas pela Europa, pelas Américas e a Ásia em 78 sucursais de que dispunha o Banco de Imagens naquela época. Foi também a única fotógrafa mulher latino-americana incluída no elenco onde estavam o "The Best in the World".

No Brasil e no exterior, suas imagens ilustraram capas de livros, perfumes, discos e peças publicitárias de grandes empresas. Teve cinco obras incluídas no Musée Français de la Photographie em Paris. Fez 14 exposições internacionais e também no MASP em S. Paulo.

Publicou três livros, sendo que em 2007 lançou sua terceira obra bilingue, "Asas Azuis, Poema Alado”. Além disso, é também membro da Academia de Letras e Artes de Santa Catarina.

Incontros- Quando começou a fotografar, onde fez suas primeiras fotos, e pelo que foi motivada a se tornar fotógrafa. Tem ainda sua “primeira foto”, ou lembra o que fotografou?
Lair- Desde 1982 em casa, à luz de janela . Meu pai foi pintor, também fotógrafo de hora oportuna, e foi um momento repentino onde tinha a câmera com filme para fotografar uma prova de vestido- num repente uma cena de muita beleza se apresentou - aí vem uma longa estória e o resultado . . .
Incontros- Você teve alguma influência na escolha dessa modalidade de trabalho/arte?
Lair- Sou romântica desde sempre e alguns filmes atemporais me davam na retina imagens possíveis. Também meu pai desde a infância nos colocou frente às obras de pintores famosos- e a retina deve ter armazenado imagens.
Incontros- Que modalidades de fotografia exerceu em toda sua trajetória profissional desde o início até agora?
Lair- Faço a fotografia-arte, uma leitura muito pessoal resultando na obra que em um ano já grassava para a mídia como apropriada para publicidade refinada, e daí para frente tudo aconteceu meio meteoricamente.

Sobre o belíssimo livro, “Asas Azuis, Poema Alado”, assim escreveu no prefácio, Lygia Helena Neves da Associação Brasileira de Críticos de Arte-ABCA:

“...A intimidade das imagens e a força cumulada dos textos permitem um estado de imersão poética. Despertam memórias inesperadas que explodem em sensações de silenciosa cumplicidade. Nesta obra, Lair re-descobre múltiplas passagens significativas que a metáfora oferece. Lembrando Baudelaire quando fala do seu mergulho nos aromas: (...) até que minha alma flutue...”

Para conhecer mais sobre o trabalho da artista acesse o site pessoal dela.

LEGENDAS DAS FOTOS:
1.Lair Bernardoni em Torres del Peine, Chile.
2.Capa do livro “Asas azuis, Poema alado” de 2007.

Ler Mais

Tinhorão vai pra galera


Nosso amigo Tinhorão como já comentei anteriormente está com novos livros na praça. E para comemorar estaremos lá na livraria do Marciano para comemorar. Vai ter comes e bebes, banda de chorinho e o nosso polêmico historiador e jornalista estará lá autografando livros para a galera. Estão todos convidados, apareçam!


Ler Mais

TENTÁCULOS IMAGINÁRIOS












O polvo é um animal assustador:com tentáculos compridos, parece capaz de estrangular-nos em segundos. Sempre que algo não funciona, eu me lembro desses gigantes moluscos. A tecnologia é como um polvo: cheio de braços com aderentes ventosas. Os braços são telefones celulares, computadores, televisões e máquinas fotográficas digitais, internet sem fio, caixas automáticos, leitores ópticos e iphones.Poderia dar mais braços ao meu polvo, mas sei dos meus limites: não dou conta nem desses.Sem falar nos filhotes: emails, Orkut, Facebook, Blog, site...

Por um lado, a vida moderna é mais simples. Pela internet ou celular falo com amigos do mundo todo.Aliás, os vejo pelo Skype.O iphone tem GPS.Pago minhas contas sem sair de casa.Faço compras, pesquiso preços por sites de comparação e digito o numero do cartão de crédito para efetuar o pagamento. Carnê de crediário, quem ainda se recorda deles e das filas para cadastro, quando hoje podemos pagar com cartão de crédito com chip?Cheques, quem ainda perde tempo os preenchendo se podemos usar o cartão de débito ou simplesmente mostrar o celular em alguns países? Transferir valores para o exterior chegam em poucas horas. Posso tirar uma foto minha agora e divulgá-la mundo afora. Com o Photoshop, me transformo em Gisele Bündchen ou Naomi Campbell. O controle remoto muda canais, troca CDs, abre portões, cortinas. Hoje, casas com ar condicionado e até elevadores não são raridades.



No Japão, robôs fazem serviços domésticos. Igual aos desenhos da Família Jetson, você se lembra? Quem dirige em São Paulo sabe que helicópteros pessoais são cada vez mais comuns. Costumo brincar com meus filhos, nas marginais paulistanas, onde contar mais de vinte helicópteros e uma dezena de aviões não é novidade. Antigamente contávamos pássaros. Seria maravilhoso se tudo funcionasse sempre. Mas quando o sinal da internet cai, o celular não conecta, o controle remoto do portão quebra em um dia de chuva, quem acha que a tecnologia é o doce Bob Esponja? Quando o cartão não “passa” e não temos dinheiro na carteira, o que fazer?Usar as ferramentas tecnológicas para o nosso bem é uma arte. Precisa de parcimônia. O homem usa a inteligência para criar , mas se não usar a sabedoria para impor limites, será devorado pelos predadores que ele mesmo inventou. Dependência e vício nunca são saudáveis. Busco sempre alternativas. Carrego um pouco de dinheiro, uma chave extra, um cartão telefônico. Quebrou o carro? Vou a pé, taxi ou ônibus. O polvo só devora quem fica imóvel.




Simone Pedersen, escritora. Cronista da Folha de Vinhedo. Autora dos livros infantis: Vila Felina, Vila Encantada, Sara e os óculos mágicos e O Conde Van Pirado. Para adultos, estão no prelo Fragmentos e Estilhaços com crônicas e poemas e Colcha de Retalhos com poemas.
Ler Mais

O Poeta Antônio Lázaro de Almeida Prado.










A  APRESENTAÇÃO
                        por Altair de Oliveira.

Apresentamos-lhes uma pequena entrevista que nos foi gentilmente concedida pelo poeta e professor Antônio Lázaro de Almeida Prado,  figura brilhante e singular da poesia brasileira e que tem dedicado toda sua vida, de uma maneira profunda e sem alardes, à arte das palavras. Entretanto, só recentemente ele permitiu publicar seus escritos poéticos no livro intitulado "Ciclo das Chamas e Outros Poemas" (Ateliê Editorial - 2005), cuja leitura foi suficiente para que seus leitores logo constatassem que se tratava de um dos melhores poetas vivos em atividade no país. Para nós, está matéria de hoje,  é um momento de grande orgulho e de aprendizado.

Um bardo simples e do bem, sempre amoroso às pessoas que o cercam e às comunidades que o têm, Antônio Lázaro  é só aparentemente incompatível com o verdadeiro ladrão de fogo que realmente é. Elogiado, entre tantos, por intelectuais da envergadura do crítico Antônio Cândido e do poeta Thiago de Mello, seus textos carregam um centelhamento preconizado pelo francês Rimbaud e que parece ter sido alcançado pelo inglês Gerard Manley Hopkins, de quem o poeta é confessadamente admirador. Seu livro de estréia "Ciclo das Chamas", publicado aos 80 anos, é um verdadeiro execício de estética que toda obra de arte devia ter, uma obra de poesia moderna que já nasceu clássica e para celebrar o amor e a vida. Isso, acreditem, não é pouco!


COMPARTILHADO

Solitário indivíduo estendo pontes
E solidário me faço além do espaço
Exíguo deste corpo agreste e lasso,
Navegando para além dos horizontes.

Compartilhada vida só em parte
Pois que, por outra parte, fujo à ilha,
E desfruto a perpétua maravilha
De à angusta solidão fugir com arte.

Solitário, mas sempre solidário,
Fugindo ao tempo precário e repartido,
No bem do amor encontro o meu sacrário

E tudo o que é bem meu eu condivido
Não vendo noutro ser algo contrário
Mas o que faz o inferno suprimido.

Assis, 15 de junho de 2007 - Antônio Lázaro de Almeida Prado


A Entrevista

PC- O senhor tem praticamente dedicado sua vida à palavra, à arte da palavra. Poderia nos dizer que  encantamento é esse?
ALAP- Agradeço, por antecipação, a sua busca das raízes da minha poesia.
Dedicar a vida à arte da palavra nasceu em mim da convicção de que das chamadas Belas Artes é a da Palavra o grau mais eminente das expressões artísticas humanas, porque é a que menos depende da Natureza. E se realiza com o sopro de nossa voz, expressão audível de meu ser.

PC- Por que evitou por tanto tempo em publicar os seus poemas ou a permitir que eles fossem publicados?
ALAP- O fato de só aos oitenta anos haver permitido a edição de poemas da minha autoria, talvez decorra daquilo que meu mestre de Literatura na USP, o Professor Fidelino de Figueiredo, chamou da voga de hipercriticismo das gerações da segunda metade do século XX.
O meu poeta maior Thiago de Mello censurou-me, amigavelmente, por isso. Para ele, não é explicável, nem desculpável haver eu silenciado a minha poesia, até porque, assim, inibi eu a tríade que mestre Antonio Candido de Mello e Souza (muito antes da tardia “Estética da Recepção” viu como indispensável no trajeto da Arte: Autor, Obra e Público.
Para dizê-lo com Freud, por razões vitais, cresceu demasiado em mim um hipercriticismo ou o super-ego, bastante exigente.

PC- Poderia falar um pouco sobre o “Ciclo das Chamas”? É um livro específico, uma coletânea de poemas de uma vida toda ou os poemas reunidos de uma fase de sua vida?
ALAP- Ciclo das Chamas, como o nome do meu primeiro livro de Poesia, que liberei aos 80 anos,  pretende sugerir, é o resultado artístico-vital de um ciclo artístico fundamental de minha poesia, porque reúne e compendia a combustão de impedimentos, a que estive submetido, na esteira do que sucedeu ao invejável poeta Hopkins.

PC- O exercício de professor na área da escrita ajuda ou atrapalha uma pretensão literária? Não ocorre aí o risco de se criar aí uma consciência crítica tão forte que possa atrapalhar ou impedir a livre expressão do escrevente?
ALAP- O exercício do magistério universitário na área da Teoria Literária e de Literatura Comparada, não atrapalhou minha produção artística, primeiro porque a Poesia nasce de mim, como ocorria com o que disse o poeta latino Ovídio: “tudo quanto eu tentava dizer, resultava em verso”. Segundo porque esse magistério é coerente com o que sempre pensei dos poetas autênticos: que operam com uma lucidez decorrente das emoções, e as expressa. Ou como dizia Cesare Pavese, cuja obra analisei, como pioneiro: “poesia é um discurso humano, a respeito dos fatos humanos”.
Minhas aulas de Poesia significaram um convívio, indispensável, com os melhores poetas da literatura universal.

PC- O Brasil é um país onde sempre se cultivou a poesia, hoje no país há milhões de pessoas escrevendo poemas e li recentemente num site de poesias onde um grupo de poetas do Rio de Janeiro proclamava: “Somos um país de poetas!”. Então por que a poesia brasileira nunca teve grandes destaques no exterior, ao ponto de ser celebrada por algum crítico importante como já aconteceu com alguns de nossos autores de prosa? Eu citaria como exemplo: Machado de Assis, Clarice Lispector e Guimarães Rosa?
ALAP- Devo confessar que não me parece justo crer-se que o Brasil “país de poetas”, ainda não tenha projetado um poeta de estrutura universal.
Basta pensar-se em Murilo Mendes, muito mais conhecido fora do Brasil, do que dentro dele.
Murilo Mendes, com dois exigentíssimos prêmios poéticos na Europa, prêmio esse só concedido a gigantes da palavra poética, é um dos poetas brasileiros (e são vários) de padrão universal.
Recordo, “en passant”, outros, tais como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, o nosso Gonçalves Dias, o Simbolista brasileiro Cruz e Sousa, João Cabral de Mello Neto, a vanguarda dos concretistas e vários outros mais.

PC- Em sua opinião quem foram os grandes poetas brasileiros? E quem hoje está fazendo uma poesia significativa ao ponto de um dia poder se unir a eles?
ALAP- A resposta anterior, se lhe acrescentarmos os nomes de Augusto dos Anjos, o de Jorge de Lima, os dos Andrades (Mário e Oswald), Cassiano Ricardo, Thiago de Mello, Ledo Ivo, os mineiros Alphonsus (pai e filho) e alguns mais, indicam o que para mim é, com seu rigor expressivo e sua luta pela “expressão” comunicativa, o que me garante a proverbial vocação poética dos brasileiros.

PC- Poderia falar-nos um pouco sobre o seu processo de escrita poética? Quando é que o senhor percebe que tem algo a ser escrito e como é que isto se configura num poema?
ALAP- Quanto a meu processo de escrita poética direi que ele sempre “procede” da raiz mais profunda do meu ser, como sugeri no poema “Desafio Orquestral” do meu livro Arte Poética para Passarinhos, a que remeto todo leitor que se ponha em contacto com a minha poesia.
Será difícil a um poeta definir o seu projeto poético. Direi, apenas, que tudo em minha vida (magistério universitário precoce, fundação das Noites de Poesia, a Catequese Musical, o Diálogo Múltiplo, etc) nasce da poesia e para ela tende.
Nisso participo da concepção poética de Giuseppe Ungaretti, vendo, com ele, na poesia “a límpida maravilha/de um delirante fermento”.

PC- Poderia fazer-nos uma sugestão de leitura de alguns livros ou de autores básicos para aqueles que desejam embrenhar-se na arte da poesia?
ALAP- Quanto a obras básicas e autores básicos vou limitar-me aos mais capazes de suscitar e aguçar o espírito crítico dos leitores:
1. Décio Pignatari: Comunicação Poética (SP, Cortez e Moraes)
2. Mário Faustino: Poesia – Experiência (SP, Perspectiva)
3. Ciro dos Anjos: A criação literária (RJ, Edições de Ouro Culturais)
4. Norma Goldstein: Versos, Sons, Ritmos (SP, Editora Ática)
5. Zemaria Pinto: O texto nu (Teoria da Literatura: gênero, conceitos, aplicações) (Manaus, A.M.)
Quanto a Autores seria muito vital ler Chomsky, Jakobson, Maiakovisk, Ezra Pound, Valérzi, Claudel.

PC- O senhor esteve recentemente na Itália para participar de um evento literário onde foi o representante brasileiro, poderia nos contar como foi esta experiência?
ALAP-Representei o Brasil e a Língua Portuguesa no 14º Congresso Internacional de Poesia de Gênova, como convidado especial.
Senti-me feliz por dialogar com os maiores poetas do mundo, ouvir-lhes os poemas e dizer-lhes poemas meus, em português, espanhol, italiano, francês e inglês.
Sinto que a convivência com poetas de expressão universal é um desafio e um incentivo.

PC- Onde podemos adquirir os seus livros? Poderia informar-nos se é possível comprá-los pelo correio, quais os títulos disponíveis e, neste caso, como se deve proceder para se fazer um pedido?
ALAP- Meus livros podem ser adquiridos nas Editoras Ateliê Editorial, Olavobrás ou na Livraria Martins Fontes de São Paulo (Capital)
Os recitais Chama Poética têm-me dado a oportunidade de contactar, ao vivo, com muitos auditórios da Capital e do Interior (neste, com ênfase para a Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, que inaugurei, com a 1ª equipe de professores)
Às vezes surpreendo-me ao ver meus livros comentados em vários países europeus e latinoamericanos e com tradutores que pedem licença para verter meus poemas para seus idiomas, inclusivo o russo.
A poesia (penso) foi feita para traduzir a alegria do ser, sendo por isso mesmo como o ar, que inspiro e respiro, como sístoles e diástoles de meu coração de poeta. Sempre aprendiz de poesia...
Só hoje me é dado atender a seu generoso inquérito, que, aliás, muito honrou a minha poesia, qual hálito vital de meu ser...

Assis(SP), 27 de março de 2010


Poemas do Livro 
"Ciclo das Chamas"


LEITURA FIGURADA II


Soletro a minha vida, embevecido,
Com o espanto encantado de um infante
Às vezes transbordante e desmedido,
Outras mais, perturbado e hesitante.
Soletro está gramática de espantos
Com sílabas de ardente expectativa,
E nesta exata sintaxe de meus cantos
Tento alcançar a rocha e a sensitiva
Ao libertar em música e sentido
Meu desmedido amor, tão comedido...




CONVITE À DANÇA

Esta luz por instantes alvoroça
a palidez inerte dos instantes;
Quem pode compassar a própria vida
por tardos tique-taques dos segundos?

Mais ágil do que raio impressentido
Irrompe o amor, a imprevisível chama,
E  imersos neste oceano dançarino,
somos um, somos dois, somos o mundo.

Somos em chama, Amor, somos enxame
De vibráteis fagulhas luzidias
E dança a chama saltitante e vibra
Qual nós vibramos num ressoo uníssono.

Ah! Este instante fugazmente belo
Vale e compensa o passo paquidérmico
De nosso andar tão trópego e impedido,
Quando distantes da inocência lúdica.

O mundo vale, Amor, só quando amamos
E tudo quanto é amor vale este mundo,
Onde os céleres átomos se agitam
Como chamas de amor agilizadas.

E de porções de amor se tecem fibras
E de lucidações de amor se entretecem
Corpos, cristais, crisântenos e rosas
E nós tecemos nós entrelaçados...

Esta luz por instantes alvoroça
Os lentos tique-taques dos instantes...



Dados Biográficos:

ANTÔNIO LÁZARO DE ALMEIDA PRADO  - Nasceu em Piracicaba, em outubro de 1925. Poeta,  ensaísta, tradutor e jornalista, é Doutor e Livre-Docente em Língua e Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo, onde lecionou de 1953 a 1958. Transferiu-se para a UNESP (campus de Assis, onde fundou o Curso de Letras), aposentando-se em 1982. É Professor Emérito da Faculdade de Ciências e Letras, e ali, depois de Titular Fundador da Cadeira de Língua e Literatura Italiana, passou a Titular de Teoria Literária e Literatura Comparada. Entre as teses publicadas, destaca: "O Acordo Impossível, Ensaio sobre a forma interna e a forma externa na obra de Cesare Pavese" e "Itinerário Poético de Salvatore Quasimodo". Dentre as suas traduções cita-se a obra de Giambattista Vico, publicada pela coleção Os Pensadores da Editora Abril. Em poesia, o livro "Ciclo das Chamas" em 2005 pela Ateliê-Editorial, reunindo parte de sua produção poética. O poeta, que teve vários de seus poemas musicados, tem particado ultimamente em São Paulo  do recital  "Sarau Chama Poética", em São Paulo. Evento este que acontece regularmente nos espaços "Casa das Rosas", "Museu da Língua Portuguesa" e em vários espaços do SESC, promovido por sua filha Fernanda de Almeida Prado, psicóloga e articuladora cultural, grande incentivadora da divulgação da poesia do pai.

Para ler mais sobre Antônio Lázaro de Almeida Prado:
Poesia:  http://ciclodaschamas.blogspot.com/
Crítica:   http://www.tirodeletra.com.br/folhetim/PerfilAlmeidaPrado.htm


Ilustações: Capa do livro "Ciclo das Chamas";  foto do poeta Antônio Lázaro na Itália; "O Mordomo Cantor" do pintor escocês Jack Vettriano e foto do poeta com sua filha Fernanda e com seu neto Marco Antônio.



Altair de Oliveira (poesia.comentada@gmail.com), poeta, escreve às segundas-feiras no ContemporARTES. Contará com a colaboração de Marilda Confortin (Sul),  Rodolpho Saraiva (RJ / Leste) e Patrícia Amaral (SP/Centro Sul).
Ler Mais

Shows!


A coluna de hoje está musical. Isso mesmo!
São muitos os eventos relacionados à música acontecendo nas próximas semanas e o Drops não poderia deixar de contar, não é mesmo?

Bom, para começar bem, um dos mais importantes projetos realizados pela Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, em co-realização com o SESC SP, começou suas atividades esse mês e vai até dezembro.

  •  A Turnê OSESP Itinerante – que consiste em levar ao público paulista uma série de atividades musicais inteiramente gratuitas que incluem concertos sinfônicos ao ar livre, oficinas com os músicos da OSESP, cursos de história da música com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e coral. Ao todo serão nove cidades onde as atividades ocorrerão: Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, Barretos, Franca, Araçatuba, Osasco e Guarulhos. Saiba mais pelo site: http://www.osesp.art.br/novo3/Osesp_Itinerante/informacoes.aspx
  • Show da nova turnê do Pato Fu chamada “Daqui p’ro futuro”.
       Local: SESC Pompéia
       Dias: 24 e 25 de abril

  • Outro grande evento será o Show do Arnaldo Antunes. O show intitulado Iê iê iê apresenta o repertório de seu último CD, repleto de referências do rock’n roll da jovem guarda, da primeira fase dos Beatles e de outros Iê iê iê.
         Local: SESC Taubaté
         Dia 29 de abril às 21h



Dicas que valem anotar na agenda com antecedência!


Show do Zeca Baleiro. Nesse show Zeca faz uma retrospectiva de sua carreira em que suas canções são valorizadas em arranjos contagiantes. O repertório inclui releituras de canções já consagradas pelo público e composições de seu mais recente cd, “O Coração do Homem-Bomba”. Ingressos à venda a partir do dia 25 de abril na RedeSESC.
Local: SESC Interlagos
Dia 01 de maio

Outro  show que também promete é o dos Novos Baianos.
O evento será uma homenagem aos 40 anos do Grupo Novos Baianos com Paulinho Boca, Baby do Brasil e participação especial de Lucas Santtana. Ingressos à venda pelo sistema INGRESSOSESC, a partir de 25/04.
Local: SESC Pinheiros
Dia 01 de maio


Ana Paula Nunes é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Coordenadora de Comunicação da Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades e escreve aos domingos na ContemporARTES.
Ler Mais