Políticas Culturais e Juventude.





A juventude é um tema que está ganhando espaço em diversos setores da sociedade. Nunca a juventude foi um assunto tão transversal. Na academia, na política, na mídia, nas relações sociais a juventude é um tema que está em evidência. Este destaque é fruto de um processo de reconhecimento que a Juventude conquistou ao longo dos últimos 15 anos. Neste sentido, maior conquista cívica desta categoria foram as inclusões dos termos Jovem e Juventude na Constituição Federal, mediante a aprovação da PEC da Juventude. Após a aprovação da PEC da Juventude, o Capitulo VI da Constituição foi alterado e a Juventude incluída na relação de categorias que possuem direitos constitucionais.





Esta evidência, em parte, é causada pelo grande número de jovens da sociedade brasileira. Isso demanda do Estado políticas públicas específicas de inclusão social para o conjunto de jovens que formam o diversificado mosaico da juventude brasileira, uma juventude que possui diversidades proporcionais à diversidade do Brasil. Neste sentido, o MINC, durante o último Governo Lula, realizou algumas ações que contemplaram a juventude Brasileira. A implementação dos Pontos de Cultura, foi a ação do MINC de maior impacto na Juventude, pois possibilitou que uma parcela da sua produção fosse realizada e consumida pelo público juvenil.




Segundo o Documento, “Reflexões Sobre a Política Nacional de Juventude: 2003-2010.” as políticas culturais no Brasil avançaram em termos de inclusão dos jovens, porém,ainda existem gargalos que dificultam o acesso dos jovens aos bens culturais. Neste ponto o documento produzido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria Nacional de Juventude e Conselho Nacional de Juventude aponta que não existe no Brasil, uma política de Cultura formulada pela e para Juventude com critérios de seleção etários. De acordo com estas autarquias da Presidência, a falta de um recorte de idade limita o potencial de produção e consumos culturais da juventude brasileira.

“A ausência de um recorte juvenil transparece como limitação às políticas de cultura dado o potencial que encerram para juventude brasileira.”¹


Outro ponto importante destacado no relatório “Reflexões Sobre a Política Nacional de Juventude”, que demonstra mais uma lacuna relacionada às políticas culturais e juventude é a ausência de cursos voltados para qualificação para o mercado cultural e economia criativa nos programas públicos de formação profissional. Isso é grave e merece atenção por parte dos gestores que devem integrar nestes programas, ações de formação para que o jovem contribua significativamente com a cadeia produtiva da cultura, agregando mais valor a sua mão de obra e contribuindo para o desenvolvimento cultural do país. O país se transformou bastante na última década e os programas de qualificação profissional não estão se adaptando a esta realidade, pois ainda carecem de cursos destinados à formação de ofícios característicos do século XXI, especialmente aqueles relacionados a cultura digital: web designer, modelagem, redes, etc.




Um aspecto essencial para a melhoria da inserção da juventude nas políticas culturais e que está ausente no relatório da Presidência da República, é a falta de programação cultural destinada especificamente para juventude que leve em consideração suas tradições, vertentes, identidades e tendências, pois esta categoria reúne uma série de preferências relacionadas aos seus comportamentos de consumo cultural. Fora alguns festivais isolados, não há um programa multicultural do governo federal com a sua programação concebida para o público juvenil.

Uma boa oportunidade de reversão deste quadro são as conferências de juventude. Estas conferências vão ocorrer em vários locais do Brasil, e serão dividas em várias etapas: municipais, livres, virtuais, territoriais, estaduais, nacional. Nesses eventos, os jovens poderão se manifestar e solicitar ao poder público suas demandas e reivindicações. É importante que os jovens se organizem e se debrucem sobre esta relação entre as Políticas Culturais e a Juventude, com vistas a modificar este quadro de baixa transversalidade entre estes temas e de ínfima participação juvenil no processo de destinação dos programas e ações atualmente desenvolvidos pelo MINC.

1:Reflexões Sobre a Política Nacional de Juventude: 2003-2010. p.49.2011.
Link para informações sobre as conferências de Juventude: http://www.juventude.ba.gov.br/?page_id=2989







Diogo Carvalho é historiador pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente desenvolve mestrado pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade(UFBA), onde realiza pesquisas sobre o cinema soviético. Membro da Oficina de Cinema-História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFBA). Trabalha com os seguintes temas: cinema, culturas,História, cultura digital, política humanidades e literatura beatnik. diogocarvalho_71@hotmail.com
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"Na Estrada da Vida": Musical À "moda" sertaneja. Parte II



Ginger Roger e Fred Astaire

Fred Astaire e Ginger Roger dançando impecáveis nos filmes da Sessão da Tarde: esta foi minha primeira referência de "filme musical". Gosto da espectativa de ser surpreendida pelos personagens que, do nada, começam a dançar e a cantar em lugares e situações inusitadas; isso é mágico para mim. Sempre gostei dessa coisa de surgir algo descaradamente ensaiado, nada natural, no meio do filme de ficção. Nos musicais essa sensação funciona como um distanciamento, um momento de reflexão e contemplação lúdica do universo dos espetáculos. Pensando melhor, agora percebo que o meu encanto por este gênero vem também da sensação poética de liberdade que suplanta o suposto realismo fílmico.  Lógico que todos aqueles atores, cantores e bailarinos ensaiaram até a exaustão para executarem aqueles números fantásticos, colocados em lugares imprevisíveis no decorrer do filme. Os musicais valorizam os cenários, os figurinos as atuações de canto e dança.
Bjork em Dançando no Escuro
Grease - Nos tempos da Brilhantina 
Tango - Carlos Saura
Carmen de Carlos Saura

Deliciei-me com “Grease - Nos tempos da brilhantina” (1978), “Dançando no escuro” de Lars Von Trier e os tantos de Carlos Saura como: “Carmen” (1983), “Amor Bruxo” (1986), “Tangos” (1988). O exuberante “Moulin Rouge - Amor em vermelho” (2001) tem Nicole Kidman como Satine, Ewan McGregor como Christian e John Leguizano com Toulouse-Lautrec,  vivendo uma trágica história de amor com cenários e figurinos cuidadosamente preparados para encantar. Também não consigo esquecer de duas cenas de “E La Nave Va” (1983) de Fellini: a primeira acontece na casa das máquinas, onde os operários navais alimentam as caldeiras. A pedido dos operários, os cantores líricos começam a cantar, tentando suplantar o ruído ensurdecedor do lugar com suas vozes privilegiadas. Os sons das vozes se misturam aos ruidos, criando um som humano e maquinal desconcertante.  Cada um dos cantores tentam dar o melhor de si, em uma briga de egos cômica. Na outra cena, o navio “Gloria N” está afundando e todos continuam cantando durante o naufrágio. Como numa ópera, eles descrevem cantando o momento trágico, vestidos com glamour e eretos como mandam os manuais de canto lírico.
E la Nave Va -  Fellini
No Brasil já foram produzidos muitos musicais desde o tempo da Vera Cruz e Atlântida. Dos  66 filmes produzidos pela Atlântida, muitos eram musicais. “Na estrada da vida” (1979) de Nelson Pereira é uma musical brasileiro de uma safra, década de 1970/1980, em que os musicais estavam em baixa por aqui. O filme  conta a história da dupla sertaneja Milionário e José Rico  e está recheado de muitas músicas da dupla como: “De longe também se ama”, “Jogo de amor”, “Berço de Deus” e outras. O filme  emociona os amantes da música sertaneja.
A dupla representada no filme 
Quem gosta de música sertaneja vai viajar no tempo e  rever os percalços da dupla em busca do tão sonhado sucesso. A identidade visual dos cantores dentro do filme, foi criada para representar o sertanejo simples daquela época; calças pantalonas de cores quentes, paletós quadrezes e camisas com golas grandes. 
 Fora do filme, a dupla continua fazendo sucesso até hoje: são 40 anos de "estrada da vida". Com a inserção da dupla no mercado fonográfico, suas vestimentas mudaram.  As roupas surradas e sapatos furados foram deixadas de lado e elementos  do country foram sendo incorporandos ao visual: Blaizers com aplicação de couro, botas de bico fino, chapéus largos e cintos de fivela. Milonário ainda incrementou seu visual com muitos colares de ouro em formato de clave de sol, com a figura de santo espedito e outros. Os óculos escuros continuam,  marca registrada de Milionário. Porém a música continua focada no sertanejo de raiz, incrementada, lógico, pelos instrumentos eletrônicos, luzes e cenários sofisticados. Bem diferente daqueles mostrados no começo de suas carreiras. Vejam em uma cena do filme:


Um trechinho de um show atual. Eles continuam "os gargantas de ouro do Brasil" só que  bem tratados. Enfim, agora fazem juz ao nome, Milionário e José Rico. Maravilhosos!!!
Visual da dupla hoje em dia 

A mestranda em Comunicação da UNIP, Nise Dantas escreveu  sobre a indumentária do sertanejo no decorrer dos tempos. Vamos ver a seguir:

A estetização do cantor sertanejo

Mestranda Nise Dantas que estuda as manifestações midiáticas dos cantores sertanejos.

Introdução:

Em meados dos anos 80, surge no mercado fonográfico brasileiro um novo estilo musical sertanejo que se traduz numa reciclagem dos temas abordados nas letras das canções, na incorporação de novos instrumentos musicais, na criação de uma nova visualidade para os seus intérpretes, entre outros. Nesse momento, configurou-se o interesse da mídia em divulgar, ampliar e disseminar o novo estilo sertanejo brasileiro, transformando-o num fenômeno de massa.

No campo da moda, os estilistas passaram a dar forma a esse novo estilo, compondo uma visualidade estética própria em suas coleções, por meio da agregação de elementos alheios à realidade do homem do sertão retratado no estilo sertanejo tradicional, tais como: botas country, chapéus de cowboy, cintos, fivelas, calças e outros elementos que remetem mais à imagem do sertanejo americano do que ao homem do campo brasileiro. 

Para que possamos entender este processo é necessário entender também a visualidade do sertanejo e suas relações com as transformações de estilo e gênero dos cantores e canções sertanejas surgidas a partir dos anos 1980.

A estetização do cantor sertanejo 

A visualidade sertaneja passou por um processo de modernização e se incorporou ao contexto urbano. Rosa Nepomuceno (1999) observa em seu estudo que as duplas sertanejas, no final dos anos 70, perceberam a necessidade de adequar sua indumentária aos ritmos e performance mais modernos, para que pudessem interagir com o mundo urbano.
Tal explicação remete à argumentação de Malcolm Barnard (1996, p.153), que observa: “...a interação social por meio da moda e da indumentária é uma forma pela qual a identidade de classe é constituída”.
A  modernização de estilo abre um espaço na mídia para novas duplas sertanejas, as quais passam a se apresentar com trajes, acessórios e movimentos corporais capazes de produzir uma identificação no mundo urbano.
Barnard defende ainda a ideia de que “... moda e indumentária são utilizadas para criar e comunicar imagens” (1996, p. 110). Assim, verifica-se que o processo de estetização para uma nova imagem do sertanejo começa, a partir de então, a ser midiatizado. Os novos sertanejos são percebidos pelo público como artistas e cantores talentosos e sedutores. Suas vestimentas colaboram para compor esta imagem: calças justas acopladas ao corpo, marcando sua virilidade, cintos com fivelas estilizadas que remetem à figura do cowboy americano.
A respeito dessa modernização, Rosa Nepomuceno comenta a performance do artista e cantor Almir Sater, que, em 1981, lançou seu primeiro disco. Segundo ela, Almir Sater refazia modas antigas, “modas de viola”, passeava pelo som country, com sotaque de matuto, conferindo charme ao chapéu de boiadeiro.
Almir Sater 
A partir de então, os dirigentes da mídia passam a investir na empatia que o charme do homem sertanejo provoca no consumidor. O homem rural é visto pelos jovens do meio urbano - público que interessava conquistar - como um símbolo de virilidade e sensualidade. Para melhor evidenciar esta observação, vale lembrar José de Camargo - Zezé di Camargo - e seu irmão - Welson David, o Luciano - que estrearam na mídia com movimentos sensuais, vestindo calças justas, incorporando uma nova estética performática.
Apesar das apropriações estéticas do sertanejo norte americano, nossos artistas interpretam canções com temas nacionais, que relatam histórias da realidade brasileira. Os ritmos da canção sertaneja, que antes eram produzidos por uma viola ou um violão, também passam por transformações: são incorporados instrumentos eletrônicos, reforçando a modernização da canção sertaneja.
Cantores populares também contribuíram para a valorização dos sertanejos. Em 1971, a indústria têxtil Rhodia se interessou em associar a música sertaneja com a  nova coleção de moda inspirada no campo, a”Nhô look”, para tanto convidou o maestro Duprat para este trabalho. “Num grande show em São Paulo... Rita Lee se vestiu de caipira fashion e dividiu o palco com o guitarrista Lanny Gordin, um dos maiores de sua geração.” Nepomuceno, 1999, p:177).

Tonico e Tinoco com Rita Lee no show "Nho Look"/ FENIT / São Paulo
A partir dos anos de 1980, Tonico e Tinoco se renderam a nova performance sertaneja  e para se adaptar aos tempos ,”...terçavam sanfonas e violas com baixo, guitarras e teclados, buscando dar um acabamento mais moderno no seu repertório...”(Nepomuceno, 1999,p:204)
“O repertório foi renovado, com músicas mais alegres, mais comerciais, porém nada que agredisse o publico de Tonico e Tinoco... Depois entraram os teclados dando roupa nova às velhas modas.”
Observa-se que esta transformação não está na semântica, mas na forma de expressão e interação entre o emissor e o receptor, de modo a provocar uma dinâmica corporal e sensorial constituída por um conjunto de estímulos sensoriais que remetem à percepção de sentimentos e valores.
Esta nova performance vem da necessidade de se atualizar em função do mercado, apresentar uma nova identidade, sem, no entanto, perder suas referências de origem. Renato Ortiz (1994, p.75) defende esta possibilidade: “... é preciso que os grupos construam nichos no seio dos quais a lembrança possa sobreviver. Um novo território é redesenhado, no qual a identidade anterior é preservada”.
A modernização do sertanejo abre, assim, portas para o mundo atual conhecer as canções do sertanejo raiz, ao mesmo tempo em que quebra preconceitos estabelecidos pelo homem urbano. Vivencia-se, a partir dos anos 80, uma nova proposta no vestuário do cantor sertanejo, no modelo de sua calça, de sua camisa e do acessório que retrata, com formas, cores e tecnologias modernas (instrumentos eletrônicos, coreografias, iluminação e etc) o novo estilo do sertanejo.
Para falar em estilo, a partir dos anos 80, é necessário entender o conceito de moda moderna. Lipovetsky define moda moderna em três faces: burocrática-estética, industrial e democrática e individualista. Com relação as duas últimas,o autor aponta que na face industrial, o mercado percebe “a necessidade de oferecer um vestuário que some Moda e Estética” (2009, p.126). Esta face antecede a face democrática e individualista que, a partir dos anos 80, “... concebe roupas com um espírito mais voltado à audácia, à juventude, à novidade...”
As novas duplas sertanejas passam a representar o novo  pelas diferenças que as distanciam de sua matriz cultural. Estas diferenças promovem grupos que passam a compartilhar e a se identificar com a proposta das duplas sertanejas.
Seguem ilustrações de duas duplas sertanejas que representam, através de suas indumentárias, um estilo e uma performance de  diferentes valores. Os cenários são diferentes. Os elementos visuais, o modelo de roupa, o tecido, as cores, o corte de cabelo, que estetizam a performance da dupla Tonico e Tinoco, remetem à simplicidade do homem do campo. Em contrapartida, a dupla Chitãozinho e Xororó se apresenta com elementos visuais que estetizam o moderno e o sofisticado.
Tonico e Tinoco / Fatos e Fotos
Chitãozinho e Xororó
Todo esse  processo de transformação não se dá apenas em um aspecto, mas em todas as outras atividades sociais que se cruzam interferindo no espaço do capital, do trabalho, das indústrias que se articulam em torno dos anseios dos produtores culturais e dos desejos do público receptor. Esta observação convida a recorrer novamente aos estudos de Rosa Nepomuceno.
 De acordo com o seu estudo, na década de 80, o interior do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais, de Goiás e de Mato Grosso ganhou grande força econômica. Além do café, tradicional produto de exportação brasileiro, a cana de açúcar e o gado conquistaram espaços sólidos e amplos no mercado externo.  As metrópoles, ao contrário, empobreciam. Ao mesmo tempo, o cenário e os valores rurais se modificaram. Diante disso, os jovens ricos e da classe média passam a enxergar, no interior, oportunidades promissoras. (p.201)
 Para se criar uma nova performance estética,  os cantores sertanejos vão em busca de vários elementos visuais para compor uma indumentária moderna e que também se identificasse com o seu gênero musical.
Observa-se que para essa nova estetização dos anos 80, os intérpretes sertanejos experimentaram muitos estilos diferentes. Rosa Nepomuceno explica esse momento de transição com detalhes:
“... inaugurou um novo estilo, misturando trajes de boiadeiro com roqueiro: camisas com estampados psicodélicos, abertas ao peito em conjunto com uma profusão de medalhões e pulseiras pendurados; cabelo comprido e desfiles no asfalto das cidades urbanas de motos e guitarras”. (NEPOMUCENO, 1999 p.179)
Apresentam-se, nas páginas seguintes, algumas ilustrações mostrando cantores sertanejos em épocas distintas e é possível observar em cada uma o grau de interesse e o zelo que o personagem teve com os objetos, com a ambientação e com outros artifícios que poderiam auxiliar na projeção de um sentido.
As fotos demonstram preocupações diferentes, em épocas diferentes. No mundo moderno, o sujeito não é a figura central, mas é sua interação com todos os elementos visuais que dará àquela imagem uma configuração estética.
Cabe citar a teoria do campo não hermenêutico, na qual Hans Ulrich Gumbrecht se refere à acoplagem. Segundo ele, a forma como todos os elementos se acoplam ao corpo é que gera uma expressão estética; ou seja, vestuário, tipo de tecidos, cores, texturas e, em segundo nível, a maneira que este corpo se acopla ao veículo midiático (iluminação, movimento de câmera e outros) (1999, cpa.V).
Foto 1 
A foto 1 se refere à dupla sertaneja Raul Torres e Florêncio, nos anos 40. A ilustração evidencia um ambiente simples com cantores igualmente simples, espelhando uma vida humilde.

Num cenário que tem como pano de fundo uma parede rústica, sem acabamento, as vestimentas dos personagens estão descuidadas sobre o corpo dos cantores e com aparência de amassadas. Os chapéus são do mesmo estilo do chapéu sertanejo de palha usado pelo homem que trabalha no campo. Os dois violões estão posicionados de forma negligente, manifestando despreocupação em conferir importância ao cenário.

A produção da foto parece estar focada no rosto e na expressão facial dos cantores. A forma dos objetos e a maneira em que estes se acoplam enfatizam o rosto dos cantores de forma a minimizar a presença de outros elementos.
Fotos 2 e 3 
Já as imagens das fotos 2 e 3  revelam a preocupação com a “aparência estética”: os cantores da dupla sertaneja Milionário e José Rico interpretam uma performance que se articula com diversos elementos visuais.

Pode-se perceber, na foto 2, a produção no visual e na vestimenta dos cantores: o corte e o penteado do cabelo, o lenço no pescoço, a gola da camisa dos dois cantores são do mesmo formato, ressaltando a sintonia e a identificação entre os dois artistas. A iluminação se faz presente, evidenciando estes elementos.
A foto 3 apresenta os mesmos artistas da foto 2, em época diferente, agora no final dos anos 70. A dupla se apresenta num cenário que insinua um ambiente fechado, numa atmosfera social. Fica perceptível que o fotógrafo quis registrar o momento, escolhendo o melhor ângulo: os cantores se mostram com uma indumentária que estetiza seu personagem, apesar do ambiente fechado. O cantor José Rico usa seus óculos escuros e se veste de roupa de couro, de barba e com cabelos compridos, elementos visuais que remetem ao estilo roqueiro. O cantor Milionário, apesar de fazer dupla com o cantor José Rico, se apresenta com uma mistura de elementos visuais, chapéu country e poncho mexicano.
Foto 4

A foto 4 retrata o estilo do sertanejo country representado pelo cantor Daniel. Como pano de fundo, apresenta a imagem de um campo bem tratado com a presença de uma cerca. Evidencia uma exuberância distante da aridez do sertão. O cantor se apresenta usando acessórios que fazem parte da indumentária country: chapéu de cowboy, lenço no pescoço, colete, cinturão abaixo da cintura. As mangas da camisa dobradas são elementos que insinuam o vaqueiro no exercício de sua função, ou seja, a lida no campo. A barba por fazer reforça a imagem máscula que o estilo referência.

Moda e Midiatização
A modernização do sertanejo colabora para que o mundo possa conhecer as canções do sertanejo raiz e quebra preconceitos estabelecidos pelo homem urbano. Vivencia-se assim, a partir dos anos 80, uma nova proposta no vestuário do cantor sertanejo: o modelo de sua calça, de sua camisa e de um acessório que retrata com formas, cores e tecnologias modernas - instrumentos eletrônicos, coreografias, iluminação, etc – passam a compor o novo estilo do sertanejo. 
Estas observações coincidem com  os estudos de Diana Crane, nos quais ela aponta o vestuário como um dos elementos principais de estratégia para montar uma identidade. A autora afirma: “As roupas são uma ferramenta de suma importância na construção da identidade, oferecendo uma vasta gama de opções para a expressão de estilos de vida ou identidades culturais”.(2006, p.337)
Interessante é verificar como os pensamentos dos estudiosos se cruzam: Malcolm Barnard (1996: p.153) diz que: “... a interação social por meio da moda e da indumentária é uma forma pela qual a identidade de classe é constituída”, ele ainda defende que “... moda e indumentária são utilizadas para criar e comunicar imagens” (1996, p. 110).
Entretanto, a autora Diana Crane, em busca de uma compreensão de significados no que se refere aos itens de vestuário e o papel da cultura popular, afirma que, estes significados são: “... frequentemente redefinidos tanto pelos criadores de cultura como pelos consumidores...” (2006, p. 339)
A autora coloca o cinema e a música como elementos importantes no processo de redefinição de significados:
“O cinema e a música são elementos importantes nesse processo. Ao associar imagens de destaque a peças de roupa ‘específicas, ambos alteram o significado dessas peças e seu poder simbólico para o público...” (2006, p.339)
Assim, na medida em que os personagens da canção sertaneja se apropriam de elementos visuais de outras culturas, estes passam a adquirir uma nova identidade produzida pela mídia, pela tecnologia e consumida pelo público. A questão da identidade é muito ampla e complexa.  Entretanto, não se pode deixar escapar nesse estudo que os cantores sertanejos com sua nova performance constituíram um estilo de identificação. O livro de Stuart Hall, A identidade cultural na Pós-modernidade, apresenta um comentário sobre as nações modernas, interessante para nossa compreensão. “... A Europa Ocidental não tem qualquer nação que seja composta de apenas um único povo, uma única cultura e etnia. As nações modernas são, todas, híbridos culturais.”(1992,p.62).

Assistam aos musicais e se deliciem!!!!
Bons filmes!!!!!
 Kátia Peixoto é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italiano principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona no Curso Superior de de Música da FAC-FITO, na UNIP nos Cursos de Comunicação e na FPA - Faculdade Paulista de Arte. É integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega.

 

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MULHERES SÁBIAS: IDADE E OPORTUNIDADE


Qué es poesía?
Y quién me lo pregunta?
Poesía son esas fotografías
(E. Bécquer)



"Mamá, yo te muestro"


O Instituto da Mulher, instituição sediada na Espanha, havia anunciado que o ano de 2011 seria centrado nos esforços em conscientizar a sociedade do papel importante que desempenham as mulheres com mais de 60 anos. Queriam com isso, promover um envelhecimento ativo e sustentável . Recordando que somente na Espanha, existem mais de seis milhões de mulheres acima dos 60 anos que pertencem a “uma geração muito importante, que todavía ainda não recebeu o reconhecimento que merece”.

Juntamente com a mundialmente conhecida marca Canon e com o mote do Dia Internacional da Mulher, criaram um concurso fotográfico com o título de Mulheres Sábias: as oportunidades da idade. O enfoque de cada imagem deveria refletir o dia a dia dessas mulheres, como desempenham suas ocupações e o tempo que dedicam a elas mesmas. Como acompanham o passar dos anos com seus projetos, paixões e os cuidados com a família.

As fotografias, feitas por profissionais e amadores, foram selecionadas para compor a imagem das comemorações do dia internacional da mulher e para fazerem parte também de uma exposição que teve lugar no Congresso nos dias 7 e 8 de março do presente ano.

Abaixo, uma seleção pessoal que fiz daquelas que julguei como as mais interessantes do ponto de vista fotográfico sem levar em conta as que foram dadas como vencedoras pelo júri oficial. São fotos que de alguma forma me sensibilizaram, principalmente porque lembram a imagem de minha mãe, falecida há quatro anos, como também de outras ‘senhorinhas’ queridas que passaram ou ainda permanecem na minha vida.

Para conhecer melhor o projeto, ver (muitas) outras imagens, e conhecer a história de cada uma delas, o endereço é:  http:/fotoconcursoinmujer.com/index.php

"Alegoria 1"


"Diosa Hindú"


"La Pinturita 2"


"Cogiendo el autobús"


"Juana"


"Mi abuela"


"Cándida em su huerto"


"Por sólo cinco minutos"







Ôps, esta foto não faz parte da exposição, sou euzinha que também vou chegar lá, firme e forte na graça de Deus!

Izabel Liviski, é Fotógrafa e Mestre em Sociologia na linha de Imagem e Conhecimento pela UFPR. Consultora da Contemporâneos, escreve quinzenalmente às 5ªs feiras na Revista ContemporARTES. 





Em tempo: Agradecimentos especiais aos amigos Lair Bernardoni e Cadu Silvério, pelo carinho, sugestões, e apoio técnico a esta coluna.

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Charge
















Alex Caldas Simões Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (Bolsista CAPES/REUNI). Graduado em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Bacharelado em Estudos Lingüísticos – pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente com os seguintes temas: gêneros dos quadrinhos, ensino e mídias. Em suas horas vagas costuma produzir charges, tiras cômicas e caricaturas.Contato:axbr1@yahoo.com.br

A Contemporartes agradece a publicação e avisa que seu espaço continua aberto para produções artísticas de seus leitores.
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As mil e uma faces da Monalisa


Um conceito muito importante para a História Cultural é o da representação. A realidade e a verdade se distanciam do objeto do historiador e em seu lugar ocupam as representações, suas práticas e discursos. Roger Chartier define esse conceito dessa maneira: "instrumento de um conhecimento mediador que faz ver um objeto ausente através da substituição por uma imagem capaz de o reconstituir em memória e de o figurar como ele é”. A representação ocupa o espaço do ausente (realidade) e ao mesmo tempo o torna presente em uma dualidade epistemológica. Porém, ela não tem somente o poder de representar, tomando a realidade como foco, mas de transgredir, subverter, criticar. É o que acontece com a crítica que Chaplin faz de Adolf Hitler no filme O Grande Ditador. O estadista é ridicularizado, não se comporta adequadamente em eventos públicos, disputa miúdos com Mussolini, mas é uma representação não só cômica, como crítica de seu autoritarismo e abusos de poder. 
Pensando nesse conceito, fiz uma pesquisa na internet sobre a obra clássica de Leonardo Da Vinci, a Monalisa, pintada por ele no século XVI. Experimentem, são múltiplas as representações "modernas" e releituras da obra, é um exercício divertido para vislumbrarmos elementos do imaginário do século XXI, seus valores, crenças, concepções de mundo, medos e sonhos.

A Monalisa moderna ganha os estereótipos da ditadura da beleza - silicone nos seios, cabelos loiros (provavelmente tingidos) com chapinha, botox nos lábios. Representação de uma estética homogênea cujos símbolos circulam por filmes, programas televisivos e revistas masculinas.

Outra beleza feminina - caracterizada pelo uso da burca por alguns grupos da religião islâmica. O olhar ocidental se assusta com a mulher inteiramente coberta sinônimo para ele de falta de liberdade e opressão. O olhar se destaca e também o mistério. As cores sóbrias da burca fazem menção à sisudez das normas religiosas.

Mais uma vez os traços da beleza ocidental - a homogeneização da estética se fazem presentes - barbie: mulher branca, loura, de olhos claros, nariz fino e com uma coroa de princesa. O imaginário da mulher bela associada aos contos infantis ocidentais que exaltavam valores como a brancura da pele e a beleza européia nórdica com uma magreza doentia. Longe da variedade da beleza das mulheres do mundo, se elege um só padrão de beleza.
Aqui, a Monalisa moderna é deslocada para outro cenário - uma lanchonete de fast food. Valores são veiculados como os relacionados à alimentação ("coma rápido, seu tempo é ouro"), a postura dos braços também muda para uma atitude mais informal, ela se curva á mesa, está mais a vontade. Seus cabelos ganham cachos e sua roupa anteriormente austera vira uma camiseta. Inclusive pulseiras adornam seu pulso. A Monalisa moderna deve ser bela, magra, mas deve consumir hamburgueres com milhares de calorias. Contradições da vida moderna?

Para ver mais montagens, veja o blog de Andrea Savoia.

Leia mais sobre representação e seu conceito em:
CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados. Vol. 5, no. 11. São Paulo: jan. abril de 1991. 

Radar Contemporartes

Amanhã: 6o. encontro do Café com PP, no campus Sigma (São Bernardo do Campo) da UFABC.


Concurso para escritoras mulheres... até amanhã são as inscrições.





Lançamento
Revista on line de produtores para produtores. Nr. 5, maio de 2011










Ana Maria Dietrich é professora adjunta da UFABC e coordenadora da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural junto a Rodrigo Machado.
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VOCÊ COMERIA BARATAS?

Não estranhe o assunto dessa crônica. Ela já deu a volta ao mundo, sendo lida até em Iceland. Agora, leia apenas se tiver coragem...
O mineiro Luiz Otávio P. Gonçalves, criador da cerveja Kaiser e da água de coco Kero Coco tem um novo empreendimento, a Nutrinsecta, que se trata de uma produtora de insetos. Em março, a empresa deu um passo inédito no Brasil – pediu ao governo de MG, ao Ministério da Agricultura e ao IBAMA a certificação de que seus insetos podem ser consumidos por seres humanos. A decisão deve sair agora em junho. A produção de insetos para ração continuará como negócio principal da empresa. “Eu não seria capaz de comer uma barata, mas já experimentei larvas de besouro fritas e achei gostoso”, afirma Gonçalves. Quanto a levar baratas à mesa, ele concorda que haja uma “barreira cultural” no Brasil. 

Eu prefiro uma fruta. Sem bichos já que sofro de entomofobia. Sei que um inseto não pode me atacar ou devorar como um leão, mas a presença de uma barata pode me causar um ataque de pânico. Nunca gostei de acampar por ter medo dos insetos. Também nunca viajei até o Amazonas. Pescar, então, nem em sonho. Só de pensar nos mosquitos me picando, fico com as mãos suadas.  Sempre fui assim. Quando criança, fui a uma fazenda pela primeira vez aos seis anos. Sou cria de cidade; São Caetano não é exatamente uma cidade grande, mas chácaras e sítios eram lugares que eu só conhecia por livros. Nessa fazenda, nós nos hospedamos em uma casa que não tinha telas nas janelas nem nas portas. Eu sonhava com esse tipo de proteção dormindo e acordada. Havia ainda uma casa abandonada, porque a construção estava condenada, e ali os morcegos fizeram uma vila. Minha prima gostava de passar pela casa e observar os morcegos. Eu simplesmente não entrava. Para mim, morcego era um inseto gigante e pendurado de cabeça para baixo. Completando minha tortura, havia uma criação de bichos da seda. Para minha mãe e meu irmão, foram férias maravilhosas, com muito calor, ar fresco, cavalos e frutas. Mas eu só me lembro dos insetos.

Desde então sempre gostei de ficar em bons hotéis. Não preciso de luxo. Mas também não gosto de nada muito simples. Tem que ter ar-condicionado para não precisar abrir as janelas. Nunca se sabe se o preço baixo da diária foi economizado no dedetizador. Já aconteceu de eu chegar a uma casa na praia alugada e ouvir a barata. Barata faz um tiqui-tiqui com as antenas que eu escuto de longe. Acendi a luz para vê-la na parede. Havia um ninho dentro do sofá da sala. Eu não consegui dormir a noite toda. Fui embora pela manhã depois de providenciar um assassinato em massa rápido e indolor. Sim, nessas horas eu esqueço todos os meus princípios; é pena de morte sem julgamento. Pegar as coitadas e soltar no jardim de jeito nenhum! Nunca mais aluguei casas. 

Como atraímos o que odiamos, um dia pedi comida chinesa, e ela veio premiada com uma baratinha. O dono do restaurante me ofereceu uma nova remessa de graça. Eu joguei o telefone na parede.

Sei que tem gente que come insetos e Cia. – escorpiões, gafanhotos e até baratas. Outro dia vi, aqui na frente de casa, em Vinhedo, atravessando a rua calmamente, uma barata gigantesca, diferente, cheia de anéis e pouco arredondada. Procurei na internet e encontrei a resposta: trata-se da barata de Madagascar (primeira foto, na mão de uma pessoa), que se alimenta de folhas e frutas e vive em florestas. Tem mesmo um bosque na frente de casa. Minha filha de nove anos tomou a iniciativa e pisou nela, rindo da minha cara, com a maior naturalidade, enquanto eu suava frio, me apoiava no poste e rezava. Essa espécie é a que criam em viveiros para servir de alimento. Ou criam como animais de estimação. Sim, animais de estimação. O tamanho delas chega a ser da palma da mão de um adulto em alguns países. São imensas! Pelo menos, não voam. Uma barata voadora é capaz de me deixar sem dormir por noites. Nunca se sabe onde está a companhia. As baratas andam sempre em casal. Repugnantes, mas fieis... 

Junho é o Mês dos Namorados, até elas devem comemorar, sentadinhas em um bolo deixado sem cobrir sobre a pia, iluminadas pela luz diáfana da lua atravessando a janela e cobrindo-as de uma aura prateada... Baratas albinas? Urgh!


Tem uma "barata saltadora" que vive na Table Mountain, na África do Sul. A particularidade dessa espécie é que suas pernas traseiras são extremamente modificadas, até parecerem as de um gafanhoto. As pernas estruturadas desse modo permitem a essa barata escapar do perigo com saltos vigorosos e amplos, como fazem os gafanhotos. Antes dessa descoberta, as “baratas saltadoras” só eram conhecidas na forma de fósseis do período jurássico.

Ouvi dizer que barata tem cheiro. Elas possuem uma secreção repugnante liberada por glândulas, a qual tem um odor nauseabundo característico. Nunca senti esse odor já que eu paro de respirar instintivamente quando escuto ou vejo uma delas. Existe até nome para essa minha fobia: catsaridafobia. O medo faz as coisas parecem mais perigosas do que realmente são.  Sinto falta de ar, palpitação, por causa de um pequeno inseto que pode ser destruído facilmente – isso é – se formos rápidos o suficiente, é claro, porque elas são mais velozes que carros de Fórmula 1. Imagine uma barata sem cabeça driblando você...  E se ela erra a direção e pensa que seu pé é a rota de fuga? Elas vivem até um mês sem cabeça e não sentem dor. 

Os homens dizem que é coisa de mulher. Não é não. Faça um teste, diga bem baixinho ao pé da orelha de um homem: “Querido, não se mexa, que tem uma barata subindo pelas suas pernas, e eu vou buscar o veneno lá na lavanderia”...


Simone Alves Pedersen nasceu em São Caetano do Sul e hoje mora em Vinhedo, SP. Formada em Direito, participa há três anos de concursos literários, tendo conquistado inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Tem textos publicados em dezenas de antologias de contos, crônicas e poesias. Escreve para jornal, revista e diversos blogs literários. Escreveu o primeiro livro infantil em 2008, o “Vila felina” seguido de Conde Van Pirado, Vila Encantada, Sara e os óculos mágicos, Coleção Pápum e Coleção Fuá. Para adultos lançou “Fragmentos & Estilhaços” e “Colcha de Retalhos” com poemas, crônicas e contos: http://www.simonealvespedersen.blogspot.com


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