Administração e Educação Corporativa

          


      O profissional do mundo corporativo, atualmente, está focado na aprendizagem contínua, a fim de conseguir se antecipar às exigências do mercado de trabalho altamente competitivo.
      A primeira universidade corporativa começou com a General Motors Institute em 1919. Em 1982 o GMI se transformou em uma escola independente e, em 1997, passou a ser conhecido como Kettering University.
      A Universidade Corporativa pode se definida como um “guarda chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidades a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização”.
      Nela existem várias pessoas ou entidades, os chamados stakeholders, envolvidos no seu processo de qualidade, transformação e melhoria. Pode-se citar a principal é a comunidade, principais clientes, revendedores, distribuidores e consumidores finais; outras organizações parceiras da Universidade Corporativa; outras universidades que dão o suporte para que esta funcione bem e possa no processo gerir conhecimento, estar bem qualificada. Além desses setores envolvidos, ainda existe os fornecedores, os colaboradores e as terceirizadas, também conhecidas como outsourcing.
O objetivo principal de uma Universidade Corporativa é que se evite a perda de competência e eficiência do funcionário perante a empresa. Se presa pela capacitação técnica, cultural e profissional desse colaborador e de sua capacidade profissional.
      Com o surgimento dessas Universidades Corporativas, as empresas estão conseguindo se tornar mais flexíveis. Estamos diante da Era do Conhecimento, em que se exige uma renovação constante do aprendizado e em que a informação adquire um valor sem precedentes, qualificando as pessoas para a ascensão no mercado de trabalho, tornando-as mais empregáveis.
      A missão geral desse modelo de estudo consiste em formar e desenvolver talentos humanos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento por meio de um processo de aprendizagem ativa e contínua.
  Os Principais objetivos da elaboração e solidificação de uma Universidade Corporativa corroboram com a difusão da ideia de que o capital intelectual será o fator de diferenciação das empresas no próximo milênio e que o despertar dos talentos humanos serão a vocação para o aprendizado contínuo. Vale salientar que incentivar e estruturar atividades de autodesenvolvimento motivam e retém os melhores colaboradores, contribuindo para o aumento da felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável.
      Os princípios da Universidade Corporativa vem prover oportunidades de aprendizagem que dê suporte para a empresa atingir seus objetivos críticos do negócio. Há a necessidadee de se desenhar programas que incorporem os Três C´s: cidadania, contexto e competência. Estimular gerentes e líderes a se envolver com a aprendizagem, tornando-se também responsáveis pelo processo e utilizar a universidade corporativa para obter vantagem competitiva e entrar em novos mercados fazem parte desses princípios norteadores.
      As Universidades Corporativas são pró-ativas, com suas ações completamente voltadas ao ambiente de negócio de cada organização. Elas atuam no desenvolvimento de competências essenciais juntamente com seus colaboradores ou a seus stekholders. São inovadoras nas formas de entrega do conhecimento disseminando-o em qualquer momento e em qualquer lugar por meio da colaboração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Elas atuam no desenvolvimento e gerenciamento de ferramentas que propiciem de forma intensa a captação do conhecimento presente na organização e sua adequada disseminação, tanto para o público interno quanto externo, e fácil utilização sempre que necessário.
      A Universidade Corporativa não vive só de boas atitudes, pois existem alguns fatores críticos como em qualquer outra estrutura organizacional. Dos principais pode-se saber que o compromisso da direção da empresa com o projeto tem que estar alinhado com os objetivos finais. Compreender o âmbito de atuação da organização, ou seja, o que sua universidade deverá fazer, que tipos de produtos e serviços a empresa irá oferecer. Determinar o público alvo e qual a gama de produtos e serviços serão oferecidos. Utilizar parcerias de ensino seguidas de suas tecnologias de ensino, reduzindo assim gasto com implantação e criar uma estratégia de marketing e comunicação para a universidade.
      O que se pode falar é que uma Universidade Corporativa terá ganho, tanto operacional, estrutural, funcional, motivacional se não houver uma falta de comprometimento por parte da alta cúpula e isso chegar aos gestores de médio escalão. A incapacidade de desenvolver um elo entre a universidade corporativa e as metas empresariais da organização aos obstáculos a serem ultrapassados também a afeta. A falta de visibilidade da ênfase na aprendizagem e a principal de todos obstáculos é provar o “valor” que existe em uma Universidade Corporativa.

José Leonardo de Oliveira Rodrigues possui pós-graduação em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA (2011) e graduação em Administração com Habilitação em SIG pela FaSaR (2008). Atualmente é professor no curso de graduação em Administração na Faculdade Santa Rita (FaSaR), tutor presencial da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP) e professor de nível técnico da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, estatística, sustentabilidade, balanced scorecard e educação.

A Contemporartes agradece a publicação e avisa que seu espaço continua aberto para produções artísticas de seus leitores.

Ler Mais

Taiguara e sua música de resistência: coisas que os jovens devem saber


                                      Katia Peixoto/Shauan Bencks
Para os jovens músicos que se propõem a compor, executar instrumentos e lecionar, entender a riqueza da música brasileira é primordial. Em nossos estudos na Faculdade de Música da FACFITO, temos motivado este aprendizado com pesquisas voltadas para gêneros musicais que povoaram a mente e os corpos dos jovens das décadas de 1960, 1970, 1980, com seus festivais de músicas que revelaram grandes nomes da MPB.
Interessante dizer que muitos jovens já trazem, em seus referenciais musicais, uma grande diversidade de gêneros musicais que vão desde composições de Chiquinha Gonzaga, passando por mestres como Pixinguinha, Luis Gonzaga, Chico Buarque, Caetano e, no caso de Shauan,  Taiguara. Na coluna de hoje, vamos relembrar um pouco do músico uruguaio, que veio para o Brasil aos 4 anos de idade, para mais tarde levantar a bandeira da revolução musical nas “(...)  Veias Abertas ‘da nossa grande’ America Latina”, parafraseando o grande escritor e jornalista, também uruguaio, Eduardo Galeano.
Confesso que fiquei surpresa quando meu aluno Shauan, do primeiro semestre, se interessou em reviver as melodias, as sonoridades, a energia e as letras de Taiguara. Com exceção do show no Sesc que reviveu as músicas de Vandré e Taiguara, há anos não ouvia falar deste grande músico que encantou os jovens das décadas de 1970 e 1980. Ao lado de Geraldo Vandré, Taiguara foi um dos compositores que dedicaram parte significativa de suas obras às canções de protesto. Também, Taiguara, carrega a marca de mais músicas censuradas, sendo considerado símbolo de resistência à ditadura militar. Músicas como, “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores”, Aroeira” e “Disparada”, entre outras, são hinos de tempos difíceis que os jovens de hoje não podem deixar de escutar. 
Fiquem agora com as palavras de Shauan e um pouco da música de Vandré e  Taiguara no show que houve no SESC Belenzinho em maio deste ano; “Vandré e Taiguara: Canções de Resistência”, com a produção musical de André Perine, outro aluno  faculdade que também já publicou nesta coluna. Ah, 
o André Perine também faz o violão neste video. Uau, fina flor....



“Caminhando e cantando E seguindo a canção Somos todos iguais Braços dados ou não Nas escolas, nas ruas Campos, construções Caminhando e cantando E seguindo a canção...Vem, vamos embora Que esperar não é saber Quem sabe faz a hora Não espera acontecer...”.


Taiguara
Shauan Lopes Bencks de Souza[i]



Enquanto o Brasil estava em uma fase complicada e difícil de sua história, o ápice do Regime Militar, um artista uruguaio, nascido em Montevideo, conduzia sua produção na direção da liberdade de expressão, da bandeira do viver intensamente, do respeito ao próximo, da consciência da necessidade da transformação de cada um, em busca de algo melhor.

Este era Taiguara Chalar da Silva (1945 – 1996), artista à frente de seu tempo, com uma visão ampla das situações nebulosas e das necessidades de mudança que todos precisamos passar para um amadurecimento amplo e não vinculado a nenhuma força superior estranha e conduzida por poderes não legítimos como os de um governo ou das limitações naturais de cada pessoa que não se questiona sobre possibilidades de ampliação de conceitos e reformulação de seus atos.

Era 1970, Taiguara já havia lançado seis discos, quando se inscreveu no V FIC (Festival Internacional da Canção) promovido pela TV Globo com a canção Universo do teu corpo, ficando em terceiro lugar e sendo reconhecido pelo público.

Esta canção ainda não constava em sua discografia, mas neste mesmo ano nasceu sua gravação, no famoso e talvez mais conhecido disco de sua carreira, o disco A Viagem. LP que situa, faixa após faixa, o posicionamento de Taiguara quanto a questões como o amor, a reflexão constante sobre o mundo que vivemos, sobre as diferenças sociais, sobre a mediocridade humana, e sugerindo em suas letras, ainda que nas entre linhas, que todos tenhamos um posicionamento mais crítico sobre tudo o que nos cerca.

O mundo sofria modificações em muitos sentidos e a música também se modificava, reafirmando, mas também ampliando, formatos já iniciados na década anterior, 1960, como na inclusão de instrumentos de música erudita no Rock and Roll, gerando diversos novos formatos como o Rock Progressivo, por exemplo.




O uso de novos timbres, ruídos e outras referências, não comuns para a época, começavam a povoar as composições musicais, não apenas no campo da música popular, mas também na música erudita. Experimentalismos aconteciam, artistas se descobriam e descontruíam realidades vigentes até então.
Taiguara não ficou atrás destas novidades, utilizando neste disco, A Viagem, novos sons e arranjos arrojados que misturavam estas referências inovadoras com formações orquestrais tradicionais, trazendo à tona canções com arranjos ricos em timbres e texturas diferentes que poderiam tanto agradar como causar estranheza por parte de seu público.
É bastante interessante que ao mesmo tempo, ainda que Taiguara utilizasse das novidades e inovações da época em suas canções e arranjos, ele não perdia a oportunidade de salientar a necessidade de não se perder as referências mais importantes, simples e singelas, como as referências familiares. Situação notada claramente em outra canção do mesmo disco, a canção intitulada, O Velho e o Novo, com participação de seu pai, o bandoneonista e maestro Ubirajara Silva, e também, na canção Gente Humilde, de Garoto, Vinícius de Moraes e Chico Buarque.


Taiguara morreu em São Paulo em 1996, vítima de um câncer na bexiga, nos deixando um vasto material gravado, embora hoje de difícil acesso para os interessados.
Referências Bibliográficas
Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. [internet]. Disponível em http://www.dicionariompb.com.br/taiguara. Acesso em 28 mai.2012.
Wikipédia. [internet]. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Taiguara. Acesso em 28 mai.2012.


[i] Shauan Bencks - Educador, músico, produtor, oficineiro de produção musical em homestúdio, e gestor de conteúdo Cultural para internet da Secretaria de Cultura de Osasco/SP. Está cursando licenciatura em educação musical na FAC-FITO em Osasco/SP, é responsável pelo site www.producaoarte.com e pode ser seguido no twitter como @producaoarte.


Kátia Peixoto é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italiano principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona no Curso Superior de de Música da FAC-FITO e na UNIP nos Cursos de Comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega.

Ler Mais

O HAIKAI E SEUS AFLUENTES



O Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como haiku. Segundo Harold G .Henderson, em Haiku in English, o haikai clássico japonês obedece a quarto regras:  Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas. Contém alguma referência à natureza, no sentido de ser diferente da natureza humana. 


O grande mestre desta arte é Matsuo Bashô (1644-1694). Ex-samurai, monge praticante do Zen e estudioso das escritas clássicas chinesas e japonesas, dedicou sua vida ao seu aperfeiçoamento espiritual e à escrita. Observações da natureza, impessoalidade, rapidez, síntese e transcendência deram um toque zen a esta forma de poesia.
No Brasil foram feitas algumas traduções de Bashô; no entanto, como o idioma japonês é feito de ideograma, a tradução literal torna-se impossível. Mas a beleza permanece.







“Velha lagoa 
o sapo salta 
o som da água”


“Primavera não nos deixe
pássaros choram lágrimas
no olho do peixe”

(Tradução de Paulo Leminski – Ed.Brasiliense - Matsuo Bashô – A Lágrima do Peixe – 1983 – Coleção Encantos Radicais )


“A nuvem atenua o cansaço das pessoas
olharem a lua”
Em cima da neve
o corvo esta manhã 
pousou bem de leve”

(Tradução de Millôr Fernandes – Kai-Kais – 1997)

Quando o haicai começou a ser feito no Brasil, ele tropicalizou-se. A primeira mudança visível foi a rima, não praticada originalmente. Isso já deu um jeitinho mais brasileiro ao poema. E também deixou de existir a necessidade do haikai tratar de observações da natureza e da impessoalidade.
O cartunista Solda cometeu esse haicai que considero genial:


"Faltou assunto
fiquei a sós
com o defunto"


Millôr Fernandes saiu com esse:

"O que me adiantaria 
comer Maria
se ninguém saberia?"



No meu livro “Bambus”, bashô o santo em mim:


"Blues morcego blues
diabo botando letra
na melodia de Deus"



O Baianárabe Waly Salomão criou:



"saudade
é uma palavra
o sol da idade
e o sal das lágrimas"



Gostei tanto da brincadeira de rebuscar os haicais, que tive a curiosidade de verificar o que tenho em casa de livros de poetas “haikaistas” brasileiros. Verifiquei que, ao tropicalizarmos o zen, brotaram uns haikais bastardinhos bem zenvergonhas, porém deliciosos! Dos livros que tenho, peguei dois poemas de cada. Mergulhe !



Ricardo Silvestrin:

"Oswald
pôs o pau do
Brasil pra fora"


"Porta de escola
eu sentado
dentro de mim"
                           





Jaques Brand:

"Muro caiado
Ah meu amor de olvido!
Muro caído Ah meu amor de enfado!"


"um tigre
dois cisnes
três signos"



Edu Hoffmann:

"memória rã
meu micro sóft!
na lagoa
poeta nua
no moon
da lua"


Alice Ruiz:



"o ai
quando o filho
c
a
i"




"que viagem
ficar aqui parada"



Paulo Leminski:


"isso aqui
acaso
é lugar
para jogar sombras?
coração
pra cima
escrito em baixo
frágil!"


Mario Flecha:



"pela manhã
o quarto desarrumado
ainda o sonho das filhas"



"inverno
naquela manhã eu e vovô
enterramos meu cachorro"



João Ângelo Salvadori:


"tudo parece pouco
mal o dia amanhece
quero outro
olhos cheios de mar 
me estico na cama
e fico boiando"



Mário Prata:

"a lua no cio
os elefantes caminham
na beira do rio
lençol vermelho
lua branca
no travesseiro"




Hekena Kolody:


"persigo um pássaro
e alcanço apenas no muro
a sombra de um vôo"












"de grinalda branca
toda vestida de luar
a pereira sonha"



Solda:

"Bashô, Busson e Issa
o resto
é pra encher linguiça"



"Bashô, meu pai
conceda-me
apenas um haikai"


Thadeu Wojciechowski:


"pra pai
até que levo jeito
pra mãe
não tive peito"




"a canção que soa
tem o coração do vento
que me sopra à toa"



Sérgio Rubens Sosséla:


"uma andorinha
s o l
faz verão!"




"a esperança
de você viver comigo
dourou um dia inteiro"







Jack Kerouac:


"eu, meu fumo
minhas pernas dobradas
pra lá de Buda"



"tem nada lá
só porquê
eu não quero"



Valnei Andrade:



"o sol na rua se movimenta
o menino sentado olha
o velho em câmera lenta"



"traço de nanquim
bashô pinta só
plantas no xaxim"



João Ângelo Salvadori:


"rigor do ofício
tudo que não seja haicai
é um desperdício"



"lua errada
revirei toda a noite
e nada"





mais alguns avulsos...


Paulo Franchetti:


"ao virar a esquina
saindo detrás do prédio
a lua cheia"







Yosa Buson:



"frescor
a voz do sino
quando deixa o sino!"



Teruko Oda:



"noite de verão
na janela envidraçada
cabe a lua cheia"



Paulo Leminski:

"tarde de vento
até as árvores
querem vir para dentro"


Thadeu Wojciechowski:


"conversa de passarinho
por ninharia me sinto
um estranho no ninho"



Issa Kobayashi:


"caracol,
docemente, docemente
escala o Fuji"


Yosa Buson:


"halo de lua:
não é o aroma da ameixeira florida
nascendo no céu?"




Solda:


"primavera
ainda esta semana
cometo um ikebana"



Edu Hoffmann:


"vem de longe
d i v a g a r
se vai ao monge"





Barbara Lia:


"No galho alto
pássaro bicou a paina
Repercutiu neve"



"Não dá para respirar
lambendo meu coração
O ar agora arranha"



Lisa Carducci (Québec):



"durante teu sono
brinco com as nuvens
e nem percebes"


André Duhaine (Québec):


"nos vidros
marcas de dedos e narizes
observam a chuva"




Jeanne Emrich: 


"seu jardim
meu jardim
a cerca no meio"











Pesquisa e texto: Edu Hoffmann, natural de Jacarezinho-PR. Poeta, jornalista, em Curitiba desde 1974. Autor dos livros: Trens, Rasantes, Sete Quedas da Paixão e Bambus.


Fotos e ilustrações: Google.
















Izabel Liviski é Fotógrafa e Professora de Sociologia, disciplina em que é Doutoranda pela UFPR. Pesquisadora de História da Arte, Sociologia da Imagem e da Cultura, e Linguagens Visuais. Escreve a coluna INCONTROS quinzenalmente às 5as feiras na Revista ContemporArtes.

Ler Mais

Escritora ministra oficina literária aos integrantes do Batuclagem


Na última quinta-feira, o Projeto Batuclagem nas Escolas/ PROEX/ UFABC e eu recebmeos a escritora de livros infantis e adultos Simone Pedersen, também nossa colunista da Contemporates que escreve a coluna Bar Contemporartes há 2 anos. Ela veio de Vinhedo especialmente para oferecer uma oficina de criatividade para os alunos da UFABC que fazem parte do projeto de extensão Batuclagem e que estão elaborando 6 livros para crianças cujo tema é a Educação Ambiental e que será lançado ainda esse ano. Os livros serão adaptações de fábulas e contos infantis, tanto da literatura universal quanto do folclore brasileiro. Entre eles, estão a lenda do Curupira, o protetor das florestas e a Chapeuzinho Vermelho, que como uma menina apaixonada pelo planeta se torna Chapeuzinho Verde.
De maneira leve e lúdica, Simone contou diversas histórias aos alunos e mostrou parte de sua riquíssima obra, que contem também livros com foco no meio ambiente como o Vila Encantada. Além disso deu muitas dicas da parte empresarial e mercadológica necessária para se fazer um livro para crianças.
Agradecemos a presença de tão ilustre escritora e esperamos que encontros como esse se repitam...
Abaixo fotos da oficina.

Simone Pedersen em ação
O público interessado após ela abrir sua maleta mágico com 15 obras de literatura infantil.
As obras, entre elas, a que fala sobre educação ambiental, a Vila Encantada.
Alunos e mestra compenetrados.

Ana Maria Dietrich é coordenadora do Batuclagem e da Contemporartes


Abaixo, leiam também a linda crônica sobre a viagem de Simone Pedersen à Santo André.

O CAMINHO DO PASSADO

Simone Pedersen

Hoje fiz uma viagem diferente. Sai de Vinhedo, interior de São Paulo, e segui para Santo André, pelo Rodoanel. É um caminho bem mais longo. Mesmo assim, eu o prefiro, por ser mais poético – sem contar o menor trânsito.

A princípio me chamou a atenção o encontro dos céus. Próximo da região de Osasco, a poluição tingiu o céu de cinza. Pelo retrovisor, avistava um tapete verde e céu azul claro, lindo, límpido. A minha frente, um céu triste e doente.
Segui cantando com Emma Schapplin, enquanto focava na paisagem mais do que no céu que tossia fumaça. Quando atravessei a Represa Billings, o céu voltou a sorrir e o Sol agradecido jogou purpurina sobre suas águas, que cintilavam como estrelas no mar da noite. Do outro lado da ponte, a Sombra ficou enciumada e deitou-se sobre as águas. Ela também queria ser admirada, e para fazer-se notar, não se importava com a tristeza de quem olhava das margens do lado direito. O Sol percebeu e decidiu esperar. O Tempo cura todos os males, pensou. Pacientemente os ponteiros do relógio marcharam pela rodovia e quando o Meio-Dia chegou para almoçar, o Sol havia movido para o centro do céu, de onde pode aquecer a Sombra com um abraço morno. A Sombra ficou envergonhada. Tentara brigar, mas como para brigar precisa de dois, não havia conseguido. Percebeu que mesmo não sendo tão bela, tinha lá os seus valores. Com o Sol alto e quente, embelezando a paisagem, as pessoas correram para o cantinho no qual ela havia se recolhido, para desfrutarem de seu frescor.
Continuei feliz por terem resolvido suas diferenças, sentido Mauá. Nunca havia feito esse trajeto, mas sabia que aquela era a direção. Quando jovem, morava em São Caetano e conhecia bem a região. No final da rodovia, segui as placas até entrar em uma avenida que logo reconheci. Não, não poderia ser. Aquela era a avenida que levava a casa de meus falecidos avós paternos. Parque São Vicente, sim o bairro onde frequentei todos os domingos durante tantos anos. Minha avó fazia macarronada e pasteis de carne, com sobremesa de pudim de leite. Recordei imediatamente daquelas ruas sem asfalto, onde sujei meus sapatos de barro, quando ainda estavam formando o bairro. Minha avó morava em uma casa deliciosa, e tinha no jardim da frente um cacto imenso, mais alto que a casa, que florescia ocasionalmente.
Sem que percebesse, comecei a chorar no volante. Imagens de minha avó na minha infância, forte e cozinhando, confrontavam as imagens dela no final da vida, tão pequenina que mais parecia uma menininha. E meu avô, alto e forte, pareceu-me extremamente frágil quando o vi pela última vez, deitado em sua cama, despedindo-se da vida aos poucos, enquanto a doença má o consumia. Naquela tarde, eu também chorei sentada na cama dele. Chorei por aprender tão cedo, que a vida é imprevisível. Que a Morte veste mesmo uma túnica preta que borra todos os nossos sonhos.
Logo à frente vi a churrascaria onde às vezes almoçávamos, “Estrela do Sul”, hoje totalmente reformada e com o nome “Churrascaria dos Pampas”. Vi-me pequenina, com 6-7 anos de idade, insistindo em me sentar no cadeirão de bebê no qual eu mal cabia. Talvez eu já pressentisse que crescer nem sempre é uma boa ideia. Se eu continuasse pequena, meus avós ficariam ao meu lado para sempre. 

Simone Pedersen é colunista da Contemporartes e premiada escritora.




Ler Mais

Abraçar o capeta


http://www.youtube.com/watch?v=bIlLq4BqGdg
“Every single night’s alright, every single night’s a fight and every single fight’s alright with my brain” (“Toda noite está tudo bem, toda noite é uma luta e em cada luta está tudo bem com o meu cérebro”) – com estas palavras, Fiona Apple segue rumo ao fim da música “Every single night”, primeiro single do seu novo álbum de grande título e abreviado por “The idler wheel...”. Após estes três versos, a cantora repete em tom de um sussurro intenso que “I just want to feel everything” (“Eu só quero sentir tudo”). Como transformar uma canção que gira em torno dos demônios que habitam a nossa mente e existência, não apenas durante a noite, mas talvez mais presentes nesse momento em que supostamente deveríamos nos encontrar nos braços de Morfeu, em um videoclipe?

A primeira imagem dos três minutos e meio de videoclipe já se coloca como o dedo que dá o primeiro empurrão numa longa fileira de dominós: a cantora aparece de olhos fechados, ao passo que uma mão arruma um polvo cenográfico sobre sua cabeça. Essa espécie de barreira transparente entre “ficção” e “realidade” é central à narrativa aqui proposta já que a todo o momento a direção de Joseph Cahill coloca em primeiro plano os artifícios da linguagem audiovisual – seja através de efeitos digitais pixelados, seja através da presença da equipe de iluminação que se transforma em um discreto grupo de dançarinos. Nenhum ato se dá de modo falsamente espontâneo e o valor de palavras como “consciente” e “inconsciente” é questionado.



Assim como a sinuosidade dos tentáculos de um polvo, os movimentos de câmera em sequência soam estranhos, assimétricos, bruscos talvez. Mas poderíamos dizer algo diferente sobre as dúvidas que pairam sobre as nossas mentes no momento anterior às decisões que tomamos? Essa instabilidade da imagem não seria proporcional ao nosso desejado e diário encontro com o sono, este momento em que entregamos nosso corpo ao encontro do inesperado e a caixa craniana se torna um palco onde sonhos e pesadelos são encenados?

Nosso cérebro é como o labirinto do Minotauro: sua matéria é arenosa e está prestes a se dissolver, assim como qualquer peça sabidamente ficcional e/ou mitológica. De todo modo, porém, não é de nosso desejo nos desfazer do lugar onírico e mais confortável em que este nos coloca, uma espécie de fuga do real. Neste sentido, o fato da cantora aparecer ao lado de um Minotauro e mesmo abraça-lo ao final desta sucessão de imagens pode vir a ganhar uma outra leitura: entremos nos labirintos e façamos a substituição da batalha contra os demônios por um abraço - abracemos o capeta.



Esse extenso número de amarras dos polvos também pode ser comparado metaforicamente às cordas que sustentam uma marionete. Não à toa, em diversos momentos do clipe, luzes, tal qual lasers, saem do corpo de Fiona Apple. No lugar de controlar seus movimentos, estas cordas se projetam pelo espaço como um asterisco deixando suas pontas soltas para que o espectador as una de algum modo ou creia em uma espécie de aleatoriedade “surreal” quanto à captura e edição de imagens.



Estas retas são as mesmas que protagonizam o relógio presente no videoclipe e também em outro tic-tac nem tão distante, no curta-metragem “O cão andaluz”, de Luis Buñuel e Salvador Dalí, de 1928. Estes ponteiros são os que aparecem de modo literal através do título do filme de Stephen Daldry, “As horas”, de 2002. Como não se lembrar da sequência em que a personagem de Julianne Moore, Laura Brown, vê seu quarto ser inundado por dúvidas?

A estrutura mecânica que possibilita o funcionamento de um relógio à semelhante àquela que torna possível uma caixinha de música. “Every single night” tem sua estrutura melódica baseada nestas composições feitas para pequenos objetos.  Através de seu canto somado à profusão de imagens de seu videoclipe, mais fechaduras do que chaves, nos colocamos ao seu lado e bailamos em torno de nosso próprio eixo. Em círculos, iludimos nossos cérebros e dizemos que “está tudo bem”.






Raphael Fonseca é crítico e historiador da arte. Doutorando em História e Crítica da Arte pela UERJ. Bacharel em História da Arte pela UERJ, com mestrado na mesma área pela UNICAMP. Professor de Artes Visuais no Colégio Pedro II (RJ). Curador de mostras e festivais de cinema como “Commedia all’italiana” (Caixa Cultural de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, 2011) e "Cinema pós-iugoslavo" (Caixa Cultural de São Paulo, 2012). Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
Ler Mais

ZipZapUi! Entrando areia!



ZipZapUi!


Entrando Areia!


Abraços Literários e até +.


Ler Mais

Momentos de tietagem

:


Gostaria de aproveitar que nesse mês comemoraremos o Dia Nacional do Escritor, para fazer uma homenagem e mostrar meus momentos de tietagem aqui. Eu não gosto de tirar fotos com pessoas, simplesmente porque são famosas, ou qualquer coisa do tipo. Tiro fotos com quem eu gosto ou admiro.

Por isso, gosto de tirar fotos com escritores, aqueles autores de livros que me encantaram, que mexeram comigo. Foi assim que tirei essas duas fotografias.

A primeira, com o Pedro Bandeira, foi durante a Bienal de Livros em Curitiba. Eu estava participando de um Congresso. Meus amigos e eu apenas dêmos uma passada na Bienal, não tínhamos esperança de encontrar o Pedro Bandeira, porque de acordo com a programação, a palestra dele era um dia anterior. Mas, tivemos sorte e esbarramos com ele na entrada do evento. Ele foi simpático, atencioso e desde então, a minha admiração por ele só cresceu.



Vocês já leram Pedro Bandeira? Ele é autor de livros infanto-juvenis que fizeram a minha infância e adolescência serem muitos mais divertidas e cheias de aventuras. Os meus livros preferidos dele são: "A Marca de uma Lágrima" e toda a coleção dos "Karas".

A segunda, com John Boyne, foi durante a Bienal do Livro aqui em São Paulo. Eu fui, exclusivamente, para a palestra que ele iria ministrar. Depois da palestra ele fez uma sessão de autógrafos e como a fila era imensa, ele não pode ser tão atencioso ou simpático como o Pedro Bandeira. Mesmo assim, o meu sorriso já demonstra o quanto o meu livro novo se tornou muito mais precioso para mim.



Os livros do Jonh Boyne são bem mais recentes e me encantaram em um momento diferente. Eu já era adulta quando li o primeiro livro dele, “O menino do pijama listrado”. Depois desse, comprei todos os outros que ele lançava aqui no Brasil: “O garoto no convés”, “Noah foge de casa” e o meu preferido, “O Palácio de Inverno”.

Ainda existem muitos outros autores que pretendo tirar fotos e cumprimentar pessoalmente, dizer que os admiro e tudo mais. E quando isso acontecer, com certeza eu vou compartilhar aqui. Mas, enquanto isso, guardo essas fotos e os livros dentro do meu baú de tesouros. 


Ana Paula Nunes é jornalista, Especialista em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Coordena a Comunicação da Revista ContemporARTES.


Ler Mais