quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Homenagem aos colunistas Contemporartes 2010

Prezados leitores e amigos,
Fim de ano se aproxima e com ele todas as comemorações festivas de Natal, Reveillon, amigos-secretos. Aqui pela Contemporartes temos muito a comemorar. Nesse ano, a ideia que nasceu como um blog para publicar poemas, se transformou em uma revista com ISSN que já chegou à 38a. edição e que conta com 16 colunistas que trabalham a cada dia para fazer um produto diferenciado dentro do cenário cultural brasileiro.
Eles trazem seu talento para a revista fazendo arte ou refletindo sobre a produção dessa. O paranaense Altair de Oliveira entrevista e comenta novos e velhos poetas. Como grande escritor que é, sua interlocução nesse meio é maravilhosa, transita por entre os talentos, colhendo suas impressões de cada um deles. Geraldo Trombin, de Americana (SP), publicitário e escritor, traz plasticidade e contemporaneidade aos seus escritos com grafismos arrojados. Ambos tecem com grande criatividade o tecido de nossa Segunda Poética - Altair com a Poesia Comovida e Geraldo com o Uni.verso.
Alyne Vilaça, Simone Pedersen e Abílio Pacheco compõem o trio que serve muitas doses de poesia, crônicas e contos aos nossos leitores. Embriagam-nos com sua sensibilidade. O coquetel da bailarina de Rio Claro Alyne mistura música, dança e sinceras reflexões sobre a vida. Já Simone, grande escritora de Vinhedo (SP), nos presenteia a cada mês com uma inédita produção de conto. Indo para o Norte do País, diretamente do Pará, Abílio traz senso crítico e escreve crônicas sobre a realidade às vezes espinhenta de nosso país, mas sem perder o lirismo.
Direto de Santo André (SP), os pesquisadores da ferrovia paulista Demócrito Nitão Jr, Soraia Costa e Marina Rosmaninho desvendam os véus da Neblina sobre Trilhos. Para quem é apaixonado, interessado, estudioso é um prato cheio que eles oferecem em termos de pesquisa acadêmica, novos olhares e inquietações sobre nosso patrimônio ferroviário.
Izabel Liviski e Duda Woyda trilham pelos caminhos das artes visuais. A paranaense, fotógrafa e mestre em Sociologia da Imagem Izabel mostra suas belas produções e reflete sobre a produção audiovisual brasileira. Já o ator e pesquisador da dramaturgia carioca radicado na ensolarada Salvador Duda Woyda faz o bem sucedido casamento entre a linguagem musical com a linguagem imagética. Produz fotos sobre canções nos deixando boquiabertos com suas transcriações.
O carioca e pesquisador da dramaturgia Djalma Thürler navega pelas águas do teatro na nossa revista. Novas produções, críticas ardentes, enfim ele coloca toda sua energia e masculinidade em críticas sagazes e seu olhar perspicaz sabe captar além do olhar do mero espectador. Junto a ele, Katia Peixoto faz as vezes de crítica da Sétima Arte e nada escapa a sua mira, produções nacionais, internacionais, grandes cineastas, cineastas emergentes. Seu radar é potente e nós ganhamos com isso.
Rodrigo Machado e Vinicius Rennó andam pelos lados da Literatura brasileira, angolana e de outras nacionalidades. A dupla de estudantes de Letras da Universidade Federal de Viçosa (MG) nada deixa a desejar a seus mestres, a cada semana nos brindam com novas produções, novas críticas literárias, trazendo o olhar das novas gerações sobre grandes obras.
O Drops Cultural com a jornalista Ana Paula Nunes, de Guarulhos (SP), abre a semana com dicas culturais que saem do forno e reveza com o Espaço do Leitor que coroa a revista com produções inúmeras de leitores de todo o país, que chegam todos os dias às nossas mãos .
Enfim, aqui fica minha singela homenagem a essas grandes figuras que compõem o rico material humano dessa revista.
Que em 2011 continuemos nesse caminho tão agradável das Artes sempre com o verdadeiro espírito em equipe.

RETROSPECTIVA CONTEMPORARTES 2010

ABRIL DE 2010 - Contemporartes vira revista com ISSN.

MAIO DE 2010 - IV Encontro Nacional de Pesquisadores de Integralismo. Lançamento da 1a. edição da Contemporartes e da 5a. edição da Contemporâneos. Editores, colunistas se encontram em Juiz de Fora.




SETEMBRO DE 2010 - ENEARTE - A equipe da Contemporartes participa com a Mostra Científica Interativa - 14 vezes arte - composta de exposição iconográfica com os melhores textos de 2009 e com atividades culturais como sarau, exposição de filmes e vídeos e palestras em Ouro Preto-MG.



DEZEMBRO DE 2010 - Lançamento da 34a. edição da Contemporartes e da 7a. edição da Contemporâneos na JORNADA CULTURAL da UFABC. Contemporartes também participa com a exposição Contemporartes-14X Arte e com a elaboração de um sarau com danças ciganas.



Ana Maria Dietrich, historiadora e doutora em História Social, é coordenadora da Contemporartes junto a Vinicius "Elfo" Rennó.

6 comentários:

Marina Rosmaninho disse...

Obrigada ana!

22 de dezembro de 2010 às 12:51
Vinícius Rennó disse...

Falou e disse! =]
Boas Festas para todos!

22 de dezembro de 2010 às 14:23
Soraia O Costa disse...

É um prazer fazer parte desta equipe e trajetória!

Espero continuar a contribuir com a difusão cultural, além da missão de preservar a memória e os assuntos relacionados ao patrimônio ferroviário!

Muito obrigada a todos os leitores e agradecimento especial a coordenadora Ana!!!!

22 de dezembro de 2010 às 14:44
Unknown disse...

Agradeço participar do time!
Boas Festas!

23 de dezembro de 2010 às 14:05
discutindo educação e história disse...

Estou realizando meus primeiros passos academicos com a sua orientação e a possibilidade de expressar-me no Espaço do Leitor foi muito gratificante. Um grande abraço a todos vocês, com desejo de muito trabalho e saúde para 2011.

23 de dezembro de 2010 às 16:54
Fanzineviagens disse...

Obrigada Ana, estou feliz por fazer parte da Contemporartes.
Beijos a todos. Boas festas e boas férias....

Katia peixoto

23 de dezembro de 2010 às 22:15

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.