"E então?"





“E então?”. Esta pergunta pode suscitar muitas e diversificadas respostas ou podem até mesmo levar o leitor a pensar que o escritor da matéria está meio louco. O objetivo desta pergunta tão curta e simples com suas duas – atenção, somente DUAS – palavras é levar o leitor, interlocutor a pensar em algo que pode ser mudado, mas que não muda ou ainda em uma luta empreendida por justas, justíssimas causas e que ninguém se atenta.



Esta pergunta não foi originada do meu pensamento e dos meus questionamentos, mas levou-me a questionar bastante coisa em um mundo globalizado no qual em alguns lugares observa-se que o vocábulo LIBERDADE, não passa de pura fantasia. Para entenderem melhor meus propósitos, transcreverei abaixo o poema “Meninas e Meninos” do timorense Fernando Sylvan:



Meninas e Meninos

Todos já vimos
nos livros, nos jornais, no cinema e na televisão
retratos de meninas e meninos
a defender a liberdade de armas na mão.

Todos já vimos
nos livros, jornais, n cinema e na televisão
retratos de cadáveres de meninos e meninas
que morreram a defender a liberdade de armas na mão.

Todos já vimos!
E então?


Este poema, especificamente, trata da luta de Timor Leste pela independência. Podemos estendê-lo às guerras também de independência que ocorreram em todo o planeta.



Observamos este tipo de combate ao nosso redor constantemente – por exemplo, a batalha contra a ditadura de Mubarak no Egito. Vamos nos deter, principalmente, no título e nas imagens que meninos e meninas, enfim, crianças, nos suscitam. As guerras, não importa quais, atingem a todos os cidadãos de qualquer localidade, castram direitos, liberdade, a voz de um povo. Da mesma forma age uma ditadura, um regime totalitário. Crianças são os seres humanos que conhecemos mais vulneráveis a ataques, que mais sofrem com conflitos e que muitas vezes não entendem direito o que se passa, porém, mesmo assim compreendem que devem lutar para ter o direito de existir, de ter voz no mundo em que vivem, de expressarem-se. O poeta escritor de “Meninas e Meninos”, utiliza-se da ideia de fragilidade em torno da criança, para chamar atenção a todos em relação às atrocidades que acontecem e para as quais muitos somente cruzam os braços.


Todos nós tomamos conhecimento destes acontecimentos, muitas vezes sangrentos, seja através de jornais, televisão, internet enfim, algum meio que sirva para comunicação. Vemos a injustiça a nossa frente, no entanto, nada fazemos. A pergunta feita ao final do poema é bem pertinente “E então?”: ficaremos somente como expectadores dos horrores? Continuaremos a permitir que as pessoas sejam mortas injustamente? Aceitaremos o fato de que a liberdade do outro inexiste?



Aqueles que gostaram do poema e queiram saber de onde foi retirado vale conferir: Primeiro livro de poesia: Poemas em língua portuguesa para a infância e a adolescência.





Rodrigo C. M. Machado é Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.



Ler Mais

Profissão: Cineasta


O russo Sergei Eisenstein, cara e cabelo de cineasta.

Até pouco tempo atrás, era comum ver alguns membros de famílias tradicionais brasileiras optarem por determinadas profissões. Para a conservação do “status quo” familiar, era imprescindível ter médicos, engenheiros e advogados. Num passado ainda mais e mais remoto, o professor também poderia fortalecer este status. Os diplomas nas paredes dos consultórios, casas ou escritórios, explicitavam a capacidade intelectual familiar e, em geral, esses bacharéis eram chamados de doutores. Essas profissões contribuíam para manter a condição economicamente privilegiadas dos membros, que exerciam suas profissões na comunidade. Lembro-me de ter presenciado um pouco desses costumes e de ter visto o  lado nefasto dessa prática. Muitos jovens deixavam de lado suas vocações para seguirem os mandamentos da família, trilhando carreiras das quais não se encantavam.

Hoje isso ainda acontece, evidentemente que com menor intensidade. Muitos pais preferem que seus filhos se formem em cursos de ciência da computação, informática, negócios e outros tantos que lhes pareçam mais rentáveis. Na verdade sabemos que muitas profissões que reinarão no futuro próximo ainda não foram catalogadas como tal; e tem mais, exercer a medicina, a engenharia ou direito nos tempos modernos exige muito mais do que ter cursado uma faculdade e que ser médico, engenheiro ou advogado não é garantia alguma de sucesso profissional e econômico. Nesse sentido as coisas mudaram e muito, as profissões são mais múltiplas e complexas, exigindo diferentes habilidades de quem as prática.
Sinônimo de status 
Mas como encarar essa situação? Um adolescente diz ao pai: Papai, quero ser um cineasta. Talvez ele, o pai, muito lúcido diga: Cineasta, como? Pra que ser cineasta? O que faz um cineasta num país como o Brasil? Filho, aqui não é Hollywood? E ser cineasta é profissão?
Mas ser cineasta tem um charme, uma coisa de Cult, de “virado”, de encantamento. No entanto fazer cinema no Brasil é complicado. Primeiro é preciso aprender o ofício, as técnicas, as linguagens; depois é preciso ter uma ótima idéia, fazer um roteiro que irá concorrer com muitos outros em editais de concursos de B.O. (baixo orçamento). Caso o roteiro seja contemplado, o prêmio em dinheiro deve ser dividido em varias partes: produção, atores, equipe técnica, edição e, posteriormente, mas não menos importante, distribuição do filme. Distribuição é um problema muito sério pois se ela não for bem realizada pode botar tudo a perder, afinal um filme é feito para ser assistido por muitas pessoas. Qual a sala de cinema do Brasil que está interessada em exibir filmes de estreantes, sejam curtas, médias e até longas metragens? As Mostras? Mas será que elas são suficientes para que o filme seja visto por um número significativos de pessoas?

Paulo Emilio Sales Gomes
Cinema pode ser um negócio e aqui no Brasil temos pessoas interessadas nele. Bruno Wainer, filho do jornalista Samuel Wainer e da colunista Danuza Leão é um desses distribuidores que tenta fazer o cinema brasileiro virar um negócio de milhões. Ele é dono da Downtown, que colocou no cinema 32 longas como, “De Pernas pro Ar”, “Chico Xavier”, entre outros. Ele também está por trás de alguns fracassos de bilheteria como: “Lula, o filho do Brasil” e “Salve Geral”. Ele diz: “Não existe filme de sucesso sem a GloboFilmes”. Também já distribuiu alguns filmes autorais como: “Ação entre Amigos” de Beto Brant, “O Céu de Suely” de Karin Ainouz e “Estomago” de Marcos Jorge. Fazer do cinema um negócio é um desafio e tanto para o cinema nacional.  Filmes de grande bilheteria geralmente estão relacionados a algo que os telespectadores brasileiros conhecem: artista globais consagrados, temas que passam em telejornais (preferência aos de violência) e assim por diante.
Lula, O filho do Brasil- fracasso de bilheteria - Downtown
Chico Xavier - Sucesso da distribuidora Downtown

Mas para dar emprego aos profissionais do cinema: roteiristas, maquinistas, fotógrafos, câmeras, editores, montadores, produtores e outros, o cinema precisa ser levado a sério e não somente ser um adorno do país. O incentivo dos governos federal, estadual e municipal precisam ser maiores, tanto no que diz respeito a produção como a distribuição. Já está em tempo do nosso Brasil ter salas de cinemas nas escolas, nas comunidades, nos clubes e o espaço onde o filme será exibido deve ser acolhedor. Que carência de salas temos em nosso pais! Cinema é arte, precisa de seu espaço de discussão. Seria bom se nossos adolescentes não precisassem passar horas e horas em shoppings, muitas vezes sem comprar nada e sem fazer nada também,  por falta de lazer e entretenimento e pudessem estar ocupando salas de cinema para discutir, ver, rever e falar sobre nossas realidades mostradas nas telas. Quando o Brasil vai fazer jus ao título de maior pais da América Latina? E ter um plano de educação e cultura decente?

Os Governos precisam ficar atentos a essa realidade abrindo salas – cineclubes autorizados - que possam exibir filmes nacionais a preços populares para uma massa de brasileiros. Quando a televisão brasileira vai trabalhar junto com as produtoras de cinema? Brasileiro não gosta de música clássica? Não gosta de Villa Lobos? Quem ouve Villa Lobos? Onde? Só no parque Villa Lobos? Pra que sevem as praças da cidade? Os teatros municipais? E as escolas públicas?
Brazucah 

O ex-professor de História do Cinema Brasileiro da Escola de Comunicação e Artes de São Paulo, Paulo Emilio Sales Gomes, deu o pontapé inicial na década de 1930/40 com os cineclubes e incentivou a popularização do cinema nacional. 
Algumas iniciativas como a do cine Brazucah, http://www.brazucah.com.br/brazucah/site_brazucah.html  ou do cine mambembe colaboram com a divulgação do cinema nacional.

Cláudio Assis
Claudio Assis, diretor de “Amarelo Manga”, “Baixio das Bestas” e do “Febre do Rato”, que será finalizado em março, esteve na AIC (Academia Internacional de Cinema) dia 09 de fevereiro, em São Paulo, para discutir suas inquietudes com os alunos e os convidados. Que bom ver cineastas brasileiros que nasceram dessa inquietude, da vontade de mostrar e discutir a nossa querida Pátria Amada nas telas do cinema. 
Sabrina Areias e Sheila Maria publicaram uma resenha do filme Baixio das Bestas na Contemporâneos:
Baixio das Bestas - Cláudio Assis

“Baixio das Bestas (2007) expõe uma realidade desumana vivenciada na zona da mata pernambucana, onde um povoado sobrevive de forma miserável em torno da monocultura de cana-de-açúcar. Os habitantes da localidade não questionam a situação precária em que estão inseridos e se acostumam com a estrutura vigente e com o bagaço da vida que lhes resta. Sabrina Areias Teixeira  e Sheila Maria Doula  em Resenha para Contemporâneos 

O Brasil precisa que o cinema nacional possa ser visto por alunos da Rede Pública de todo esse nosso grande país, por alunos das universidades, donas de casa, pelos telespectadores, visto e discutido em seminários para que possamos mostrar o cinema para “um punhado de espectadores”.
Prestigiem o cinema nacional!


 Kátia Peixoto é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italiano principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona no Curso Superior de de Música da FAC-FITO e na UNIP nos Cursos de Comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega. 



Ler Mais

MADAME YEVONDE: "SER ORIGINAL OU MORRER"




Yevonde Cumbers Middleton (1893-1975) mais conhecida como Madame Yevonde, nasceu na Inglaterra.
Seu pai, um fabricante de tintas de impressão, apresentou à filha o fascinante mundo da cor. Foi incentivada pela própria família a ser independente, característica que vai desenvolver através de uma personalidade forte e determinada em construir o seu próprio caminho. Yevonde , ao contrário de suas contemporâneas, não tinha a intenção de passar seus dias numa sucessão de danças e grupos de teatro até que um marido "apropriado" surgisse.

Desde a sua adolescência era adepta do movimento sufragista, e foi uma radical defensora dos direitos das mulheres ao longo de toda a sua vida. Este movimento foi sem dúvida, uma força motivadora da sua carreira, levando-a mais tarde a explorar os diversos aspectos da sexualidade feminina e o seu papel na sociedade.

A escolha da sua profissão foi por uma obra do acaso: Yevonde respondeu a um anúncio para ser assistente de um conhecido fotógrafo. Apesar de não ter aceitado a oferta, ela decidiu o que queria fazer para o resto de sua vida e que lhe proporcionaria sua independência profissional e financeira: a fotografia. Tinha na época dezessete anos.

Antes de iniciar a sua carreira nos anos 20, trabalhou no atelier de Lallie Charles, a maior fotógrafa da alta sociedade inglesa da época. Lallie foi, sem dúvida, uma grande influência no trabalho inicial de Yevonde. Mas, aos poucos, ela iria encontrar o seu próprio estilo. A fotografia de aspecto vitoriano daria lugar a uma tendência irreverente e inesperada que surgiu no período entre as duas Grandes Guerras.

Acima de tudo, Madame Yevonde inovou na fotografia a cores. Nos anos 30, a fotografia colorida já existia, mas era técnicamente muito intrincada e considerada vulgar; só os anúncios publicitários utilizavam fotografias a cores. Para além de Yevonde, o único fotógrafo que se dedicou à fotografia em cores, na mesma época e de forma artística, foi Paul Outerbridge.

Mas Yevonde iria mais longe. Ela utilizava o processo Vivex e filtros para que a cor “explodisse” nas suas fotografias. Algo inédito para a época, o resultado eram fotos com cores saturadas e com um toque surrealista, lembrando os trabalhos de Man Ray. Porém seu estilo foi e continua sendo único.

Com as fotos da série As Deusas, ela encontrou a melhor oportunidade para combinar realidade e fantasia e para potencializar o uso da cor entregando-se plenamente ao experimento. Seu domínio técnico, visual e emotivo da cor era instintivo, o que a motivava a correr mais riscos em sua experimentação.

Seu interesse pela causa feminina traduz-se nos anos 30 numa exploração sobre como a mulher transgride seu papel social. Ela própria se reinventa sob a pele de vários papéis, como em seu famoso auto-retrato com a imagem de Hecate.
Ela também retrata uma gama de arquétipos femininos - reais ou imaginários - nesse período.

A série As Deusas, com 23 modelos ao todo foi a exposição inaugural de seu estúdio na charmosa e elegante área de Berkeley Square. Através desse trabalho, Yevonde continuou sua pesquisa das questões femininas ao identificar modelos históricos, cujos atributos, como a força, a coragem, o sofrimento ou o narcisismo podiam ser vistos e compartilhados pela mulher moderna.
Seu lema como fotógrafa retratista, era "ser original ou morrer".


Auto-retrato (1940) 


Série As Deusas- Europa (1935)



Série As Deusas (1935)




                                                     Série As Deusas - Medusa (1935)


Musa da História (1935)



Flora- parte 1


Costureira no Verão (1937) 


Manequim 


Sem título



           ******************* 








Izabel Liviski é Fotógrafa e Mestre em Sociologia pela UFPR. Pesquisadora de História da Arte, Sociologia da Imagem e Antropologia Visual.  Escreve quinzenalmente às 5as feiras na Revista ContemporArtes.
Ler Mais

Transformação sensível, do verde ao cinza. Perus, São Paulo.




O Movimento Artístico de Ocupação Urbana realizou quatro vistorias em 2011, numa fábrica abandonada no bairro paulistano, Perus. Esta vistoria é realizada para montar estratégias para ocupação do espaço que está em ruínas. Após vistorias convidamos artistas e ativistas em geral, para interagir no local, uma participação sem lideranças ou cartilhas, os partícipes são livres para desenvolverem qualquer que seja sua expressão, sua linguagem artística, o registro, ou até mesmo, a visita para contemplação do ato...

Um dos objetivos centrais do movimento é dar visibilidade e denunciar a problemática do abandono deste local que está ocioso para atender aos interesses da especulação imobiliária. Visamos estabelecer um diálogo entre a população, os moradores do entorno e com as organizações para apropriação e uso público.

Foto: Soraia O. Costa

Foi realizada uma pesquisa para entender a historicidade desta próxima intervenção na indústria de cimento desocupada, geograficamente localizada no extremo noroeste da cidade de SP, próximo de Caieiras, Cajamar, Santana do Paraíba e Barueri, no Bairro Perus. Este bairro surgiu em meados do século XIX, era um local utilizado como parada pelos tropeiros. O ambiente era dominado pela vegetação verde e passa a ser transformado, eis que se dá inicio de um novo cenário, a predominância do cinza. Visivelmente ocorre uma expansão urbana do bairro, que é impulsionada pela implantação da ferrovia inglesa São Paulo Railway Co. Ltd., iniciando um novo período econômico com a aparição de fábricas, comércio e o povoamento em maior escala.


Estação Perus
Foto: Soraia O. Costa
Antes da fabricação de cimento, em 1890, foi instalada a fábrica Companhia Melhoramentos, que plantou pinheiros e eucaliptos, transformando sensivelmente a vegetação nativa para atender as necessidades da produção do papel. Em meados de 1910, aumenta a procura pelo cal e cimento para abastecer a expansão da cidade de São Paulo e do Brasil. A exploração dos insumos passa a ser realizado de forma acentuada na região entre Caieiras e Cajamar, local que existe uma concentração da matéria-prima para a produção de cal e cimento, o calcário. Nesta conjuntura econômica favorável um grupo de proprietários criou duas empresas, uma para realizar a exploração de cal e outra para transportar o produto até a Estação de Perus.

Pinheiros e eucalipto
Foto: Soraia
No dia 05/08/1914, mesmo em meio ao período de guerra, foi inaugurada a Estrada de Ferro Perus-Pirapora (E.F.P.P.). Porém, ficou apenas em projeto a implantação ferroviária que ligaria Perus à cidade Santuário de Pirapora Bom Jesus, foi uma manobra, uma estratégia política para ser autorizada a concessão da construção do ramal, desviado para Cajamar por ser um local com grandes reservas de calcários. Em 1923, a empresa canadense Drysdale & Pease, se interessou para instalar a produção do cimento Portland no entorno da ferrovia SPR, próximo a Estação Perus. Os proprietários da Companhia Industrial e Ferroviária Perus-Pirapora (C.I.E.F.P.P.) formaram uma união com os interesses dos canadenses (Drysdale & Pease e Light and Power) é fundada a Companhia Brasileira de Cimento Portland, esta que no Canadá foi criada com o nome The Brazilian Portland Cement Company (B.P.C.C.). Era utilizado o calcário com muito magnésio, o que é considerado impróprio para a fabricação do cimento.

Em 1939, os principais acionistas da exploração de cal em Gato Preto saem da C.I.E.F.P.P. . Em 1951, o governo impõe o controle sobre os preços do cimento o que determina a Companhia de capital estrangeiro vender a empresa. Em novembro deste mesmo ano, de acordo com os interesses e privilégios políticos, o João José Abdalla compra a B.P.C.C. e a também incorporada a estrada férrea E.F.P.P., este conglomerado passa a ser chamado Companhia de Cimento Portland Perus.

Companhia de Cimento Portland Perus
Foto: Soraia
A fábrica de cimento chegou a ter cerca de 1500 funcionários e era a principal fornecedora do produto para a construção civil nacional. Em volta dela, foram construídas vilas operárias - a Vila Triângulo, Vila Fábrica, Vila Nova e alojamento para os solteiros - com água, esgoto e energia elétrica para atrair trabalhadores “qualificados” que exerceram funções tanto na pedreira quanto na fábrica. Em 1974, a Companhia passa a fazer parte do Patrimônio Nacional. Em 1978, a prefeitura do município de SP, adquire da União 370 alqueires e transforma-o num parque, o Parque Anhanguera, mas como nem tudo é assim tão simples e fácil, na Gleba A foi construído um aterro sanitário e o lixo se multiplica. Mesmo assim, ainda é um dos maiores complexos de preservação ambiental em área urbana, apesar das queimadas cada vez mais frequentes.

Fábrica de Cimento Portland Perus
Foto: Soraia 


Relata Sr Bartholomeu (presidente da Sociedade Amigos do Distrito de Perus), “Havia a equipe dos Pelegos, que eram os que furavam a greve, e a dos Queixadas, que eram os que brigavam. Em 10 anos de sucessivas greves, até irmão ficou contra irmão.” Os protestos dos operários da fábrica de cimento foram realizados, principalmente, contra a emissão de pó do cimento. O proprietário J. J. Abdalla não investiu na modernização da fábrica com a implantação de filtros e, em 1983, a fábrica ficou paralisada por falta de matéria-prima decorrente ao fechamento das pedreiras neste mesmo ano, entre outras questões políticas.

Detalhe no teto da fábrica, a formação de uma reação química provocada pelo pó do cimento
Foto: Melina R.

Com a fábrica cada vez mais paralisada, os funcionários também lutaram para a preservação do acervo, em 1987 e da Vila Triângulo, em 1989. Em março de 1980, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária faz a solicitação para a abertura do processo de tombamento do acervo ferroviário e seu entorno. Somente em 1987 foi assinado pelo CONDEPHAAT o decreto e assim consolidado o reconhecimento legal como Patrimônio Histórico.

Plano Geral da fábrica e ao fundo a ocupação do bairro
Foto: Soraia 
Outro fato que ocorreu no bairro e merece atenção, mesmo que em menor proporção foi a descoberta, em 1990, uma vala no cemitério Dom Bosco com 1049 ossadas soterradas de forma clandestina na época da ditadura militar.

*

Aponto algumas questões para uma possível reflexão:

O que adiantou este imóvel ser tombado?

Foto: Melina R.


Segundo o Condephaat, “Tombar significa registrar, num livro especial, as construções, monumentos, objetos, documentos e lugares pertencentes ao conjunto de bens identificados como os mais representativos do nosso cotidiano ou da nossa paisagem.
Os bens protegidos pelo tombamento não podem ser destruídos, mutilados ou descaracterizados, razão pela qual é necessária, para qualquer intervenção que se pretenda nestes monumentos, a prévia autorização do Conselho que analisa os respectivos projetos apresentados pelos interessados.”

Fonte: Clique aqui ou http://www.fccr.org.br/

Este imóvel está sendo preservado, protegido?

A população tem acesso a este espaço?

Na foto a água parece limpa:

Antigo depósito da Fábrica
Foto: Melina R.

Vídeo gravado dia 05/02/2011

*

Por reconhecer a importância econômica, política e social, a população luta para conseguir transformar em Centro Cultural a fábrica desativada e reativar a linha de trem - hoje é a única com a bitola estreita, 60 cm - e conta com um acervo de locomotivas inglesas, francesas, alemãs e canadenses. Em 2001, um grupo de moradores de Perus formou uma ONG, denominada Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC). Em setembro de 2000, receberam em empréstimo as máquinas e equipamentos ferroviários. Por meio da parceria com o CONDEPHAAT e a CPTM foi possível a obtenção de dormentes para a reforma da estrada férrea, mas ainda existe uma carência de subsídio para concluir os ideais.


Assim como a fábrica influenciou para a formação populacional da vila, a sua decadência reflete também na escassas condições de vida.
Foto: Soraia


Como já foi dito, a fábrica fica ao lado da Estação de Perus, as políticas públicas poderiam valorizar e reconhecer a importância deste local para o país, além do mais são muitas pessoas que transitam por lá e ainda temos o CEU de Perus, com inúmeras atividades que poderiam ser articuladas com a fábrica e com a estrada de ferro.

Entrada da fábrica.
Foto: Soraia


Segundo dados do IBGE, existem problemas de pobreza, desemprego e carência de infra-estrutura. Falta escola, unidades de saúde, ruas asfaltadas, iluminação pública, locais de lazer e práticas de esporte, sem contar que em alguns lugares não tem rede de esgoto.

Democracia funciona?
Foto: Soraia


Soraia O. Costa graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2009). Pesquisadora e documentarista do projeto "Transformação sensível, neblina sobre trilhos" que trata sobre a memória ferroviária de Paranapiacaba. Funcionária superintendente de operações e pesquisas econômicas do Intituto Brasileiro da Economia, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (IBRE/FGV-SP).
Ler Mais

Arte É Política!!!


Arte É Política!!!

por Aline SerzeVilaça

E Novamente aos Berros,

Com a voz sonoramente rouca, com o timbre um tanto quanto tremulo, num tom embargado, com os olhos pulsando com desespero, raiva e paixão,

Aos berros, num gritar altivo, com pausas dramáticas, gestualidade de líder, com o rosto vibrando, e o corpo emocionadamente tenso e enlouquecido

Em auto, bom som e o indicador apontando o céu, Grito à todos:

- Nosso sujeito de Luta que: Dança, Canta, Interpreta e Leciona, faz de nossos corpos e alma objeto, munição e gatilho para vivermos as lutas políticas. As manifestações culturais/ artísticas são políticas e estão a serviço das lutas. Movimentos, voz, textos, pincéis são armas que usamos e usaremos em militância. Que fique registrado que Arte é Política. E tenho dito!!!

E seria assim que Aos berros com a voz carregando até uma certa ironia, por ter que explicar algo aparentemente tão claro, tão óbvio, tão curiosamente simples, que afirmaria tais pólvoras no-va- mente.

Curiosamente pode parecer simples, mas não é. Feito pólvora a Arte pode pegar fogo, com labaredas de expressão entregue, verdadeira, visceral da carne. Pode inflamar toda uma população em seu fazer político.

Certa disso, justifico essa preguiça, essa vontade de não explicar no-va-mente, o cansaço nos ombros de ter que mais uma vez invocar o poder real da Arte diante dos céticos e dos homens de pouca fé.

Mas, também passo a entender que minha má vontade, é no mínimo injusta, porque vivemos em uma sociedade que programou essa lacuna.

O sistema acusa:

o modelo contemporâneo de homo sapiens estatisticamente em sua maioria apresenta a seguinte lacuna: a ausência da capacidade de enxergar:

Enxergar o real PODER da ARTE!

Agora veja você, ter que passar por esse nível de irritação logo no começo do ano, eu que sou apenas uma aspirante à artista. Justo eu, que sou apenas estudante.

Piadas a parte...

O discurso citado no quarto parágrafo, ali em cima, poderia ter sido proferido no maracanãzinho, em um trio elétrico na incrivelmente quente Ipanema, como fez aquela figura, digamos, interessante que atende como atual presidente da UNE no dia 21 de janeiro. Poderia ter sido jorrado em um palanque, showmício, mas sinto em dizer ele não foi dito, pelo menos não aos berros e tão pouco para tanta gente com tais sentimentos.

Mas foram dizeres inúmeras vezes repetidos em estado febril, com ligeira agonia da minha parte durante o CONEB – Conselho Nacional de Entidades de Base - e a Bienal de Arte da UNE – União Nacional dos Estudantes-, realizados no Rio de Janeiro no primeiro mês do ano.

Isso porque diante da sua extensa programação e caótica des- organização, durante o evento não houve debate proposto por alguém sem a tal lacuna citada acima, que abordasse a relevância da Arte enquanto ato político, enquanto manifestação dentro de movimentos políticos, enquanto poderosa arma de mobilização de pessoas, enquanto libertadora de populações alienadas, enquanto meio eficaz de derrubar a ordem estabelecida, como objeto educacional de incluir as pessoas nos grandes debates da sociedade que estão restritos nas mãos de alguns.

Agora lhe pergunto:

- Como um evento nacional, com mais de 4 mil estudantes, com aqueles que deveriam ser a elite intelectual do país, pode não tocar além da superfície na importância da Arte, ou ao menos, não se deu o trabalho de lembrar que Arte É Política???



Responderei com mais um questionamento:

- Será que é porque a organização do evento é a favor das lacunas????

Bom,

Deixemos o complô para mais tarde.

Feliz Ano,









Fiquem tranqüilos que na próxima coluna realmente vou contar detalhes do CONEB, da Bienal e o porque das fotos...



Grande Abraço,
Aline SerzeVilaça




Ler Mais