domingo, 29 de abril de 2012

Construindo o patrimônio a partir de um olhar cidadão




A presente matéria apresenta o trabalho de Educação Patrimonial e Ambiental realizado pela equipe do projeto Educação Patrimonial do Campo: guardiões da paisagem e da cultura. Tais atividades acerca da educação patrimonial são realizadas em municípios do entorno da fazenda Fortaleza de Sant 'Anna, que se estende por mais de quatro mil hectares, localizada próximo a Juiz de Fora esta fazenda é de grande representatividade para sua microrregião, por haver construído ao longo de dois séculos um rico patrimônio material como antigas instalações (capela, residências de moradores e áreas de beneficiamento dos grãos). Tem também um patrimônio imaterial por sediar, por exemplo, a Festa de Sant 'Anna. Dentro de seu perímetro, encontra-se ainda um sítio arqueológico explorado no início do século XIX por cientistas estrangeiros que visitaram o território brasileiro.
                        Fig. 1 – Casa de beneficiamento de grãos. Fachada frontal (foto de Márcio Carvalho, 2010)


 O objetivo principal do trabalho é resgatar e sistematizar através de processos educativos e coletivos o patrimônio histórico, cultural e arqueológico. Valorizar os conhecimentos dos sujeitos envolvidos e gerar, através do diálogo do saber acadêmico e popular, a consciência histórica e novos conhecimentos. Portanto, estão incluídos as cidades no seu entorno que são: Goianá, Coronel Pacheco, Rio Novo e São João Nepomuceno por suas relações históricas entre si e com as atividades da Fazenda.Assim como o Acampamento Denis Gonçalves que se encontra as margens da Fazenda.

 O público-alvo são os moradores do Acampamento Denis Gonçalves, membros do MST, nas cidades vizinhas, os professores das escolas da rede pública, assim como moradores que serão ainda selecionados para um trabalho de História Oral.
                   Fig. 2 – Capela da fazenda Fortaleza de Santana. Fachada principal (foto de Márcio Carvalho, 2010)


O projeto tem como metodologia, trabalhar com oficinas de Educação Patrimonial e História a partir dos princípios da Educação Popular e do trabalho com História Oral, propondo assim a criação, em comunhão com o público-alvo, de uma perspectiva autônoma do que é patrimônio e de que memória os grupos pretendem preservar para a posterioridade.
       Fig. 3– Oficina- Membros da projeto Educação Patrimonial e integrantes do Denis Gonçalves/ MST(foto de Márcio Carvalho, 2011)

Acreditamos que as ações de preservação e tombamento fazem parte da seleção da memória de um povo, dos marcos que serão lembrados de sua história, sendo constituinte de sua identidade coletiva. Assim, todos os indivíduos têm o direito de deixar marcas e de identificar-se com as marcas de seu povo na paisagem. Uma de nossas atividades já realizadas foi a oficina denominada Educação Patrimonial: A Construção das Identidades, que é parte do projeto de construção de uma consciência pela comunidade local de seu papel histórico na construção e na preservação do patrimônio material e imaterial existentes no local.
Fig.4 Oficina- Membros da projeto Educação Patrimonial e professores da rede pública de São João Nepomuceno(foto de (foto de Márcio Carvalho, 2011)

Sob a abordagem da Educação Popular, entendida como um processo, pensar em resultados em um projeto tão recente é difícil. Porém, a perspectiva patrimonial dos envolvidos já foi colocada em debate e, para um futuro próximo, as especificidades de cada comunidade, com modos diferentes de se relacionar com os saberes acadêmicos, revelarão os impactos causados por nossas atividades.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

CANCLINI, Nestor García O Patrimônio Cultural e a Construção Imaginária do Nacional. Trad. DIAS, Mauricio Santana. Revista do Patrimônio histórico Artístico Nacional, 1984.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
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FUNARI, Pedro Paulo A. Os Desafios da Destruiçao e conservaçao do Patrimonio Cultural no Brasil. Publicado em Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Porto, 2001.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
LACZYNSKI, Patrícia. Educação patrimonial. Disponível em: www.minc.gov.br. Acesso em: 5/jul./2002.
PELEGRINI, Sandra. Cultura e Natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Revista Brasileira de História, v. 26, n. 51, 2006. 



Márcio Francisco de Carvalho é graduando em História pela UFV (Universidade Federal de Viçosa). Bolsista PROEXT- Educação Patrimonial do Campo: guardiões da paisagem e da cultura. e-mail: mar.carvalho@yahoo.com.br

A Contemporartes agradece a publicação e avisa que seu espaço continua aberto para produções artísticas de seus leitores.

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