O Modernismo em São Paulo: diferentes perspectivas
A
cidade de São Paulo foi o palco das primeiras manifestações do Modernismo
brasileiro. Pensando nisso, proponho uma breve reflexão sobre o contexto
histórico da cidade nessa época. Em primeiro lugar, pensar o modernismo é
considerar a Semana de 22 e ainda o lugar que lhe serviu de anfiteatro: São
Paulo. Na cultura brasileira parece estar arraigada a ideia de centralidade do
modernista paulista. Desvairada pelo novo e pela velocidade, a cidade parecia ideal
para a consolidação de um movimento de ruptura com o passado. No livro Cenas de um modernismo de província:
Drummond e outros rapazes de Belo Horizonte (Ed. 34, 2011) o professor Ivan
Marques aponta a visão de alguns grandes nomes do Modernismo acerca da cidade
de São Paulo. Para Drummond “É de São
Paulo, terra admirável, onde há café e grandes indústrias, que nos vem o grito
do futurismo nacional” (2011, p.10). Questionando a pouca expressividade da
cidade do Rio de Janeiro no movimento modernista, Mário afirma que a cidade
estava ao mesmo tempo “pela sua atualidade comercial e sua industrialização, em
contato mais espiritual e mais técnico com a atualidade do mundo” (2011, p.
25). Para Alfredo Bossi a cidade “já entrara na era da máquina e das relações capitalistas”
(2011, p. 10).
Na visão de Marcia Camargos, a
modernidade de São Paulo, um dos principais centros comerciais e industriais do
país desde 1910, foi configurando-se por causa das levas de imigração, da
mentalidade industrial e da pluralidade étnica advinda dessa somatória de
fatores. De fato, observou-se um crescimento vertiginoso da população em um
curto espaço de tempo e, assim, mesclavam-se traços culturais de diferentes
origens. A industrialização e a excludente urbanização mudavam a fisionomia da
cidade, revestindo-a de um caráter carnavalesco que exprimia às transformações
porque estava passando. No texto Carnaval
na Babilônia, o historiador e professor Nicolau Sevcenko mostra a inusitada
excitação que marcou desde os seus primeiros dias, o ano de 1919 das ruas de
São Paulo. Ele aponta a felicidade coletiva dos habitantes que anunciava o fim
de calamidades que os assolavam, tais como: a epidemia da gripe espanhola, as
geadas intensas, as nuvens de gafanhotos, a Primeira Guerra Mundial e as greves
de 1917 e 1918. Nesse novo cenário as pessoas manifestavam-se eufóricas e
vibrantes. O alvorecer de um novo tempo tomou novas proporções que denunciavam
como um despropósito ridículo alguns antigos hábitos. No frenesi do Carnaval e
diante de toda essa exaltação “toda uma série de hábitos, físicos, sensoriais e
mentais, são arduamente exercitados, concentradamente nos finais de semana, mas
a rigor incorporados em doses metódicas como práticas indispensáveis da rotina
cotidiana” (SEVCENKO, 1992, p. 32). A cidade desvairada surgiu como uma grande
metrópole, com um ritmo acelerado de crescimento e potencialidades
incalculáveis de progressão futura. Sevcenko acentua que “a nova metrópole
emergente era um fenômeno surpreendente para todos, tanto espacialmente, por
sua escala e heterogeneidade, quanto temporalmente, tão absoluta era a sua
ruptura com o passado recente.” (1992, p. 40).
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Não é fortuitamente que a “cidade
grande mas provinciana” tornou-se palco das primeiras manifestações do
Modernismo brasileiro. A priori com uma forte economia cafeeira e, mais tarde,
com o desenvolvimento abrupto da indústria, São Paulo refletia um gigantesco
desejo de renovação. Havia um espírito cosmopolita e moderno que os tornavam
desejosos pelas novidades estrangeiras, pelas inovações.
Referências
Bibliográficas
MARQUES,
Ivan. Cenas de um modernismo de
província: Drummond e outros rapazes de Belo Horizonte. São Paulo: Ed. 34,
2011.
CAMARGOS,
Marcia. Semana de 22: entre vaias e
aplausos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
SEVCENKO,
Nicolau. Orfeu extático na metrópole:
São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia
das Letras, 1992.
A Contemporartes agradece a publicação e avisa que seu espaço continua aberto para produções artísticas de seus leitores.
1 comentários:
Parabéns por mais esta publicação! Você sempre mostra que é muito capaz de alcançar seus objetivos. Vai longe...
2 de setembro de 2012 às 22:17Postar um comentário
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