sábado, 22 de setembro de 2012

“Pro Dia Nascer Feliz”: A conscientização para a escola do futuro é a conscientização para um Brasil republicano




Pedro Bruno, "A PÁTRIA", 1905, óleo sobre tela, Acervo do Museu da República, Rio de Janeiro. Iconografia sobre a construção do sentimento patriótico de nação e de república. Mas, mais do que construção de símbolos, o Brasil do século XXI deve se esforçar em construir cidadãos que participam de valores republicanos, agentes sociais que se vejam refletidos nesse projeto nacional e não elementos excluídos dos processos históricos. O sistema de educação reflete as estruturas de conformação da relação de dominação e de exclusão social que espelham o longo caminho que o Brasil ainda deve percorrer para garantir a consolidação de valores republicanos, democráticos e  cidadãos no país


Caros leitores da  Contemporartes, hoje devo surpreendê-los quanto ao tema a ser desenvolvido na minha coluna, que foge do rol da agenda cultural e das exposições de arte. Sem a menor dúvida que minha grande paixão é atuar na área da cultura, sobretudo no campo das artes visuais. 

Minha grande ambição é ser uma grande compreendedora dos processos criativos que levam à gênese das artes e tive uma linda experiência em termos de amadurecimento humano enquanto ministrante de cursos e palestras sobre apreciação de obras de arte e história da arte.  

Quando se dá aula é uma  experiência engrandecedora, deveras valorosa, por poder travar contato com outros mundos, com outras visões, com outras realidades, é uma possibilidade de autoconhecimento, de superar barreiras psicológicas, sociais, culturais, pois as pessoas não são simplesmente receptáculos de informações, são dotadas de incertezas, preconceitos, medos, memórias, vivências, nem sempre gloriosas, uma vez que lidamos com nossos fracassos a todo momento, e  é nesse ponto em que o docente deixa de ser um agente detentor máximo do conhecimento para ser de fato pedagogo, um conciliador. Mais do que sensibilizar indivíduos pela arte, tarefa deveras hercúlea, o ato de educar requer um preparo integral das capacidades humanas, como visão, percepção, racionalização, catarse. Educar é humanizar o próprio ser humano, é humanizar-se também.

Recentemente fiz uma entrevista em uma escola para substituir uma amiga que não suportava mais o peso de ser professora, ou melhor, de ser uma mediadora de conflitos infanto-juvenis. Tratava-se de uma escola de bairro, em uma região periférica da Grande São Paulo, claramente um produto do fenômeno da ascensão da classe C no Brasil.  O fato desta camada de baixa renda brasileira estar ascendendo economicamente e desejar se distinguir socialmente não é ruim, muito pelo contrário, é positivo no campo das representações sociais, e espera-se que ao ganhar mais dinheiro e poder colocar os filhos numa escola particular seja um motivo de comemoração, algo  para se orgulhar, mas a realidade que pude constatar por meio do desespero e cansaço de minha amiga e dos comportamentos do alunado é desoladora, longe daquela realidade das escolas particulares de renome, de elite, e sim um espelho daquele mesmo sistema de ensino público falido e sucateado de que tanto tenebrosamente ouvimos falar. 

A agressividade e desrespeito dos jovens para com a figura do professor é um reflexo da derrocada de valores humanísticos, é um chamado para atentar à falta de perspectiva e à descrença que esta juventude tem em relação ao ensino formal como meio prepará-la para o desvelar do mundo adulto e, sobretudo, para adentar no universo do trabalho. Essa situação levou-me a refletir sobre as esferas da Educação no Brasil, e como esta revela aspectos ainda mal resolvidos da sociedade brasileira quanto à solidificação de valores republicanos no processo de democratização do país. Sobre esse assunto não há obra mais provocadora do que o documentário Pro dia nascer feliz.

Pro dia nascer feliz não é apenas um documentário que trata da realidade das escolas brasileiras nos grandes centros urbanos do Nordeste e do Sudeste, no ensino público e privado, é oretrato da Educação, e longe de romanceá-la, suscita a reflexão sobre a formação da cidadania em nosso país. de romanceá-la, suscita a reflexão sobre a formação da cidadania em nosso país. O filme executado de forma engenhosa do ponto de vista da edição, retrata de maneira corajosa o dia-a-dia das escolas e de seus personagens principais: alunos e professores; ao mostrar diferentes realidades dos jovens e educadores, com seus sonhos e frustrações e expectativas, muitas vezes num futuro incerto e com poucas opções, traz à tona a fragilidade do sistema.                                                                O diretor do filme, João Jardim, é um egresso da publicidade e da televisão, e cuja formação no jornalismo foi complementada na Universidade de Nova Iorque em cinema.

 O documentário de 2005 mostra aos brasileiros uma realidade que o Brasil não deseja ver. João Jardim dá o tom do seu filme logo nas primeiras cenas, quando faz um recorte de outro documentário feito em 1962, no qual o narrador indaga se a tal “juventude transviada” da época “saberá votar amanhã, saberá escolher os dirigentes da pátria, não carecia apenas de oportunidade?”. Sem dúvida o que falta aos jovens são as condições para  construir um futuro com dignidade, ter uma vida mais confortável para exercer sua cidadania. O próximo quadro dá um salto no tempo, mas os dados não são muito promissores: “44 anos depois, 97% das crianças em idade escolar entram na escola. Com o passar dos anos, muitos abandonam, 41% não concluem a 8° Série. Segundo avaliações promovidas pelo MEC, a metade dos estudantes do ensino fundamental não consegue ler ou escrever”.   É assim que o autor nos introduz em sua jornada pelo Brasil de diversas matizes, que ainda tem o ideal da educação como ponte para cidadania, mas tal trajetória tem muitos percalços.

A nossa epopeia pela educação - e busca pela cidadania – começa numa cidade de Manari, no interior de Pernambuco, contando um pouca da vida de Valéria, uma adolescente de 16 anos, que ama poesia e inspirada em Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira escreve seus próprios poemas. Seus belos versos traduzem as dificuldades de sua vida e seus sonhos, a dificuldade de viver em um município pobre do nordeste, com poucos recursos e em que a maior parte das pessoas retiram seu sustento da agricultura, quando não são castigados pela seca. A professora de Valéria não reconhece sua inteligência e sensibilidade, não lhe dá notas altas para o que escreve por deduzir que a menina os copia de algum lugar. A escola onde Valéria está matriculada fica a uma distância de 31 quilômetros de Manari, há um esforço muito grande para ir todos os dias à aula. A menina-poeta diz que sonha em estudar Turismo. A Escola Estadual A Escola Dias Leme, onde ela estuda possui condições muito precárias no que tange às condições sanitárias. Não há descarga nos banheiros, não tem papel higiênico, nem pia para lavar as mãos.


Estamos agora no Município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a 15 quilômetros da capital. O adolescentede de 16 anos, Douglas Davidson, encontra-se indeciso quanto ao rumo que deve tomar em sua vida. É aluno da Escola Estadual Guadalajara, que frequentava bem menos do que deveria, pois convivia com a “bandidagem” da região. Douglas é pouco envolvido com o ensino, passou a participar de um núcleo de cultura da escola, que milita em defesa do orgulho afro-descendente e de levar cidadania para a comunidade, lá ele atua como percussionista e isso tem sido uma forma de encontrar escape e de se afastar das circunstâncias de criminalidade. O seu maior sonho é seguir uma carreira militar como oficial de alta patente.


Os professores no Conselho de Classe discutem os casos dos alunos com baixo desempenho e se é viável reprová-los ou aprová-los, dentre os quais está o de Douglas. Por fim, decidem aprová-lo na disciplina de História, pois no respectivo ano, diferentemente dos anteriores, pelo menos ele frequentou mais vezes a escola. Os professores receavam reprová-lo e ele ficar desmotivado, abandonando os estudos, ficando ocioso e regredindo ao convívio de pessoas associadas ao tráfico de drogas. O aluno, por sua vez, admite que fora aprovado sem ter aprendido nada de História, mas sente-se feliz com a notícia.


Agora nos transportamos para Itaquaquecetuba, em São Paulo, onde conhecemos a realidade da Escola Estadual Parque Piratininga II. A Escola é um dos poucos centros de sociabilidade da região, que é periferia da periferia. Lá um grupo de alunos se reúnem para elaborarem um fanzine de literatura coordenado pela professora Celsa. Keila gosta de escrever, isso a faz se sentir melhor, diz que precisa sentir-se triste afim de produzir suas poesias, as linhas jorram sua indignação com as injustiças, é como uma catarse.  Ela gostaria que seus versos emocionassem as pessoas quando os lessem. Na escola de Keila, comumente os alunos são dispensados por falta de professores. Segundo a diretora, a justificativa é que o desrespeito em relação aos professores os desmotivam, além do fato das faltas não atrapalharem suas carreiras, pois a lei é permissiva com relação à freqüência dos docentes. A professora Celsa justifica suas faltas por se sentir muito cansada, por ter uma rotina extenuante e estressante, envolve-se com os problemas de seus alunos e muitas vezes se frustra por não conseguir dar o máximo esperado de si em seu trabalho como educadora.


Na capital paulista, em Pinheiros, bairro de classe média, deparamo-nos com uma realidade bem diferente, as dos alunos do Colégio Santa Cruz, onde as pressões são outras. Após um debate em sala sobre a obra de Aluísio de Azevedo. O Cortiço, algumas alunas discutem sobre a relaçãodelas com a “comunidade”, com pessoas de classes menos abastadas. Reconhecem que há uma proteção maior para elas que vivem num “mundo de super-proteção”. As meninas estudam em uma escola particular que visa formar uma elite super-qualificada e preparar seus alunos para passar nas melhores universidades, há assim uma cultura de alta-performance exigida aos jovens que se cobram com a mesma intensidade. Conseguem perceber, então, que seria quase impossível, por exemplo, faltar a uma simples aula de natação para fazer parte de algum trabalho voluntário de ação social.


Na Escola Estadual Levi Carneiro, na periferia de São Paulo, uma adolescente, em anonimato, conta como assassinou à facadas uma colega que estudava na mesma escola. O crime ocorreu no pátio diante dos olhos de outros estudantes. Queria vê-la estirada diante de todos. Segundo a menina, “não dá nada matar sendo de menor”, e não temerosa da punição diz que “três anos passa rápido”. Ela diz que desejava que a vítima morresse, mas que não esperava que isso de fato acontecesse, contudo afirma, “Um dia ia acabar mesmo só adiante”.


A escola, sobretudo pública, enquanto instituição portadora da função de formar cidadãos plenos em suas capacidades remonta à Revolução Francesa, quando a República Jacobina tinha como projeto político dar condições para seu povo de ter condições mínimas para construir um “homem novo”.       

                                                                                       

  Proposta expressa, em 1792, pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa Francesa – e apresentada por Condorcet, sua matéria residia em um plano de organização da instrução pública arquitetado pelos revolucionários como propósito de formar o povo. Pretendiam os revolucionários criar o homem novo, para dar conta de levar adiante a Revolução que se iniciara. Tratava-se – como diziam – de engendrar uma pátria regenerada, capaz de efetivar os princípios de uma sociedade verdadeiramente democrática. Sendo assim, supunha-se ser a escolarização um dos veículos prioritários na construção da nacionalidade.    

                                                                                                               

 A Assembléia Legislativa traçou, portanto, um plano educacional expondo os níveis e métodos de ensino, a organização do ensino, os critérios de seleção dos profissionais da educação, os procedimentos de políticas públicas e de avaliação da rede escolar. Trata-se de um prospecto de modelo para a composição de uma escola nacional, tal como esta se constituiria a partir do século XIX. Trata-se, sobretudo, de uma referência pedagógica da qual somos todos herdeiros; especialmente quando, no coletivo, expressamos a defesa de uma forma de escola ainda pública, universal, única para todos, gratuita e tolerante. De alguma maneira, a compreensão desse modelo de escola, em suas raízes histórico-sociais, oferece ainda uma matriz analítica para pensarmos na possibilidade de defesa também da universidade pública, como coroamento maior da prometida igualdade de oportunidades de acesso.                   

                                                                                                          

 Entretanto o ideal de “liberdade, igualdade e fraternidade” parece não ter sido levado a cabo. O ideal de uma escola crítica e solidária, na maioria dos casos, fracassa frente à ingerência do Estado que deveria suportá-la. Louis Althusser definiu a escola como aparelho ideológico do estado, a qual conduz os indivíduos a aceitarem sua condição social, seja ela qual for. Mas para Pierre Bourdieu, a formaçãeducacional é cara à distinção social dos indivíduos, sendo que quanto maior a possibilidade do acesso aos aparelhos culturais, como uma escolaridade de qualidade e consistente, maior são as chances do indivíduo se tornar um cidadão capaz de colaborar para o desenvolvimento de sua comunidade.              


A educação deve ou deveria ter uma parcela significativa na formação humana, para a formação do novo homem, para que o indivíduo possa crescer e ser autônomo. "Ser para ter", este é o mote republicano, e não o "ter para ser". Uma educação séria, visando o saber e uma formação humanística, o aluno pode se tornar um indivíduo mais capacitado para enfrentaras intempéries independente, eis um dever de toda a sociedade. 

Um ode à arte de educar!!!


Sequencia das partes do documentário Pro dia nascer feliz.


http://www.youtube.com/watch?v=j0RKmt0Llsg

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=bLnFcAHshEk&NR=1

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=H4t3ROgtrCQ&NR=1

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=vpuiqyTbc6k&NR=1

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=EoMlXMEhWYU&NR=1

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=NldFA6fIZK8&NR=1

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=4Na3N2njG8w&NR=1










Mariana Zenaro é graduada e licenciada em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André e bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem Pós-Graduação, MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, pela Fundação Getúlio Vargas. Frequentou os cursos livres de História da Arte na Escola do Museu de Arte de São Paulo (MASP) por dois anos e meio. Trabalhou em Museus, Arquivos e Instituições Culturais. Foi voluntária no Centro de Documentação e Biblioteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Dá cursos e palestras sobre história da arte em fundações, centros culturais. 




0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.