sábado, 13 de abril de 2013

AQUARELAS - A COR DA MEMÓRIA

 


Está em cartaz na Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul, instituição tutelada pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul,  a exposição Aquarelas - Cor da Memória, em que são reunidas 90 obras de mais de 45 artistas integrantes do Núcleo de Aquarelistas da Faculdade Santa Marcelina e da Associação Brasileira de Aquarela e da Arte Sobre Papel (ABA), que comemora 25 anos de existência.



A mostra visa difundir a técnica e a poética da aquarela e  levar ao conhecimento do público a produção dos artistas vinculados a essas instituições. Entre os artistas participantes está Iole Di Natale, professora e fundadora do Núcleo de Aquarelistas da Faculdade Santa Marcelina. 

aquarela é a técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aguarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem. São também utilizados como suporte o papiro, casca de árvore, plástico, couro, tecido, madeira  e tela.


( A Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul se situa à Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255 – Bairro Santa Paula, São Caetano do Sul). Funcionamento das 9h às 17h, de segunda à sexta, e sábado das 9h às 13h.


Bibliografia:

CHILVERS, Ian (Org.). Dicionário Oxford de Arte. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

SCOTT, Marylin. The Watercolor

SMITH, Ray. Manual Prático do Artista. São Paulo: Ambientes e Costumes, 2003.




Mariana Zenaro é graduada e licenciada em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André e bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem Pós-Graduação, MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, pela Fundação Getúlio Vargas. Frequentou os cursos livres de História da Arte na Escola do Museu de Arte de São Paulo (MASP) por quatro anos. Trabalhou em Museus, Arquivos e Instituições Culturais. Foi voluntária no Centro de Documentação e Biblioteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Dá cursos e palestras sobre história da arte em fundações, centros culturais e no Centro de Capacitação para professores da rede pública municipal de São Caetano do Sul (CECAPE- SCS). Atualmente trabalha na Divisão de Pesquisa e Produção da Difusão Cultural da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul.



0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.