segunda-feira, 23 de junho de 2014

GRAVURA - entre grandes mestres, o lúdico e a arte




Entre os grandes mestres encontramos Alberecht Durer (1471-1528), Hercules Segers (1590-1638), Rembrandt van Rijin (1606-1669), Francisco Goya (1746-1828), Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901), Wassily Kandinsky (1866-1944), Marc Chagall (1887-1985), Pablo Picasso (1881-1973), e Andy Warhol (1928-1987). (p.15)   


Alguns artistas brasileiros que utilizam a técnica da gravura, denominada XILOGRAVURA, J. Borges, Samico, Emanoel Araujo, Andréia Las, Manoela Afonso, Ana Carolina... Vamos destacar, entre esses brasileiros, um que produz arte contemporânea e faz sua obra utilizando a técnica da xilogravura - André de Miranda.  




ANDRÉ DE MIRANDA é um gravador carioca, que já morou em outros estados brasileiros, como Mato Grosso e Paraná. Além de produzir sua obra e participar intensamente da vida cultural brasileira, o artista, ministra cursos de gravura pelo País. 
MIRANDA produz a partir de uma matriz de madeira (existe a madeira plana – tábuas, e a madeira de topo, quando o corte do tronco é feito na horizontal, gerando as bolachas da madeira) que permite valorosas texturas. Editando sobre papel jornal ou em outros papéis, para gerar  discussões sobre sustentabilidade e reuso na criação artística. Atento e disciplinado sua produção é intensa e precisa. 


Sua produção pode ser em preto e branco ou colorida com muita beleza. As formas são elaboradas e traduzem seu olhar sobre o urbano e suas construções. Os animais e as figuras femininas também são temas do artista. 


O artista é premiado nacional e internacionalmente, possuí obras em coleções de diversos museus, demonstra percepção aguçada sobre o contexto urbano. Tema constante em suas mais recentes produções, quando utiliza jornais para editar imagens e nas formas resgata, aquilo que a massiva construção urbana vem desconstruindo.


 Integrado aos grupos e interagindo, faz parte do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul, um dos mais ativos e que mantém um bom site para quem quer conhecer mais sobre gravura. Vale acessar, pois dicas e uma relação de artistas gravadores pode ser conhecida. 

Mas onde está o lúdico? 

Quando pergunto as pessoas se elas curtem gravura, algumas, dizem que não; outras, que nunca viram e ainda, tem aquelas que afirmam que adoram. Então, fiquei pensando ... será que essas pessoas sabem o que é uma gravura?


Das recordações de infância vem o carimbo de batata, as estrelas carimbadas nos primeiros cadernos e tarefas escolares; e, ainda, estampas das camisetas preferidas ou  correspondências recebidas, com vários carimbos. Isso você não sabia, carimbos são uma espécie de gravura. 

                            Gravuras para serem elaboradas realizam um processo longo. 

Atualmente, vários professores e até alguns artistas usam a técnica da ¨Isopogravura¨. 
A matriz, construída com riscos, formas, figuras com o palito fazendo as vezes de um lápis, cria um baixo relevo sobre o isopor; depois, essa matriz recebe a tinta, que é passada com um rolo de espuma; finalmente, permite a edição da imagem, que é feita sobre um pedaço de papel  ou tecido. O resultado é a gravura. Esta técnica de reuso, fácil e barata, permite ensinar os princípios da gravura, a qual parte da construção de uma matriz, passa pelo  entintamento e chega a tiragem. Uma gravura.


 “A gravura tem características próprias, que exigem um grande conjunto de meios, uma série de passos intermediários, antes que a imagem seja reconhecida como arte plástica”. (p.19). As etapas de elaboração de uma gravura exigem além de aprimoramento técnico , paciência, esmero e cuidado na hora da tiragem, um tempo de secagem e finalmente a assinatura do artista. Para que  a gravura tenha qualidade o editor deve ter o cuidado de não sujar o papel deixando uma boa margem entre a imagem da gravura e a borda do papel. 

O artista ao assinar a gravura deve utilizar um lápis assinando do lado esquerdo e do lado direito deve colocar em números deve quantificar que cópia é e quantas no total editou. Exemplo : 3 /10 (significa que é a terceira cópia de um total de dez cópias).



Brincadeiras necessárias  para formar público e incentivar colecionadores à  conhecerem e apreciarem uma das mais curiosas artes. – A Gravura.

Bibliografia : catálogo - Seis Séculos da Arte da Gravura, (MON/2007)
As imagens, que você visualiza são algumas das gravuras de Miranda (foram acessadas em junho de 2014, do site do Artista). 





0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.