domingo, 22 de junho de 2014

Futebol e cinema




Depois de algumas colunas “ausentes”, o Drops volta a dar as caras na Contemporartes.
Uma breve explicação: mudei de casa e, em função disso, fiquei quase dois meses aguardando a instalação da internet. Foi uma novela que demorou a se desenrolar, mas a abstinência forçada finalmente acabou.
Na última coluna reproduzi um texto que escrevi, em 2011, sobre violência e futebol. Hoje volto ao tema futebol, aproveitando a Copa do Mundo (que, depois de muitas polêmicas, questionamentos e receios, está acontecendo), para trazer duas dicas de filmes que tratam do esporte e de outros aspectos que o rodeiam.

“Rudo e Cursi” (Rudo y Cursi) é um filme mexicano de 2008 que traz os amigos Diego Luna e Gael García Bernal como dois irmãos que vivem junto com a família na zona rural do México, onde trabalham em uma plantação de bananas e, no pouco tempo livre, jogam futebol no maltratado campo das redondezas, Tato (Gael García Bernal) como atacante e Beto (Diego Luna) como goleiro. Um dia, Tato é “descoberto” por um olheiro e recebe uma proposta para jogar em um time da capital, o que acaba transformando a vida de toda a família, mas não da maneira como eles esperavam.
A história de jovens de famílias pobres que sonham em “resolver a vida” através do futebol não é exclusividade brasileira e se transforma em um enredo divertido e atriste, na mesma medida, nas mãos do roteirista e diretor Carlos Cuarón. Estão lá as “marias-chuteira”, a corrupção no futebol, os “perigos” trazidos pelo dinheiro e pela fama. A realização de um sonho nem sempre traz felicidade duradoura e isso fica bem claro na história dos dois irmãos.


“Linha dePasse” também é um filme de 2008 que fala sobre família e sobre futebol.  O longa foi escrito por Bráulio Mantovani, George Moura, Walter Salles e Daniela Thomas, dirigido pelos dois últimos, e deu o prêmio de melhor atriz a Sandra Corveloni no Festival de Cannes. A história desenrola-se na periferia de São Paulo onde uma mãe e quatro irmãos vivem entre o companheirismo e o desentendimento. O futebol não está no centro da trama, como acontece em “Rudo e Cursi”, mas é pano de fundo e motivador de diversas ações que deixam claro a presença marcante do esporte na vida e nos sonhos de muitos jovens.  




A Copa do Mundo é palco de partidas emocionantes, de demonstrações de orgulho e paixão por parte de torcidas. Os dois filmes ajudam a lembrar que o futebol faz surgir e alimenta sonhos em meninos e meninas de, um dia, também serem protagonistas dessa festa. 


Mônica Bento é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Em seu trabalho de conclusão de curso estudou a função social das salas de cinema e desenvolveu a reportagem multimídia CineMemória. Pertence a equipe de Comunicação da Contemporartes-Revista de Difusão Cultural.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.