domingo, 23 de novembro de 2014

Drops Cultural - 23/11



A editora assistente da Contemporâneos e professora da UFJF Lúcia Joviano é uma das autoras do livro “Questões de gênero – (Re)leituras literárias”, que reúne de textos sobre a presença e o papel das mulheres na literatura produzidos por pesquisadores ligados ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Letras da UFJF.
O livro tem organização de Fernando Albuquerque Miranda e reúne textos de Luís Cláudio Costa Fajardo, Afonso   Celso   Carvalho   Rodrigues, Maria  Cristina  Weitzel  Tavela,  Teresa   Neves e Denise Aparecida do Nascimento , além da Lúcia  Joviano.
O lançamento do livro foi realizado no dia 19 de novembro, no Museu de Artes Murilo Mendes, em Juiz de Fora. A publicação pode ser adquirida em livrarias físicas e lojas virtuais. 


Desde o dia 18 de novembro, a Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul recebe a exposição “Dolores Branco: Diálogos Sensíveis”, que tem curadoria de Mariana Zenaro, antiga colunista da Contemporartes.
A artista plástica Dolores Branco utiliza em seus trabalhos técnicas como pinturas, gravura (com destaque para a xilogravura, xilogravura e calcogravura), desenho, aquarela, escultura e cerâmica. A exposição é uma ótima oportunidade para conhecer melhor o trabalho da artista.
No dia 29 de novembro, Dolores participará de um encontro com o público. As vagas são limitadas. Mais informações pelo e-mail eventos@fpm.org.br ou pelo telefone (11) 4223-4780. A Pinacoteca da cidade está localizada na Avenida Doutor Augusto de Toledo, nº 255, bairro Santa Paula. A exposição fica em cartaz até 31 de janeiro de 2015. 




Aconteceu na última semana, entre os dias 17 e 19, o I Simpósio de Literatura NegraIbero-Americana, na Universidade Federal do Paraná – UFPR. O evento foi uma promoção da Pós-Graduação em Letras da Instituição e contou com a presença de professores e pesquisadores de universidades de todo o Brasil, que discutiram e apresentam seus estudos relacionados à ressignificação e valorização da cultural das matrizes africanas no continente latino-americano.
O Simpósio foi encerrado no dia 20, com atividades culturais e artísticas que celebraram o Dia da Consciência Negra. 


A “Revista História & Luta de Classes” está com chamada aberta para publicação de trabalhos na edição de número 20, a ser lançada em setembro do próximo ano. O dossiê “Exploração e Opressões” abordará temas como racismo, sexismo, trabalho escravo nos séculos XX e XXI, entre outros assuntos relacionados. Os artigos e resenhas podem ser enviados até 31 de março.
Mais informações sobre a revista e o dossiê com chamada aberta podem ser obtidas no site da "História & Luta deClasses". 


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.