quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Halloween à Japonesa


Antes de começar, gostaria de dizer que não sou adepto a Cosplay (“Costume play”) e nem curto Halloween, MAS aqui no Japão, eu fiquei surpreso pela maneira como muitos japoneses “celebram” essa data importada do Tio Sam, por isso resolvi escrever algumas linhas sobre a maneira nipônica sui generis de celebrá-la.
O Dia das Bruxas (“All Hallow’s Eve”) tem sua origem anglo-saxã, consistindo em um ritual pagão que foi cristianizado pela igreja católica durante a Idade Média na forma do Dia de Finados (2 de novembro). No caso japonês, a celebração dos mortos ocorre durante o Obon, celebração de origem budista que ocorre na segunda semana de agosto. Tanto para os brasileiros como para os japoneses, o Halloween não tem nenhuma ligação direta com a lembrança dos ancestrais mortos.
Como é sabido, o Japão não tem raízes cristãs, apesar das tentativas de missionários portugueses e espanhóis em introduzir o cristianismo no arquipélago e converter os japoneses, fato que ocorreu entre meados do século XVI e o início do século XVII. Atualmente o número de cristãos (católicos e protestantes) no Japão não chega a 1% da população. Por isso podemos imaginar que celebrações cristãs como o Natal e Páscoa sejam diferentes do Brasil, certo? Mais ou menos... Sem o caráter religioso dessas celebrações e a tradição de se reunir com a família, o elemento que aproxima brasileiros e japoneses é o comércio. Certamente os japoneses são mais consumistas nestas datas, que na realidade são ótimos motivos para se consumir sempre um pouquinho mais por aqui, já que o mercado interno é o principal eixo da economia nipônica. Praticamente em meados do mês de setembro, as lojas de departamento, pequenas padarias,  lanchonetes como McDonald’s e Burger King, enfim, grande parte dos estabelecimentos comerciais já estão com decorações e cardápios temáticos de Halloween. Alguns de péssimo gosto... Assim que a data passa, já se inicia em novembro as decorações para o Natal, neste sentido não muito diferente do Brasil, né?

No ano passado e neste ano saí com amigos à noite pelas  ruas de Osaka para dar uma espiada no clima de Halloween. A diferença entre o ano passado e este, foi que em 2013 fomos a uma casa noturna, onde o pessoal ia fantasiado para beber e curtir o Halloween, ficamos por lá até uma três da manhã. Este ano foi mais “light”, apenas perambulamos pelas ruas de Amerika-mura, bairro dos jovens descolados e de “gringos”. Nestes dois anos, o que mais chamou a atenção do meu “olhar estrangeiro” foi a quantidade de pessoas fantasiadas, na maioria jovens entre 18-25 anos e, é claro, suas fantasias!Além disso, vi crianças com os pais fantasiados se divertindo,  garotas com fantasias minúsculas em uma temperatura de 18 graus (!!), rapazes bêbados (poucos) flertando e até uma galera - leia-se “gringos” – fumando maconha, mas nenhuma briga, nenhuma confusão, nada. Apenas a galera curtindo o momento e é claro tirando muitas fotos. As fantasias, algumas bem simples, outras super-elaboradas em conjunto com maquiagens de primeira,  dão o tom alegre, colorido e singular da celebração. Na verdade, o Halloween só “pegou” no Japão a partir de meados da década de 1980 e cresceu graças a disseminação do Cosplay (jap. コスプレ, Kosupure) em terras nipônicas. Um parênteses: o Cosplay , hoje tão comum no mundo é uma criação norte-americana e não japonesa como alguns acreditam. Acho que melhor do que esta minha breve introdução, são as imagens do Halloween à Japonesa. As fotos abaixo foram tiradas em 2013 em uma casa noturna e em 2014 nas ruas de Amerika mura. Tirem suas próprias conclusões...

Preparando-se para o Halloween (2013)


Clube noturno em Umeda, Osaka (2013)

Clube noturno em Umeda, Osaka (2013)

Clube noturno em Umeda, Osaka (2013)

Nas ruas de Amerika mura, Osaka (2014)

Nas ruas de Amerika mura, Osaka (2014)


Nas ruas de Amerika mura, Osaka (2014)

Nas ruas de Amerika mura, Osaka (2014)

E aí? Igual ao Halloween brasileiro??


Todas imagens publicadas na coluna possuem direitos autorais Copyright ©2014AkitiDezem








Rogerio Akiti Dezem é professor visitante de língua portuguesa e cultura brasileira da Universidade de Osaka, no Japão. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), é autor de Matizes do Amarelo - A gênese dos discursos sobre os orientais no Brasil (Humanitas, 2005) entre outros livros. Além da História sua grande paixão é a Fotografia (http://akitidezemphotowalker.zenfolio.com/).




0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.