terça-feira, 7 de abril de 2015

Livro: Neblina Sobre Trilhos






O grupo de pesquisa e extensão Neblina Sobre Trilhos dá sequência para a finalização da quarta fase do projeto: produção de livro e divulgação da pesquisa em forma de livro científico, intitulado: 

CAUSOS, CONTOS E CLIQUES DA VILA FERROVIÁRIA DE PARANAPIACABA 

Nele, procura-se refletir sobre a história da ciência com enfoque na técnica, nas relações de trabalho e no patrimônio cultural existentes na Vila da Paranapiacaba, uma vila ferroviária tombada pelo IPHAN como patrimônio industrial e construída no século XIX.  Tais questões são analisadas tendo como fontes primárias as entrevistas de ferroviários destacando aspectos de suas relações de trabalho bem como as técnicas para construção e manutenção da ferrovia. 

Na próxima quinta-feira (09/04/2015) nos reuniremos para entrega à editora que fará a editoração e revisão do material produzido por várias mentes e mãos. O livro terá três capítulos, o primeiro é composto por artigos de algumas pessoas envolvidas no processo do documentário, o segundo por fotografias e o terceiro por narrativas orais das pessoas colaboradoras. 

As narrativas orais têm grande potencial para promover uma rememoração que traz a tona aspectos não convencionais da história da ciência relacionada à história da ferrovia e do transporte no Brasil, como por exemplo, o sentimento de solidariedade que até hoje se estabelece entre os ferroviários e os causos relacionados ao seu cotidiano. A oralidade e a memória encontram expressões na História da ciência, da técnica e do trabalho criando espaços para expressar vivências esquecidas pela história oficial e pelo chamado “progresso”.

Fotografia: Soraia O. Costa, 2010.


Com base na metodologia da História Oral, gravamos entrevistas e fizemos transcrições, textualizações, transcrições e verificações destas narrativas. 

Parte do material foi utilizado para a confecção do documentário: Transformação sensível, Neblina Sobre Trilhos:




Depois de lançar o documentário e divulgá-lo, escolhemos algumas das entrevistas para a composição do livro que será impresso.

Para outras informações leia a matéria: Neblina Sobre Trilhos: Causos, contos e cliques na Vila ferroviária de Paranapiacaba. 

Lutamos para que em breve tenhamos notícias sobre seu lançamento e finalizaremos a quarta etapa idealizada pelo grupo Neblina Sobre Trilhos!

Até mais,


Soraia Oliveira Costa, mestranda em História da Ciência pela UFABC e graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Professora de Sociologia Educação Básica no Estado de São Paulo. Trabalha com audiovisual e oralidades desde meados de 2007. Produtora do documentário "Transformação sensível, neblina sobre trilhos", que trata da história vila de Paranapiacaba, feito com incentivo do MEC/SESu, UFABC e Centro Universitário Santo André.

2 comentários:

Ana Dietrich disse...

Vc. é mais do merecedora. Feliz por estar nessa parceria há 5 anos.

7 de abril de 2015 às 17:48
Soraia O Costa disse...

Ana, satisfação em ter pessoas parceiras como você!

Obrigada.

8 de abril de 2015 às 15:03

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.