terça-feira, 28 de julho de 2015

25º aniversário da Orquestra dos Violeiros de Mauá




A Orquestra dos Violeiros de Mauá formada em agosto de 1990 com 30 músicos que gostavam de se reunir para fazer um som. No ano seguinte era composta por mais de 100 integrantes com violões, acordeons, berrantes, contra-baixos, etc. Atualmente conta com mais de 400 músicos, fizeram mais de 1000 apresentações em diversas cidades.

Tombada em 2009 como bem imaterial pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá (Condephaat Ma), neste mês a orquestra completa 25 anos (!) e há uma programação para comemorar esta trajetória artística. É possível consultar sua agenda e ter acesso à outras curiosidades no endereço eletrônico: www.violeirosdemaua.com.br.

No Museu Barão de Mauá, localizado na Av. Dr Getúlio Vargas, 276, Vila Guarani, tem a exposição em homenagem ao grupo e fica aberta para visitação até dia 8 de agosto, de segunda à sexta-feira das 9h às 16j e aos sábados das 10h às 16h. 


Os shows de comemoração de seu 25º aniversário serão nos dias 02.08; 03.08 e 07/08:



O músico Eneas Alvez de Souza, presidente da entidade, é carismático e paciente, ministra oficinas gratuitas de acordeon na Av. Bandeirantes, 611. Vila Bocaína - Mauá-SP. As inscrições são, geralmente, no começo do ano letivo, por volta de fevereiro. 



Confira alguns vídeos da Orquestra:









Se gosta de música brasileira, vale a pena prestigiar a Orquestra. Recomendo!


Soraia Oliveira Costa, mestranda em História da Ciência pela UFABC e graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Professora de Sociologia na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos no Estado de São Paulo. Trabalha com audiovisual e oralidades desde meados de 2007. Produtora do documentário "Transformação sensível, neblina sobre trilhos", que trata da história vila de Paranapiacaba, feito com incentivo do MEC/SESu, UFABC e FSA. Nas horas vagas estuda acordeon com orientações do solista Eneas.


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.