sábado, 15 de agosto de 2015

Lançamento Interestadual Revista Contemporâneos e Revista Contemporartes


No XXVIII Simpósio Nacional de História, Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios, evento, que ocorre a cada dois anos, o qual constitui-se na principal reunião da área e sua diversificada programação atrai professores de todos os níveis de ensino, pesquisadores em diferentes estágios da carreira, profissionais e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação, que ocorreu de 27 a 31 de Julho na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovido pela Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil, aconteceu o lançamento interestadual das revistas ContemporARTES e Contemporâneos com a participação da editora chefe Ana Maria Dietrich.


Também aconteceu o lançamento do livro Batuclagem e a Magia das Histórias, resultado do projeto Batuclagem: Teatro, Percussão e Contação de Histórias que tem como principal objetivo a realização de oficinas ambientais para o público infantil (crianças de 6 a 13 anos) por meio da metodologia da Arte-Educação. O livro é uma coletânea com seis histórias elaboradas pelos arte-educadores, contando com a organização de Simone Pedersen e Ana Maria Dietrich.

O projeto, ainda em vigor, pretende, por meio da contação de histórias, elaboração de instrumentos recicláveis, jogos didáticos e brincadeiras, promover uma sensibilização das futuras gerações sobre os problemas ambientais de nosso planeta, estimulando, de forma lúdica, que tal público desenvolva reflexões e mudanças de postura sobre suas práticas cotidianas como separação do lixo, uso racional da água e energia e diminuição do consumo, ajudando assim a formar cidadãos conscientes desde a tenra idade.

Para mais informações, acesse: http://projetobatuclagem.blogspot.com.br/



Você pode conferir mais detalhes do que aconteceu no Simpósio no site:
http://snh2015.anpuh.org/site/capa 


Veja também nossa dica cultural.

Fundação Pró-Memória celebra aniversário de São Caetano e 60 anos do hino do município com mostra virtual

Para celebrar os 138 anos de São Caetano do Sul e os 60 anos da instituição do Hino Oficial de São Caetano do Sul (dia 23 de agosto), a Fundação Pró-Memória promove a exposição virtual Símbolos e monumentos: representações emblemáticas de São Caetano, a partir de hoje (3/8) no site da instituição (www.fpm.org.br).


O objetivo é apresentar símbolos da cidade, muitas vezes desconhecidos pela própria população, como brasão, bandeira e hino. São signos que personalizam o município, idealizados para cultivar tradições e costumes e valorizar o sentimento cívico. A exposição também traz monumentos relacionados à história de São Caetano, que se encontram espalhados pelos bairros. Neles estão registrados datas e acontecimentos marcantes, que resgatam aspectos importantes de nosso passado.

Com esta mostra, a Pró-Memória também pretende difundir os símbolos de São Caetano para o maior número de pessoas e incentivar a preservação e valorização dos monumentos municipais, essenciais para que se conte a história do município, suas conquistas e personagens. A mostra ficará em destaque no site até o próximo dia 31. Mais informações pelo telefone 4223-4780.



Ana Clara Carneiro é estudante de pesquisa do Memorial Plínio Zornoff/ Laboratório Memória dos Paladares e estudante de graduação do Bacharelado de Ciência e Humanidades/ UFABC. Tem interesse na área das Ciências Sociais e Estudos Étnicos.



1 comentários:

Anônimo disse...

Legal o texto, mas me interessei mesmo por essa tal de Ana Clara! Muito linda!

25 de agosto de 2015 às 18:17

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.