terça-feira, 8 de setembro de 2015

MEU CORAÇÃO DE POLACO VOLTOU...


Uma mosca pouse no mapa
e me pouse em Narájow,
a aldeia donde veio
o pai do me pai,
o que veio fazer a América,
o que vai fazer o contrário,
a Polônia na memória,
o Atlântico na frente,
o Vístula na veia

Que sabe a mosca da ferida
que a distância faz na carne viva,
quando um navio sai do porto
jogando a última partida?

Onde andou esse mapa
que só agora estende a palma
para receber essa mosca,
que nele cai, matemática?
                                                                   (Paulo Leminski, "Distraidos Venceremos", 1987)


A Casa da Cultura Polônia Brasil, em conjunto com a família Leminski, estreou em Curitiba o projeto “Meu coração de polaco voltou”, iniciado no dia 24 de agosto e que vai se estender até o dia 04 de outubro de 2015. Este projeto é um passeio pelas origens e influências polonesas na obra de Paulo Leminski, com curadoria das filhas Aurea e Estrela Leminski, em celebração e homenagem ao artista que, neste ano, completaria 71 anos.



Entre as ações comemorativas está o lançamento da edição brasileira do livro de poemas traduzidos (bilíngue) “Meu coração de polaco voltou/ Powróciło moje polskie serce”, que reúne cerca de 60 poesias de Leminski, com uma tiragem exclusiva de 1.000 exemplares. A seleção e tradução são de Piotr Kilanowski, pesquisador e professor do curso de Letras-Polonês da UFPR radicado no Brasil há mais de 25 anos. O livro contém também com algumas traduções de autoria de Konrad Szcześniak, professor da Universidade da Silésia.



A primeira edição foi lançada na Polônia, no final de 2014, em uma iniciativa dos pesquisadores da Universidade da Silésia e UFPR com financiamento do Ministério dos Assuntos Exteriores da Polônia. O prefácio do livro é assinado pelo também professor de Letras –Polonês da UFPR e doutor em literatura polonesa pela Universidade Iaguiellônica (Cracóvia), Marcelo de Paiva Souza, que ministrará uma palestra sobre a obra do autor paranaense, no dia 24 de agosto, aniversário de nascimento de Paulo Leminski.



Além do livro e da palestra, a família de Paulo Leminski organizou uma exposição inédita, intitulada “Meu coração de polaco voltou”, que estará aberta ao público a partir de 2 de setembro na Casa da Cultura Polônia Brasil. A mostra é composta por painéis com reprodução de textos, fac-símiles, fotos do acervo particular, livros e documentos originais de Leminski e tem a comunicação visual assinada por Maria Baptista.




Na sequência, no dia 23 de setembro, acontecerá no Barsóvia – anexo a Casa da Cultura Polônia Brasil - o “Sarau poético: Polaco Loco Paca”, uma noite de leituras poéticas com a filha do autor, Aurea Leminski e convidados e com participação aberta a todos que quiserem homenagear Paulo Leminski.
A Casa da Cultura Polônia Brasil foi criada em 2012 com a missão de promover e fortalecer ações culturais e de intercâmbio entre Brasil e Polônia, além de oportunizar a valorização de artistas descendentes de poloneses. A diretoria é composta por pesquisadores, empresários e artistas que voluntariamente se dedicam no desenvolvimento das atividades.




A obra de Paulo Leminski é marcada pelas referências à cultura polonesa, e o projeto “Meu coração de polaco voltou” garante a difusão da obra do artista, das tradições polonesas, e reforça a importância do legado do autor e sua relação orgânica com a comunidade brasileira.




Programação:

*24/08 às 19h30: Palestra com o professor e doutor em literatura polonesa da UFPR, Marcelo de Paiva Souza, sobre a Polônia na obra de Paulo Leminski. O público estimado é de 60 pessoas.

*01/09 às 20h: Lançamento do livro bilíngue “Meu coração de polaco voltou/ Powróciło moje polskie serce“ (traduções de Piotr Kilanowski e de Konrad Szcześniak.)

*De 02/09 a 04/10: Exposição “Meu coração de polaco voltou”, com material inédito e curadoria das filhas de Leminski. Terça a domingo das 10h às 17h.

*23/09 a partir das 19h30: Sarau poético – “Polaco Loco Paca”, uma noite com leituras poéticas com Aurea Leminski e convidados.

Serviço:
Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil, Rua Ébano Pereira, 502, Centro – Curitiba (PR)
Quando: de 24 de agosto a 04 de outubro de 2015


Abaixo, algumas fotos do lançamento do livro e abertura da exposição “Meu coração de polaco voltou”:









Fotos: Roberto Dziura Jr.




Izabel Liviski é Professora e Fotógrafa. Doutora em Sociologia pela UFPR, escreve a coluna INCONTROS desde 2009 e é também co-editora da Revista ContemporArtes.

7 comentários:

Anônimo disse...

Izabel,
Muito boa matéria e fotos bonitas. Adorei! Meus parabéns. Vamos botar o link na pagina do Consulado.
Abraços
Marek Makowski
Konsul Generalny

9 de setembro de 2015 às 13:39
Francisco Cezar de Luca Pucci disse...

O inesquecível Leminski. Parabéns por nos trazer notícias desse evento.

9 de setembro de 2015 às 16:04
Vanisse Simone disse...

Leminski, sempre maravilhoso, deve ser sempre lembrado, nosso polaco querido! Parabéns pela matéria!

9 de setembro de 2015 às 17:08
everly giller disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
everly giller disse...

Parabéns Izabel, muito boa a matéria!
Abraço
EGiller

11 de setembro de 2015 às 20:57
Anônimo disse...

Prezada Izabel:

Parabéns, excelente!
Bardzo dobrze.
Abraços,
Ivens Fontoura

27 de novembro de 2015 às 01:17
Unknown disse...

Sempre tive interesse em aprender Polonês, adoro a cultura e a língua. Por isso estou fazendo aulas de polonês pelo skype: https://preply.com/pt/polonesa-por-skype
Faz uma grande diferença ter professores nativos ensinado o idioma!

29 de junho de 2016 às 13:55

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.