quarta-feira, 16 de março de 2016

Mercados de Pulgas





      Devagar o frio vai-se embora e além do grasnar dos corvos, também ouvimos mais os cantos dos pássaro. Nos galhos das árvores percebemos o inchaço de brotos e, logo, logo começa a "histeria da natureza": a primavera. Junto com o amenizar do frio, um bom programa para domingo são  os mercados de pulgas, para compra algo de que precisamos num precinho mais em conta, para uma boa oportunidade de negócio ou para uma compra espontânea, uma lembrança diferente da cidade.

      Os mercados berlinenses já não oferecerem os tais "tesouros esquecidos nos guardados dos avós", o que vemos são peças já garimpadas pelos próprios vendedores e preparadas para o comércio turístico.  Outra mudança em relação à tradição é a presença de artistas e artesão vendendo seus trabalhos, além dos comerciantes de antigüidades e objetos usados e as eventuais pessoas, que precisaram esvaziar o seu porão.

      Segundo consta, o primeiro mercado aconteceu em Paris, numa praça perto da catedral Nôtre Dame, onde roupas, louças e e outros artigos jogados fora pelas famílias ricas eram vendidos em segunda mão para as pessoas menos abastadas. Banidos em princípio dos centros, com o passar do tempo passaram a fazer parte da paisagem de muitas cidades europeias.

Mercado na Ilha dos Museus, ao lado do Museu Bode.

      Em Berlim, a ida ao mercado de pulga é quase um must. O mais antigo de todos os mercados e o mais turísticos é o da avenida 17 de junho, fundado em 1973. Além dos "usados" e dos "pequenos tesouros" a partir de 1988 o mercado também passou a oferecer obras de arte e artesanato. Só no centro turístico, na Ilha dos Museus, existem dois.  Acontecem sempre no final de semana e são um passeio imperdível num belo dia de sol. Quase um museu de objetos do cotidiano a céu aberto. Claro, em todos os mercados podemos comer também o "lanchinho" preferido do berlinense, a linguiça com curry.

      Por toda a cidade existem vários deles, com as mais variadas ofertas e público. O último e mais in é o mercado do Mauer Park. Através do mercado, o parque virou um grande atrativo para turistas e moradoras da cidade. Todo domingo de verão acontece lá uma verdadeira festa de rua, com músicos tocando pelo parque e pessoas fazendo pic-nic e churrasco no gramado.

A maior parte das barracas são de comerciantes profissionais. Mauer Par, Berlim


      Mas, há poucos dias, tomei conhecimento de um novo mercado, onde as pessoas não vão vender as coisas das quais não precisam mais, mas sim dar. Sim, a "mercadoria" é colocada a disposição do público, e é só ir lá e levar. Este ainda não fui visitar, será meu primeiro passeio assim que voltar das férias.




Daqui, são as fotos e ainda tem mais para ver:
http://www.alamy.com/stock-photo/flea-market-berlin.html
http://peterstravel.de/flohmarkt-mauerpark-berlin/
http://www.berlinertroedelmarkt.com/impressionen.html
http://www.berlin.de/special/shopping/flohmaerkte/1998194-1724959-antik-und-buchmarkt-am-bodemuseum.html

Ana Valéria mora a quase duas décadas em Berlim, onde estudou História Medieval e Estudos Latino Americanos. Hoje trabalha como tradutora.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.