quarta-feira, 13 de abril de 2016

A Granel, o velho de roupa nova.





      Original Unverpackt (original não embalado), fica no bairro de Kreuzberg, em Berlim, e é a primeira vendinha alternativa da Alemanha, que oferece a possibilidade de fugir da insana produção de lixo causada pelas embalagens. Quem separa o lixo percebe.. Além disso oferece a possibilidade de você mesmo definir a quantidade do que compra, evitando desperdício. Como numa pequena venda à moda antiga, ali encontra-se um pouco de tudo de comida a material de limpeza.

A loja, com so azulejos antigos. Foto Ellen Paschiller

      A loja está funcionando desde meados de 2014 e vai bem, obrigada. Ha tempos li uma reportagem saída aí no Brasil sobre o projeto, então resolvi ir lá dar uma olhada. Fui com uma curiosidade um tanto nostálgica, já que ainda me lembro de comprar a granel feijão, farinha e café (é o que me vem na cabeça agora) nos supermercados. Lembro muito bem também da venda do seu Isidro, com direito a fumo de rolo e carne seca. Mas aí já o conceito era outro...

     A vendinha - antigamente um açougue - é um charme, na parte da frente dela os azulejos antigos estão conservados. Ali ficam as frutas e também pães e o caixa. Mais para o fundo estão o resto dos produtos, tudo acomodado em grandes recipientes. O comprador chega com seus próprios "potinhos" ou pode comprar na loja. Primeiro passo é pesar o seu potinho e colar nele uma etiqueta com o peso, depois é só se servir e pagar. Macarrão, café, arroz, sabão em pó, detergente, shampoo e muito mais. Quase tudo a granel, com exceção de alguns enlatados e vidros.

     Confesso que a loja pouco se parece com as minhas lembranças românticas dos enormes sacos de estopa e da mistura dos muitos cheiros no ambiente.  Lá dentro é tudo moderno, tudo bem fechado em recipientes próprios, alguns desenvolvidos para a função. Você abre uma espécie de torneira para encher seu pontinho de arroz, ou café, ou macarrão, tudo bem fechado e protegido do mundo lá fora. Afinal a ideia é velha, mas o mundo é moderno e os padrões de higiene agora são outros, bem diferentes dos da época do seu Isidro, por exemplo.

Diminuir a lixo e acabar com o desperdício de alimentos, duas das proposta do projeto. Foto Markus Altmann.


      A loja, os funcionários e o projeto me lembraram as cooperativas da década de 80, que iniciaram a venda de produtos ecológicos aqui na Alemanha. Hoje já têm redes de mercados oferecendo os produtos, mas há não muito tempo as lojas também eram pequenas e para comprar nelas a pessoa tinha de participar da cooperativa. No caso, Original Unverpackt é aberta, qualquer um pode comprar.

    O que eu mais gostei da visita foi ver o retorno à moda antiga de comprar e também de o projeto mostrar na prática o quanto as embalagem são supérfluas e acenar para uma possível revolução no consumo, para o bem da nossa saúde e da do planeta. 

Aqui a página da vendinha na web e no face:

Fotos:


Ana Valéria mora a quase duas décadas em Berlim, onde estudou História Medieval e Estudos Latino Americanos. Hoje trabalha como tradutora.
      

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.