sábado, 18 de junho de 2016

Dia da Imigração Japonesa no Brasil - Mostra Virtual Irashaimase



No final da década de 1920, já com razoável número de indústrias, que precisavam de mão de obra, São Caetano tornava-se bastante atrativa aos imigrantes, neste caso, os japoneses. No ano de 1926, há registros da chegada da família Toyoda às terras que hoje compõem o município. Para o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, celebrado em 18 de junho, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promove a mostra virtual Irashaimase – Imigração japonesa em São Caetano do Sul, que pode ser acessada no site da instituição (www.fpm.org.br).



Família Toyoda, a pioneira de origem nipônica estabelecida em São Caetano. Senjiro e Shizue Toyoda com os filhos, Keigo e Sumie, a primeira nissei nascida na cidade. Foto de 15 de agosto de 1927 (Acervo/Família Toyoda).


Atualmente, na cidade, a comunidade japonesa organiza-se em algumas associações como a Associação Nipo Brasileira São Caetano do Sul (Bunka SCS), que tem sede no Centro Recreativo Esportivo Santa Paula (antigo Clube Recreativo Esportivo Gonzaga Nipo-Brasileiro), a Associação Okinawa de São Caetano do Sul, sediada na Alameda Conde de Porto Alegre, no Bairro Santa Maria, e a Associação Karaokê São Caetano do Sul, também localizada na Alameda Conde de Porto Alegre.



Família Nakano. O casal Toshiko Nakano e Gilberto Nakano aparece com os filhos Afonso Yoshinobu Nakano e Elza Kazue Nakano Ohira. Foto tirada na residência da Rua Santa Catarina, n° 226, em dezembro de 1961 (Acervo/Gilberto Nakano).

Além de imagens históricas do acervo do Centro de Documentação Histórica, a exposição também apresenta flagrantes de atividades e eventos da Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul, fundada há mais de 60 anos.




Uma das edições do Undokai, gincana poliesportiva que tem o objetivo de integrar gerações e incentivar as crianças a brincarem ao ar livre. Ao final de cada atividade da gincana, são distribuídos brindes. A Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul retomou esse evento após o centenário de imigração japonesa, celebrado em 2008. A edição deste ano (que será a nona) foi realizada no Centro Esportivo Recreativo - Tamoyo (até então, o evento ocorria na ABREVB - Associação Beneficente Recreativa Esportiva Vila Barcelona), em 29 de maio (Acervo/Flávio Nakaoka). 


A mostra ficará em destaque no site até o dia 30/06. Depois desse prazo, poderá ser acessada no mesmo link, mas clicando-se em Exposições Virtuais. 


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.