sexta-feira, 16 de setembro de 2016

UNIBRASIL APRESENTA: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "OLHARES E VOZES DO CÁRCERE"

  
"Nos encontramos em uma unidade penal, cumprindo pena por diversos delitos, mas não é por isso que podemos dizer que neste lugar há bandidas e pessoas que só fazem o mal. Espero que eu consiga mostrar os diversos sentimentos que os olhares prisioneiros transparecem" (Nicoly¹ - “Olhos são Janelas da Alma", 2015) 

                                                                                                                          
No próximo dia 20 do mês de setembro, o UniBrasil Centro Universitário abrirá a recém-inaugurada “Sala Leituras do Brasil” para a Exposição "Olhares e Vozes do Cárcere". A exposição apresenta registros fotográficos realizados por um grupo de detentas do maior presídio do Paraná.


"Aonde os sonhos se perdem"

A mostra é resultado do trabalho realizado na Oficina de Fotografia ministrada em 2015 para detentas na PCEF (Presídio Central Estadual Feminino) em Piraquara, pelos professores Izabel Liviski e Cadu Silvério, como parte das atividades de extensão do Departamento de Educação da Universidade Federal do Paraná, coordenada pela professora Sonia Haracemiv (Projeto UFPR Unindo Talentos).

"O movimento dos cabelos sob as câmeras"

As detentas, ao final do curso, escolheram seus próprios temas e desenvolveram porfólios com textos explicativos sobre o processo de criação,  partes dos quais são mostrados na exposição, em versão reduzida, com 30 fotografias.


"Luz e Sombra"

Os Portfólios desenvolvidos por elas têm os seguintes títulos: "O Poder de Deus na Natureza", "Expressões através das Tatuagens", "Bocas", "Detalhes do meu Cotidiano", "Aonde os Sonhos se perdem", "Portraits, o que os olhos não veem por detrás das Grades", "Vivian Maier, uma Releitura", "Movimentos dos Cabelos sob as Lentes", "Luz e Sombra", "Olhos são Janelas da Alma".

"Bocas"

O objetivo principal do trabalho foi dar visibilidade e protagonismo aos olhares das detentas, que registraram seu cotidiano e o espaço prisional através de suas visões de mundo. A exposição realizada em formato itinerante, percorrerá as 23 unidades prisionais do estado do Paraná, além de já ter recebido convites para ser exposta fora do país.


"Portraits, o que os olhos não veem por detrás das grades"

Por deferência especial da UFPR, a exposição será exibida no UniBrasil no período de 20 a 29 de setembro, período em que a professora doutora Izabel Liviski ministrará, em diferentes horários, algumas palestras destinadas aos estudantes e professores do UniBrasil interessados no tema, em questões de gênero,  funcionamento do sistema prisional paranaense, e usos da fotografia para o processo de ressocialização e remição de pena.


(1) Nicoly é o pseudônimo de uma das internas, e o texto faz parte de seu Portfólio.

Fotos: Todas (acima) que ilustram a matéria, fazem parte do acervo fotográfico resultante da oficina e foram realizadas pelas detentas  participantes do projeto de extensão.

Ministrantes da Oficina de Fotografia: Izabel Liviski e Cadu Silvério
Coordenação: Profa. Sonia Haracemiv (Depto. de Educação - UFPR)

Texto: Assessoria de Comunicação do UniBrasil Centro Universitário.






Serviço:
Exposição:"Olhares e Vozes do Cárcere"
Local: Sala Leituras do Brasil (em frente ao Bloco 07).
Período:  20 a 29 de setembro.
UniBrasil Centro Universitário
R. Konrad Adenauer, 442
(41) 3361-4200
Curitiba-Paraná.



                                            ***










2 comentários:

Francisco Cezar de Luca Pucci disse...

Izabel, como sempre, envolvida com arte e com inserção social. Trabalho magnífico. Parabéns pela iniciativa que, com certeza, despertou naquele terreno árido da prisão réstias de sol que vivificaram muitas almas.

16 de setembro de 2016 às 11:03
Vida na presença da , cura de Lázaro, disse...

Oi querida Bel!
Que bom que vou poder ver a exposição...parabens...sempre....se esstiveres por lá me avise.....te ligo...grande abraço

20 de setembro de 2016 às 20:07

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.