sábado, 5 de novembro de 2011

Conferências Setoriais de Cultura.



Fonte:FUNCEB.

Depois de realizadas as etapas municipais, nas cidades baianas, e territoriais, nos 26 Territórios de Identidade do estado, é chegada a hora de debater a Cultura da Bahia sob um olhar setorial. No dia 5 de novembro (sábado), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (Federação – Salvador), a partir das 8 horas, as Conferências Setoriais de Cultura focam nas linguagens artísticas – Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro – e nas áreas de Livro e Leitura, Bibliotecas, Arquivos, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Cultural, Estudiosos e Pesquisadores da Cultura, Serviços Criativos e Cultura Digital. O evento é aberto ao público e intenciona mobilizar uma expressiva participação da sociedade, representada por seus artistas e profissionais da Cultura, para um diálogo construtivo em parceria com o poder público.








As Conferências Setoriais são etapas que compõem a IV Conferência Estadual de Cultura (cujo encontro final acontece entre 30 de novembro e 3 de dezembro, em Vitória da Conquista) e se justificam pela necessidade da contribuição da sociedade civil na discussão das políticas públicas para os diversos setores da Cultura. Com a qualificação deste debate, busca-se reunir os subsídios para instruir as ações governamentais em consonância com as demandas das classes e, assim, estabelecer propostas efetivas para a construção do Plano Estadual de Cultura.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) cuja missão é criar e implementar políticas e programas para as artes, será responsável pela instrução dos debates a respeito das linguagens artísticas. Para tanto, os coordenadores que respondem pelas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, bem como a diretoria geral e assessores técnicos da Fundação, se farão presentes.

Cada coordenador de linguagem integrará os grupos com os representantes de suas áreas para esta importante consulta, que vai resultar no registro de propostas de projetos estaduais para cada setor. Uma das ferramentas a serem utilizadas é a análise das propostas provenientes das Conferências Setoriais de 2009 (disponíveis para consulta em www.fundacaocultural.ba.gov.br/conferenciassetoriais2011). As questões prioritárias que sejam consideradas elementares e estruturantes para o desenvolvimento da Cultura baiana, beneficiando não apenas os profissionais da área, mas também todos os cidadãos do estado, vão ser apresentadas à composição de um Plano Estadual que oriente políticas de longo prazo, dando à gestão cultural da Bahia as consolidações que a sociedade solicita.

Após este encontro, ainda serão realizadas as Conferências Setoriais de Culturas Indígenas (6/11 e 7/11, no Centro de Cultura de Porto Seguro), Culturas Populares (8/11 e 9/11, na Casa do Samba, em Santo Amaro), Cultura Cigana (10/11, na Cidade do Saber, em Camaçari) e Culturas Afrobrasileiras (16/11, na Biblioteca Central, em Salvador). Além disso, a Conferência Setorial de Museus já foi realizada, em 21/9, no Teatro de Ilhéus.

Mobilização prévia – Desde agosto passado, a FUNCEB vem realizando ações que, na prática de diálogo e transparência, objetivaram mobilizar a sociedade civil para as Conferências Setoriais 2011. Com o projeto FUNCEB ITINERANTE, os dirigentes da Fundação visitaram os seis macroterritórios de identidade baianos, representados pelas cidades de Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Barreiras, Vitória da Conquista e Ilhéus, promovendo Encontros Setoriais para discutir as políticas públicas para as artes. Foram 12 dias de viagem, entre 24 de agosto e 4 de setembro, com eventos que atraíram, no total, cerca de 330 pessoas, inclusive cidadãos do entorno das cidades visitadas. Depois disso, foram feitos Encontros Setoriais na capital, conduzidos pela coordenação de cada linguagem artística, para fortalecer a articulação e orientar o posicionamento da Fundação Cultural nas Conferências.

Conferências Setoriais de Cultura – Linguagens Artísticas
Artes Visuais | Audiovisual | Circo | Dança | Literatura | Música | Teatro
Quando: 5 de novembro (sábado), a partir das 8 horas
Onde: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Rua Caetano Moura, 121 – Federação
Aberta à participação pública | Entrada gratuita

Informações:
www.fundacaocultural.ba.gov.br/conferenciassetoriais2011
www.culturabahia.com
www.cultura.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.