quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Documentário, Neblina sobre trilhos e Foto&Grafia.




Estamos na fase final do documentário, depois de quase três anos em pesquisa de campo, na produção do vídeos, horas gravações e reflexões sobre a vila ferroviária, ou melhor, a vila turística Paranapiacaba.

Pensamos nos depoimentos e nas transcrições das cenas já editadas. Buscamos as imagens para serem encaixadas, selecionamos as melhores e testamos.  Foram inúmeros aprendizados neste projeto e apesar das dificuldades encontradas com a falta de experiência na área, fomos atras do conhecimento em audiovisual, fotografia, pedagogia, acervos e historia regional… Consolidamos o apoio de alguns colaboradores para viabilizar o uso das imagens de arquivos, citações foram indicadas, outras selecionadas em pesquisas de diversos acervos. 

Neste momento, temos que parar e pensar em todos que de alguma forma nos apoiaram, lembrar dos momentos vividos no Alto da Serra, produzindo o Neblina Sobre Trilhos; definir os créditos, a arte que comporá o encarte, qual tamanho e tipo de fonte, qual fundo sonoro usar... inúmeras e minuciosos detalhes. Inclusive, amanhã iremos analisar todo o vídeo em projeção, com caixas externas, para depois debater as cenas selecionadas entre os presentes na reunião.



Estamos com planos e escrevemos para um edital afim de publicar livro em 2012, composto com fotos e textos. Foram anos de trabalho, vivência na Vila, pesquisa, que fica difícil de abandonar. Uma amiga me disse "que paciência" (!), mas, os aprendizados obtidos nestes últimos anos e as conquistas materializadas são satisfatória. Apesar de que sempre queremos mais e desejamos estar melhor, claro. No entanto, agradeço as oportunidades de desenvolver parte do meu trabalho e habilidades, motivando a sair de um escritório para me tornar uma educadora, que filma, edita, fotografa, participa, aprende...

No dia 10/11/2011, iremos expor os banners do projeto e os professores da FSA irão mencionar sobre também num evento científico interdisciplinar, o Simpósio de Pesquisa do Grande ABC, em suma,  "Serão realizadas apresentações das agências de fomento, abordando as oportunidades de cooperação entre as instituições de ensino e destas com o setor produtivo. Serão também realizadas apresentações das instituições de ensino, demonstrando ao setor produtivo da região e aos pesquisadores, o potencial de cooperação nas diversas áreas do conhecimento abrangidas no Simpósio. Além destas apresentações orais, também ser realizada a seleção de resumos submetidos para apresentação na forma de pôster, permitindo a interação pesquisador-pesquisador nos diversos temas de pesquisa." (Fonte e outras informações em: http://www.metodista.br/spgabc/simposio-de-pesquisa-do-grande-abc/apresentacao)


E participaremos do I Seminário Nacional LEPCON, que ocorrerá na UFJF a  programação está disponível em: http://lepcon.blogspot.com/p/sessoes-tematicas.html


Mapa com a localização do evento.


***


Em relação a oficina Foto&Grafia projeto aprovado pelo CENPEC, "O Programa Jovens Urbanos é responsável pela formação de jovens de 16 até 20 anos que habitam as metrópoles. Sua metodologia formativa tem como objetivo promover o desenvolvimento de sensibilidades e o envolvimento reflexivo dos jovens com os territórios da cidade, oferecendo oportunidades para que conheçam e explorem espaços onde estão concentradas práticas juvenis, artísticas, tecnológicas, relativas ao mundo do trabalho, das políticas, das ciências, de promoção da saúde, de lazer e de esportes." /.../ esta que trabalhei com os assessores Melina Resende e Moises Patrício em Heliopólis, três linguagens: a fotografia, a arte urbana e a história oral. Árduo trabalho de criar uma dinâmica que cative e motive os jovens a pesquisar algo do seu cotidiano, sensibilizar seu olhar e se sentir sujeito da história na favela - ou melhor, na comunidade - e no mundo afora em pouco tempo. Os produtos elaborados foram além da idéia inicial de Folhetim, fizemos um fanzine com vários materiais produzidos pelos alunos, como por exemplo, fotos feitas por eles, a imagem do Che Guevara, o graffiti produzido, desenhos coletivos, entre outros.


Fanzine. Produção: Melina Resende.
www.facebook.com/foto8grafia
                     


No dia 11/11, faremos uma exposição com as fotos e projetaremos os filmes elaborados com o material coletado, este que em maioria, foi produzido pelos jovens. Abaixo o convite, lembro a todos que o evento é público, ou seja, todos interessados em conhecer mais sobre o projeto Foto&Grafia, a entidade UNAS e o Programa Jovens Urbanos, serão bem vindos!





    Foi possível postar um dos vídeos elaborados na internet, caso queiram assistir:

   



Soraia Oliveira Costa, graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Trabalha com fotografia, audiovisual e oralidades desde meados de 2007, quando começou a analisar o cenário urbano, a natureza, o trabalho, as transformações sensíveis, os transportes, o comportamento, a cultura, a arte... Atualmente é documentarista do projeto "Transformação sensível, neblina sobre trilhos", documentário aprovado pelo MEC/SESu.

2 comentários:

melina disse...

Parabéns!
Que ótimo finalizar projetos com muita relevância social
Muito bom trabalhar contigo Soraia!

Todos convidados para Semana Expressão Jovens Urbanos no dia 11/11 sexta-feira, 13hrs no Polo Cultural Heliópolis - Estrada das Lágrimas, nº 2385
Melina

9 de novembro de 2011 às 13:38
discutindo educação e história disse...

Feliz por vc realizando um trabalho tão belo, parabens!

10 de novembro de 2011 às 07:53

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.