terça-feira, 3 de abril de 2012

Estréia do documentário no auditório da FSA dia 10/04



As exibições do documentário começam oficialmente a partir de Abril de 2012 e alguns da equipe de produção acompanhará em 50 instituições, com intuito de sanar dúvidas e fomentar diálogo sobre a produção. 

O lançamento oficial será na Fundação Santo André, no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras (FAFIL) - instituição educacional que nasceu o grupo com a idéia de documentar este importante recorte da história nacional: o trabalho, a cultura e a Vila de Paranapiacaba. E no dia 30/05 será lançado na UFABC, instituição que em parceria, abraçou a idéia e contribui com boa parte da infra estrutura desta obra audiovisual. 


Equipe entrevista Raphael Martinelli
(Soraia, Profa. Dra. Ana Maria Dietrich, Profa. Dra. Terezinha Ferrari e Marina Rosmaninho)
Foto: Demócrito Nitão Jr.
Outras exibições estão em processo de negociação. Nosso principal contato são as instituições de ensino e entidades de preservação localizadas no entorno da ferrovia que liga Santos a Jundiaí. E, claro, a Vila de Paranapiacaba que estamos afim de fazer um evento que traga pessoas interessadas no projeto e, principalmente, que tenham ligação com a história da Vila.


A neblina, o relógio e os trilhos, 2011.
Foto: Soraia O. Costa
Quem ainda não conhece sobre o projeto, copio abaixo a Matéria no Diário Regional, publicada no dia 02/04/2012:

Minha cidade  Acontecendo  Santo André  Fundação lança documentário sobre Paranapiacaba dia 10


"A Fundação Santo André, juntamente com a Universidade Federal do ABC, lançam oficialmente no próximo dia 10 de abril, o documentário “A transformação sensível: neblina sobre os trilhos”. O filme faz parte das comemorações de 50 anos da Fundação e resgata a implantação e desenvolvimento da São Paulo Railway, a primeira via férrea construída no estado de São Paulo, por meio de depoimentos de antigos trabalhadores, moradores e pessoas que têm ligação direta com ela. O documentário será exibido nas escolas públicas do ABC e no Festival de Inverno de Paranapiacaba.

O filme mostra a trajetória de luta dos ferroviários desde a construção da ferrovia, passando por todo o século XX colocando em contraste com a situação atual desta importante categoria profissional.
O documentário foi filmado em 2010 e 2011 e seu instrumental são os depoimentos de ferroviários que não trabalham mais na área, mas vivenciam a vila ferroviária - como empreendedores e artesãos.
Serviço - A exibição do filme será no próximo dia 10, no auditório da FAFIL em dois horários: pela manhã às 11h30 e à noite às 18h30. A Fundação Santo André fica na avenida Príncipe de Gales, 821, Santo André."
Para divulgar mais o lançamento nas Redes Sociais, criamos um evento no Fabebook:https://www.facebook.com/events/336737379718298/

Outras informações sobre o projeto podem ser lidas nas matérias periodicamente publicadas na Coluna Neblina Sobre Trilhos da Revista Contemporartes ou na nossa página no Facebook Neblina Sobre Trilhos.



Equipe entrevista Thomas Côrrea
(André Manzoni Lima, Profa. Dra. Andrea Paula dos Santos, Marina Rosmaninho, Soraia e Paulo Akio)
Foto: Demócrito Nitão Jr.



Vida longa ao Neblina, "vamos que vamos, sem descarrilhar".

Agradeço a todos que colabora e/ou colaborou para que o projeto tenha mais um ano de vida!

Soraia Oliveira Costa, graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Professora de sociologia na Secretária de Educação Estadual, trabalha também com fotografia, audiovisual e oralidades desde meados de 2007, quando começou a analisar o cenário urbano, a natureza, o trabalho, os transportes, o comportamento, a cultura, a arte... 






2 comentários:

melina disse...

Que gratidão participar com pequenas colaborações num trabalho que envolve história + comunicação + sensibilidade artística + local incrível ♥ Paranapiacaba
Parabéns para todos aqueles que de alguma forma faz acontecer... e agora com a difusão!
que venha a ação no público.

4 de abril de 2012 às 15:15
Soraia O Costa disse...

Seja muito bem vinda, Melina.

E neste ano, contamos muito com você para as imagens do nosso livro.


Muito obrigada!

4 de abril de 2012 às 21:51

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.