sábado, 12 de dezembro de 2015

"MEMÓRIAS DE LUZ: HISTÓRIAS DE POLONESES JUSTOS"...



Casa da Cultura Polônia Brasil, com sede na capital paranaense, e o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba realizará no domingo dia 13/12 o pré-lançamento do livro “Memórias de Luz: Histórias de Poloneses Justos”, publicação patrocinada pelo Ministério das Relações Exteriores da República da Polônia e pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba. Esta realização também contou com o apoio da UFPR – Universidade Federal do Paraná (Curso de Letras-Polonês) Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (DEPAC).





A obra foi concebida a partir da história de alguns poloneses, Justos Entre as Nações, apresentando ao leitor a história de vida de Jan Karski, Irena Sendler, Władysław Bartoszewski, Jan e Antonina Żabińscy, bem como suas ações para salvar os judeus perseguidos durante o nazismo. Histórias essas acompanhadas de um texto produzido a partir de conversas com uma das pessoas que foram salvas, Bieta Ficowska, além de poemas de Jerzy Ficowski, um ensaio de Marek Bieńczyk e curtos biogramas de outros Justos que completam a obra.

O livro é organizado por Piotr Kilanowski, professor de língua e literatura polonesas da UFPR, que assina os textos que apresentam Jan Karski e Bieta Ficowska. Alicja Goczyła Ferreira, também professora de língua e literatura polonesas da UFPR, é autora dos textos que relatam as histórias de Irena Sendler e de Jan e Antonina Żabińscy, já Aleksandra Pluta, jornalista e escritora, narra a história de Władysław Bartoszewski. O livro conta ainda com textos breves de Carlos Reiss, coordenador do Museu do Holocausto de Curitiba, de Aleksandra Piasecka-Till e de Marcin Raiman, professores de língua polonesa da UFPR.

Casa da Cultura Polônia Brasil
R. Ébano Pereira, 502-Curitiba, Pr.
Fone: (41) 3088-0708
poloniabrasil.org.br
contato@poloniabrasil.com.br


                                                  ***

LEPCON- Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade-UFABC - Em Parceria com UFV/ UFJF/ UFBA/UFF e UFPR.

CONTEMPORARTES
 - Revista Semanal de Difusão Cultural
Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade - UFABC

2 comentários:

Francisco Cezar de Luca Pucci disse...

Uma iniciativa cultural importante, pois exemplifica o que há de melhor na humanidade.

12 de dezembro de 2015 10:42
Ephran Brown disse...

A Polônia é um país com história e cultura muito ricas. Sou fascinado pelo idioma polonês e estou fazendo aulas por skype justamente para poder ter acesso a todo esse material que dificilmente recebe tradução ou reconhecimento por aqui.
Quanto às aulas, deixo o link para quem tiver interesse https://preply.com/pt/polonesa-por-skype

29 de abril de 2016 03:25

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.