sábado, 14 de maio de 2016

Aniversário da Constituição Polonesa - Casa da Cultura Polônia Brasil


A Casa da Cultura Polônia Brasil recebeu no dia 2 de Maio o evento do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba em comemoração ao aniversário da Constituição Polonesa de 3 de maio de 1791, a primeira Constituição da República da Polônia, uma data nacional comemorativa na qual o Sr. Marek Makowisk, Cônsul Geral da Polônia em Curitiba e a Sra. Schirlei M. Freder, presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil receberam na sede da instituição artistas, escritores e o público presente para que juntos celebrassem importante efeméride para cultura polonesa no mundo.

Sr. Marek Makowski e Sra Schirlei Mari Freder fazem a abertura oficial do evento – Fotos: CCPB)

Ao longo do evento os presentes puderam prestigiar a abertura da exposição “Natureza brasileira – olhares e inspirações” inédita no Brasil que traz obras de Dulce Osinski, Everly Giller, Heliana Grudzien, Marcia Szeliga, Mari Inês Piekas, Schirlei  Mari Freder e fica aberta ao público para visitação até  3 de julho de 2016.


(Gerson Cesar de Souza autor de “O Imortal Coronel Bodziak” – Foto: CCPB)

Na noite do mesmo dia aconteceu ainda o lançamento do livro “O Imortal Coronel Bodziak” de Gerson Cesar Souza de São Mateus do Sul/PR que emocionado falou ao público presente sobre sua pesquisa e paixão pela cultura polonesa e do livro “Caminhos de Chopin” de Tiago Halewicz, ocasião em que o autor de Porto Alegre/RS autografou exemplares para os presentes.


(Tiago Halewicz autor de “Caminhos de Chopin” – Foto: CCPB)
Durante a noite, os presentes puderam desfrutar de muita arte e cultura, aquecidos pela boa vodka polonesa e brindados pela apresentação do Coral Karolinka de São Mateus do Sul/PR com hinos e canções polonesas.

(Coral Karolinka de São Mateus do Sul/PR – Foto: CCPB)

A Constituição Polonesa de 3 de maio de 1791 é considerada a primeira constituição nacional moderna codificada da Europa assim como a segunda mais antiga no mundo, e essa data nacional comemorativa é celebrada por poloneses e seus descendentes no mundo todo.

Casa da Cultura Polônia Brasil
E-mail: contato@poloniabrasil.org.br
Para maiores informações: http://poloniabrasil.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.