quarta-feira, 8 de junho de 2016

Olhe pra baixo pra ver





Andando pelas ruas de Berlim, não deixem de olhar para o chão. Além de lindas tampas de bueiros, (abaixo uns links sobre e fotos), chama a atenção um pequeno quadrado dourado.

"Aqui morou Erna Cohn. Nascida em 1893. Deportada em 1943. Assassinada em Auschwitz."

Encrustados na calçada, em frente a alguns prédios, estão pequenos paralelepípedos de latão,  neles eler informações como as de cima sobre seus antigos moradores. Sempre iniciando com "Aqui morou", as Stolpersteine (pedras de tropeço) são um monumento em memória as milhares de tragédias pessoais.




 As pedras são um projeto do escultor Gunter Demnig em homenagem às pessoas perseguidas entre 1933 e 1945 pela ditadura nazista: judeus, ciganos, homossexuais, ativistas políticos, testemunhas e Jeová e vítimas de Eutanásia dos programas de Higiene Racial do partido.

A primeira pedra foi colocada em 1997, hoje são mais de 6.000 em Berlim e cerca de 50.000 espalhadas por outras cidades alemães e europeias. Qualquer um pode se patrocinador de uma pedra e o projeto não tem um fim previsto.



No início um pouco controverso, afinal, "o chão não é lugar para isso!" Hoje as pedras já fazem parte da cidade. Mais e mais pessoas encontram nela a forma de lembrarem e marcarem para sempre um passado difícil do país.




Stolpersteine:
http://www.stolpersteine-berlin.de/en
http://www.sue-arns.de/newsletter/nl201101.html


Ainda, sobre bueiros:
http://pt.depositphotos.com/34342483/stock-photo-sewer-manhole-cover-in-berlin.html
http://vaconferir.com.br/arte-em-tampas-de-bueiros-de-rua/



Ana Valéria mora a quase duas décadas em Berlim, onde estudou História Medieval e Estudos Latino Americanos. Hoje trabalha como tradutora.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.