sábado, 2 de julho de 2016

Exposição sobre centros esportivos


O crescimento da cidade de São Caetano do Sul foi acompanhado de demandas e desafios para seguidos governos nos mais variados setores. A necessidade de espaços para práticas esportivas, entretenimento e bem-estar da população acabou por mudar o cotidiano da cidade. Vieram os clubes sociais e esportivos, a população se integrou ainda mais e a prática de esportes se intensificou. Para retratar o cenário esportivo local, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul abre a exposição São Caetano: uma cidade com vocação para o esporte, na próxima terça-feira (5/7), às 10h, no Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes (Av. Fernando Simonsen, n° 566 – Bairro São José).



Festival de Atletismo promovido no Centro Esportivo e Recreativo (CER) Vila São José, atual sede do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Foto de 1999 (Acervo/Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul)

 Além de apresentar a estrutura esportiva municipal, a mostra também tem o objetivo de deixar a população no clima das Olimpíadas Rio-2016. A proposta é registrar a história dos centros esportivos e poliesportivos locais e mostrar ao público a importância e o crescimento dessa estrutura no município. A exposição promove uma campanha de apoio e incentivo aos atletas e ginastas que encontraram no município o suporte necessário para treinar e representar a cidade.

Além de belas imagens dos centros e dos atletas, a mostra retrata como as iniciativas abordadas provocaram mudanças comportamentais na cultura de esportes de São Caetano e, mais uma vez, provaram o quanto a população é voltada para o esporte. Assim, de acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, mais de 11 mil pessoas desenvolvem atividades variadas, como vôlei, futebol, basquete, ginástica, pilates e entre outras.  Um pódio, nos mesmos moldes dos utilizados nas competições esportivas, será instalado no local para que o público possa tirar fotos e publicar nas redes sociais com a hashtag #SaoCaetanonasOlimpiadas.




O campo da Associação Beneficente, Recreativa e Esportiva de Vila Barcelona (ABREVB) foi palco de treinamento para futuros campeões do futebol, a exemplo de Juninho Paulista e Lucas Rodrigues Moura da Silva. Foto da década de 1970 (Acervo/Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul) 


A exposição São Caetano: uma cidade com vocação para o esporte ficará em cartaz até 25 de setembro, de terça-feira a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 16h. 


1 comentários:

POESIAS SENSUAIS E CONTOS disse...

Gostei do texto histórico aqui postado. Parabéns. Uma bela e feliz semana.

4 de julho de 2016 às 08:52

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.